Neste sábado, a sensação térmica em Guaratiba, na Zona Oeste, chegou a 60,1 graus, às 10h20, o maior valor registrado desde 2014, quando o Sistema Alerta Rio começou a fazer a medição. O recorde anterior também foi registrado em Guaratiba, em novembro de 2023, quando a sensação térmica chegou aos 59,7 graus.
Qual foi o dia que deu 60 graus no Rio de Janeiro?
A cidade do Rio de Janeiro registrou, neste sábado (16), sensação térmica recorde de 60,1ºC. Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca, o registro foi feito na Estação Meteorológica de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense, às 10h20.
O Rio de Janeiro bateu o recorde de sensação térmica no fim de semana em Guaratiba. No domingo (17), foi registrado 62,3ºC de sensação térmica. Até então, o recorde tinha sido registrado no sábado (16), com sensação de 60,1ºC.
Qual foi a temperatura mais quente no Rio de Janeiro?
Como é possível sensação térmica tão alta? A sensação térmica de 62,3ºC foi a maior já registrada desde 2014, quando o Sistema Alerta Rio começou a fazer medições. A sensação térmica é um índice de calor calculado a partir dos dados de temperatura e umidade relativa do ar.
Qual a temperatura máxima que o Rio de Janeiro já atingiu?
Recorde histórico no Rio: sensação térmica atinge 60,1ºC, marcando um alerta vermelho. Descubra medidas preventivas e áreas afetadas. O Rio de Janeiro alcançou um marco histórico neste sábado, 16 de março de 2024, registrando a maior sensação térmica já medida na cidade.
Rio de Janeiro tem sensação térmica de 60 graus | Jornal da Band
É verdade que o Rio de Janeiro chegou a 60 graus?
Neste sábado, a sensação térmica em Guaratiba, na Zona Oeste, chegou a 60,1 graus, às 10h20, o maior valor registrado desde 2014, quando o Sistema Alerta Rio começou a fazer a medição.
Em Guaratiba, na zona oeste, a sensação chegou a 50,6 graus por volta das 10h40. Nessa hora, a estação de meteorologia do bairro marcava 41,4°C. Dia após dia, o bairro tem registrado sensações térmicas extremas, incluindo o recorde de 58,5°C na última terça-feira.
O recorde de calor de hoje é o maior desde que o Alerta Rio começou a fazer as medições de temperatura na cidade. O órgão informa que as duas outras maiores sensações térmicas deste ano foram 58,3°C, em 17 de fevereiro, e 58°C, em 4 de fevereiro.
Qual a maior temperatura registrada no Rio de Janeiro em 2024?
Máxima de 2024 foi registrada ao meio-dia na Vila Militar, na Zona Oeste da cidade. A partir de quinta, chegada de frente fria deve trazer chuva e amenizar a temperatura. A cidade do Rio de Janeiro registrou a temperatura de 39,9°C na Vila Militar, na Zona Oeste, às 13h desta quarta-feira (2).
Tanto o Copernicus quanto a Organização Mundial de Meteorologia haviam alertado que 2024 deveria seguir a tendência de aquecimento e até superar 2023, o ano mais quente já registrado. Por trás de tanto calor está uma combinação de El Niño com mudanças climáticas, disseram os cientistas do Copernicus.
O município do Rio bateu novo recorde de sensação térmica. O Sistema Alerta Rio registrou 62,3ºC na estação de Guaratiba, na zona oeste da cidade, às 9h55.
Qual a maior sensação térmica registrada no mundo?
Isso pode levar ao desconforto, à exaustão por calor e a outros riscos à saúde em condições de temperaturas extremas. "O maior índice de calor [sensação térmica] já registrado na Terra, de 178°F (81°C), ocorreu em Darã, em 8 de julho de 2003", acrescentou McCarthy.
O Sistema Alerta Rio, da prefeitura do Rio de Janeiro, registrou recorde de sensação térmica neste sábado (16), com 60,1°C na estação de medição de Guaratiba, na zona oeste da cidade. O recorde anterior, de 59,7ºC, havia sido registrado em novembro de 2023.
Qual a temperatura mais alta que já chegou no Rio de Janeiro?
A cidade de Niterói despontou com a temperatura mais alta registrada em todo o país, com 38,8 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Qual a temperatura mais alta registrada no Brasil?
Segundo o Instituto, o novo recorde histórico de calor superou a marca de 44°C registrado em 30 de outubro de 2020, quando o Brasil viveu uma das ondas de calor mais intensas já registradas no país. O primeiro registro de temperaturas acima de 42ºC foi em 2010 com 42,3ºC.
Nos últimos 12 meses, a temperatura média foi 1,64°C mais quente do que na era pré-industrial. O ano de 2023 terminou com registro de 1,48°C e 2024, marcado por ondas de calor, secas ou inundações extremas, tem grandes probabilidades de se tornar no primeiro ano civil a ultrapassar o limiar.
Bastou apenas um dia em meio à forte onda de calor que atinge parte do Brasil para a cidade do Rio de Janeiro atingir um novo recorde de sensação térmica. Segundo o Sistema Alerta Rio, foram registrados impressionantes 62,3ºC de sensação térmica na estação de Guaratiba, às 9h55 deste domingo (17).
O Rio de Janeiro bateu neste sábado (16) o recorde de maior sensação térmica já medida pelo sistema Alerta Rio, da prefeitura da capital fluminense. Segundo o órgão, a estação de Guaratiba, na zona oeste, registrou sensação térmica de 60,1ºC às 10h20 de hoje.
O Rio de Janeiro amanheceu sob forte calor nesta segunda-feira (13) e registrou sensação térmica de 52,7° C, às 8h, em Guaratiba, bairro da zona oeste da cidade. A temperatura mais elevada do munício também foi no local, 36,4º C, às 8h30. Os dados foram divulgados pelo Alerta Rio, da prefeitura da cidade.
A cidade do Rio de Janeiro registrou, neste sábado (18), 59,7ºC de sensação térmica às 8h10, na estação de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense. O número é o maior da série histórica do sistema Alerta Rio, que iniciou as medições em 2014. A informação é do Centro de Operações Rio, da prefeitura da cidade.
Turfan, China: esta área fica a noroeste da província chinêsa de Xinjiang e já viu temperaturas acima de 50°C. Kebili, Tunísia: esta cidade tunisiana já registrou 55º C.