Foi descoberta vida em Marte.?
Micróbios marcianos. Até o momento, mesmo depois de décadas de missões não tripuladas para o planeta vermelho, não existem evidências sólidas ou diretas da vida em Marte.É possível encontrar vida em Marte?
Ainda não é possível responder à questão sobre se existe vida em Marte, mas o que a Nasa já descobriu nos ajuda a entender melhor a origem e a evolução da vida e pode um dia ser um guia para a sobrevivência. Publicado em 17 de maio de 2023 às 07h28.O que foi achado em Marte recentemente?
Cientistas descobriram pela primeira vez um reservatório de água líquida em Marte, nas profundezas da crosta rochosa mais externa do planeta. As descobertas vêm de uma nova análise de dados da sonda Insight, da Nasa, que pousou no planeta vermelho em 2018.Foi achado água em Marte?
A superfície marciana é fria e desolada hoje, mas já foi quente e úmida. Isso mudou há mais de 3 bilhões de anos. O estudo sugere que grande parte da água que estava na superfície marciana não escapou para o espaço, mas foi filtrada para a crosta.E SE descobrirmos VIDA em MARTE?
Tem oxigênio em Marte?
A fina atmosfera marciana é composta por 96% de dióxido de carbono, o que não ajuda muito os humanos que respiram oxigênio. Também é muito mais variável do que a atmosfera da Terra. “A densidade do ar pode variar por um fator de dois ao longo do ano, e a temperatura pode variar em 37,7ºC”, disse Hoffman.É possível morar em Marte?
A última previsão de sobrevivência humana em Marte não é tão otimista: um estudo mostrou que humanos só conseguiriam viver no planeta vermelho por até quatro anos. O motivo? Os níveis altos de radiação torna qualquer extensão deste prazo improvável.O que a Nasa viu em Marte?
Em março de 2023, a agência espacial norte-americana divulgou a imagem de uma outra formação "atípica" na superfície marciana: dunas de areia quase que perfeitamente circulares. A foto foi capturada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) em novembro de 2022 e surpreendeu os cientistas pela sua aparência especial.Porque a Nasa parou de estudar o oceano?
"É muito mais difícil trabalhar nas profundezas oceânicas porque as condições são um grande desafio para a tecnologia." Ela ressalta que, nas missões espaciais, as comunicações são extremamente limitadas.O que a Nasa achou no oceano?
Os cientistas estavam convencidos de que os organismos do leito oceânico sobreviviam com matéria orgânica morta — carcaças de animais, fezes e a queda constante de outros detritos orgânicos, ou "neve marinha", flutuando de cima para baixo.Qual outro planeta existe vida?
Em 24 de janeiro de 2023, a Nasa divulgou a descoberta sobre dois exoplanetas que, embora estejam a 16 anos-luz de distância da Terra, são um parâmetro próximo em escalas astronômicas. São os planetas GJ 1002 B e C, que são tão maciços quanto a Terra e orbitam uma estrela anã vermelha dentro de sua zona habitável.Como seria se tivesse vida em Marte?
Seca e repleta de radiação, a superfície marciana tornaria difícil a sobrevivência até dos micróbios terrestres mais resistentes por mais do que um breve instante. Há milhares de milhões de anos, porém, o planeta era mais quente e tinha mais água.Tem bactérias em Marte?
O planeta vermelho pode ter abrigado uma abundância de micróbios. Novos estudos sugerem que é possível que alguns micróbios resistentes tenham conseguido sobreviver no subsolo em um estado congelado.Porque o homem não foi a Marte?
"O homem não foi a Marte até agora por um simples motivo: porque não quis", disse o astronauta à reportagem da Folha. "Há 40 anos, as prioridades estabelecidas pelo governo americano foram missões na órbita da terra. Se tivéssemos como objetivo colocar o homem em Marte, já estaríamos lá", garantiu.Quando Marte era habitável?
Embora Marte tenha hoje uma superfície árida e empoeirada, há cerca de 3 bilhões de anos provavelmente era um planeta frio e úmido, que poderia, inclusive, ter abrigado um oceano, segundo um novo estudo que usou simulações climáticas 3D.Como acabou a vida em Marte?
"A vida em Marte poderia ter-se adaptado ao ambiente árido, existindo dentro de rochas salgadas e absorvendo água diretamente da atmosfera". As experiências Viking, que envolveram a adição de água a amostras de solo, podem ter sobrecarregado estes micróbios potenciais, levando à sua morte", finalizou.Porque o fundo do mar não é explorado?
O que nos impede de conhecê-loO fundo do mar é um espaço difícil de explorar por causa de sua imensa área e volume, além de características físicas que dificultam a presença humana.