O consenso geral dos gramáticos diz que ambas as formas são corretas, embora «faz que» seja a preferível. Agora, se houver o sentido de fingir, o correto é apenas a sem: «ele fez que acreditava e não acreditou.»
Também dizemos que algo faz sentido quando entendemos o porquê dos acontecimentos ou a intenção das pessoas. Esta compreensão nos faria dizer: “Isso faz sentido, tem lógica”.
Faz sentido pra você? é um chamado ao autoconhecimento, um estímulo ao desenvolvimento de nossos potenciais, um convite ao florescimento e um incentivo ao protagonismo consciente, a partir daquilo que somos e não do que desejam que sejamos.
«ter sentido»: «não ser descabido; ser aceitável, concebível» (idem). Acrescente-se que a expressão «não faz sentido» ocorre muitas vezes no discurso argumentativo, embora como simples bordão que acaba por não ter nenhuma força argumentativa (ver Textos Relacionados).
Gostaria de saber se é correcto, ou se é preferível utilizar apenas «faz sentido...» ou «tem sentido...». Obrigado. O consulente segue a norma ortográfica de 45. A expressão «faz todo o sentido» é correta.
Qual o significado da palavra se faz sentir faz sentido?
que basta sentir para acharmos a resposta correta, estamos dizendo. que basta deixar as nossas emoções na dianteira. da nossa vida, que tudo vai dar certo como se fosse nossa bússola. Acontece que nem tudo na vida é tão intuitivo, assim, colocar as emoções na dianteira pode.
Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”. No entanto, o verbo “fazer” é invariável ou impessoal quando indica: Tempo decorrido: Faz duas horas que estou esperando a pizza. Temperatura: Faz quarenta graus agora em Sampa.
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Não encontrámos registos de usos normativos da expressão «Faz-me sentido», usada como equivalente a «ter significado (para mim)», «ser compreensível (para mim)» ou «ser lógico (para mim)». A expressão a que se recorre comummente para expressar este valor é «Faz sentido» (cf. Dicionário Houaiss).
O sentido da vida nos proporciona uma vida mais plena: ela ativa nossas emoções, fortalece nossa autoestima, nos dá segurança, assim valorizamos mais o que fazemos, nos ajudando em nossa percepção de si. Sabendo quem nós somos, conseguimos olhar para outros e nos facilita o construir relacionamentos mais profundos.
No entanto, existe a expressão «por mim», que conjuga «no meu caso» com «quanto a mim» no contexto de uma tomada de decisão: «Vai então ao cinema, que eu, por mim, fico em casa»; «por mim, não me importo».
Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é dizer ou escrever a frase "para mim fazer". A frase está errada, pois neste caso a expressão assumiu a função de sujeito e vem seguida de um verbo no infinitivo.