Foi a tem crase.?
Neste caso, ocorre a crase - a fusão - entre duas vogais: a preposição “a”, que sucede o verbo ir, se junta com artigo “a”, que antecede o substantivo feminino Bahia, ocorrendo o acento grave. O resultado é: “Você já foi à Bahia?” - o significa a mesma coisa que “Você já foi para a Bahia?”.Quem paga paga algo a alguém?
O verbo pagar, à visão tradicional, só aceita objeto indireto de pessoa. Em termos muitos simples, "pagar algo a alguém": "Pagamos a dívida aos músicos."Como se escreve "á pagar"?
Sintaxe legítima, portanto. Quando muito, pode-se dizer que na língua escrita formal, a sintaxe pagar a alguém, pagar-lhe é preferível a pagar alguém, pagá-lo.»Foi a cozinha tem crase.?
Nunca haverá crase diante de verbos, afinal, verbos não admitem artigo, não ocorrendo a fusão da preposição “a” mais artigo feminino “a”.APRENDA CRASE EM CINCO MINUTOS
Foi à praia tem crase.?
Amanhã vamos /a/ praia. Na escrita, adicionamos o acento indicador de crase, mas a pronúncia é de apenas um “a”. Amanhã vamos à praia. Na fala, usamos o recurso da crase o tempo todo, e isso não se limita à vogal A, ou seja, fundimos os dois sons vocálicos idênticos em um único som em muitas situações.Foi a academia tem crase.?
Em geral, essa fusão acontece quando, em uma mesma frase, você precisa utilizar a preposição A (pedida depois de alguns verbos transitivos indiretos ou adjetivos) e o artigo A, que precede palavras femininas. Exemplos: Vou à (a preposição + a artigo) academia.Que foi pago ou pagado?
Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.Foi paga está correto?
A preferência pela forma "pago" pela força do usoEmbora existam as regras gramaticais explicadas acima, atualmente há preferência pelo emprego da forma pago com todos os auxiliares: tem pago, havia pago, foi pago, estava pago.
Será paga ou pago?
Note, nos exemplos a seguir, que “pago” é sempre usado com os verbos auxiliares “ser” e “estar”: O salário é pago mensalmente. Até o fim do dia o valor precisa estar pago. Ele será pago assim que finalizar a tarefa.Sou eu quem paga ou pago?
Quando o sujeito de um verbo for um pronome relativo "quem", o verbo concordará com o antecedente ou ficará na 3º pessoa do singular concordando com o sujeito quem. Sou eu quem paga (pago).Como usar o verbo pagar?
Explicando: o verbo “pagar” requer complemento sem a preposição A se se referir ao objeto que vai ser quitado. A preposição só é necessária quando seu complemento é o destinatário do pagamento.Quem vai pagar ou que vai pagar?
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).Quando a crase é proibida?
NÃO USAMOS A CRASE:Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Como saber se a crase está errada?
Quando não posso usar a crase?
- Antes de palavras masculinas. ...
- Entre palavras repetidas. ...
- Antes de palavras no plural. ...
- Antes de pronomes demonstrativos (esse, isso, este, esta, essa) ...
- Antes de verbos. ...
- Antes de pronomes pessoais do caso reto e oblíquo. ...
- Antes de um numeral (exceto horas)
Como saber se a crase ou não?
Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luís XV (à moda de Luís XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).Foram pagos ou foi pago?
Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.Tinha pago é errado?
Eu tinha pagado aquela conta, eu havia pagado aquela conta. E o pago não existe existe. Quando você usar os verbos ser e estar, o boleto foi pago, o boleto está pago, ser, estar, mas com os verbos ter e haver, você usará pagado, tinha pagado, havia pagado você, minha cara, ganhou.Foi pagado está correto?
Pago ou pagado: verbos abundantes.Muitos podem se surpreender, mas o correto nesse caso era usar o verbo na forma PAGADO – “Ele já tinha pagado a conta”. Vamos te explicar o porquê: O verbo pagar, assim como o verbo morrer, é um verbo abundante (aquele que tem duas formas de particípio).