Beber refrigerante zero está associado a vários problemas de saúde, como: Risco de câncer: o adoçante aspartame, comumente encontrado na bebida, está sendo avaliado pela OMS como potencialmente cancerígeno. Doenças cardiovasculares, como Acidente Vascular Cerebral (AVC)
O consumo de refrigerantes adoçados artificialmente, conhecidos como zero, diet ou light, pode aumentar o risco de a pessoa ter um tipo de arritmia cardíaca, chamada de "fibrilação atrial", segundo um estudo publicado na revista científica "Circulation: Arrhythmia and Electrophysiology", na terça-feira (5).
Quem tá fazendo dieta pode beber refrigerante zero?
Isso quer dizer que o refrigerante zero está liberado? Não! De acordo com especialistas, o ideal para a saúde é consumir alimentos menos processados possíveis. Alguns até afirmam que uma dieta saudável já exclui por si só o consumo de adoçantes artificiais.
O refrigerante orgânico e a água com gás saborizada são um meio mais saudável para os amantes de refrigerantes. Sobretudo, essas novidades suprem os desejos do cliente que busca qualidade e ser mais sadio em um mesmo item.
Refrigerante zero | pode tomar ou atrapalha a saúde?
Quantas latas de Coca Zero posso tomar por dia?
Os limites seguros atuais são fixados em 40 mg por kg de peso corporal por dia. Um adulto de 70kg, por exemplo, precisaria consumir 14 latas de um refrigerante diet ou zero que contém 200mg de aspartame para exceder esse limite.
Para matar a vontade de beber refrigerante, a profissional recomenda consumir água com gás e limão ou um pouco de suco de uva ou maçã integral sem açúcar.
A especialista explica que o refrigerante zero costuma conter adoçantes artificiais em sua composição, o que pode aumentar a glicemia e, consequentemente, a insulina e comprometer o metabolismo do paciente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera seguro o consumo diário de até 40 ml de aspartame por quilo de peso corporal, mas a sua moderação é essencial. O consumo exagerado de qualquer refrigerante, mesmo os sem açúcar, é prejudicial à saúde.
“Os refrigerantes 'zero' utilizam adoçantes artificiais para oferecer o sabor doce. Em função disso, eles podem apresentar diferenças sutis no sabor, na composição de ingredientes e geralmente possuem menos calorias do que os tradicionais”, enumera.
“Tanto o refrigerante zero quanto o excesso do consumo de suco de frutas tem impactos negativos à saúde. O refrigerante possui ácido fosfórico e cafeína, que impedem a absorção de alguns nutrientes como o cálcio, que a longo prazo pode afetar a saúde bucal e óssea podendo causar osteoporose.
Posso tomar todo dia? Como dito acima, não é uma boa ideia para a sua saúde tomar refrigerante zero todos os dias. Ele é um produto industrializado que contém muitos aditivos químicos, corantes, adoçantes artificiais e sódio. Quanto menos você tomar, melhor!
Um novo nome – Coca‑Cola Zero Açúcar – para comunicar mais claramente que a bebida não contém açúcar. Um novo visual: uma embalagem nova que reflete a nossa estratégia global de marca única e que inclui na versão sem açúcar o apelo icónico da marca Coca‑Cola e do disco vermelho.
Nesse sentido, o refrigerante zero ou diet não entra como alternativa saudável para o dia a dia. No entanto, como essas bebidas possuem nenhuma ou quase nenhuma caloria, do ponto de vista estético e de emagrecimento, elas realmente são uma melhor opção do que o refrigerante comum, sempre sem exageros.
Mito: Embora os refrigerantes zero sejam geralmente considerados uma opção mais saudável em comparação com os refrigerantes tradicionais devido à redução de açúcar, eles não são isentos de preocupações em relação à saúde. Eles contêm adoçantes artificiais que podem ter efeitos negativos em algumas pessoas.
O que é mais prejudicial refrigerante ou suco em pó?
Qualquer tipo de refrigerante pode potencializar o risco do desenvolvimento de diabetes – quando falamos em excessos. E também de acordo com os médicos, suco (néctar) de caixinha é uma escolha menos prejudicial ao organismo do que qualquer refrigerante. Mesmo que tenhamos as observações sobre açúcar e conservantes.
Embora o refrigerante dietético não contenha açúcar de verdade, ele também faz parte da lista do que um atleta não deve comer. Estudos mostraram que produtos artificialmente adoçados não ajudam na perda de peso e contêm ingredientes que não são bons para o corpo.
Claro que a moderação é essencial, e com isso, o refrigerante traz mais prejuízos do que a cerveja. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que o consumo moderado de álcool (o equivalente a uma latinha por dia para mulheres e duas para homens) não leva a riscos à saúde.