É impossível afirmar que Cristo nasceu, mesmo, no dia 25 de dezembro. Para Fernando Ripoli e Marcelo Carneiro, professores na Universidade Metodista de São Paulo, é importante enfatizar que Jesus não veio ao mundo nesta data e que na Bíblia não há nenhuma menção ao dia.
Marcos afirma que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, pouco antes de sua morte. "Como agora sabemos que Herodes morreu em 4 a.C., conforme o Evangelho de Mateus, Jesus deve ter nascido em 4, 5, 6 ou 7 a.C."
O nascimento de Jesus de Nazaré é celebrado pelos cristãos no dia de Natal, que cai em 25 de dezembro. Para a Igreja Russa e as antigas Igrejas do Oriente que ainda usam o calendário juliano, 25 de dezembro juliano corresponde a 7 de janeiro do calendário gregoriano . Em princípio, ele marca o início da era cristã .
Porque dia 25 de dezembro é comemorado o nascimento de Jesus?
Segundo historiadores, o papa Júlio I foi o responsável por definir a data”, afirma o padre. Anos mais tarde, em 354 d.C, o calígrafo Fúrio Dionísio Filócal produziu um calendário romano em que registra 25 de dezembro como a comemoração ao nascimento de Cristo, pela primeira vez na história.
Jesus nasceu MESMO no dia 25 de dezembro? Padre Paulo Ricardo responde!
Porque foi escolhido o dia 25 de dezembro para comemorar o Natal?
Assim, o dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol", que comemorava o solstício de inverno.
Onde está escrito na Bíblia que Jesus nasceu no Natal?
Mateus 2:1–2
“1 E tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, 2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo.”
O mais provável, segundo os estudiosos do tema, é que 25 de dezembro tenha sido a data escolhida para “aniversário” de Jesus por motivos simbólicos, não por corresponder ao dia de seu nascimento.
Quando é o aniversário de Jesus? A primeira referência real a 25 de dezembro como a data do nascimento de Jesus aparece em meados do século IV d.C. em um almanaque romano listando as datas de morte de vários mártires cristãos.
Quem determinou a escolha da data 25 de dezembro para comemoração do Natal?
As Escrituras são vagas e podem apontar para datas muito distintas ao longo do ano. Porém, a tradição do 25 de dezembro é antiga. O primeiro registro histórico é de 336, durante o reinado do imperador Constantino. Alguns anos depois o papa Júlio 1º proclamou 25 de dezembro a data oficial do Natal.
É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.
Os primeiros indícios da comemoração de uma festa cristã litúrgica do nascimento de Jesus em 25 de dezembro é a partir do Cronógrafo de 354. Essa comemoração começou em Roma, enquanto no cristianismo oriental o nascimento de Jesus já era celebrado em conexão com a Epifania, em 6 de janeiro.
A tradição que associa o nascimento de Jesus ao dia 25 de dezembro remonta a fontes históricas e tradições antigas da Igreja. Embora a certeza histórica sobre a data exata do nascimento de Jesus seja desafiadora, diversos Padres da Igreja contribuíram para a consolidação da celebração natalina neste dia.
Onde na Bíblia está escrito que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro?
É impossível afirmar que Cristo nasceu, mesmo, no dia 25 de dezembro. Para Fernando Ripoli e Marcelo Carneiro, professores na Universidade Metodista de São Paulo, é importante enfatizar que Jesus não veio ao mundo nesta data e que na Bíblia não há nenhuma menção ao dia.
Quem era o Deus pagão celebrado em 25 de dezembro?
Festa pagã que consagrava Saturno, deus da agricultura, era celebrada entre os dias 17 e 25 de dezembro, data que passou a ser adotada para o Natal: a justificativa se mantém obscura até os dias de hoje.
Porque o dia 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o Natal?
Além disso, estudiosos dizem que, por volta dos séculos III e IV, o dia 25 de dezembro se consolidou como a data de nascimento de Cristo após uma reação da Igreja Católica para substituir as festividades pagãs que tinham grande popularidade.
É por isso que essa data é cristianizada e está determinado que o nascimento de Jesus foi em 25 de dezembro", explica Piñero. Nesse mês também os romanos celebravam a Saturnália, festa dedicada ao deus Saturno "em que se penduravam guirlandas, se distribuíam presentes e até havia árvores como a nossa no Natal.
Lucas (1.36) registrou ser Cristo seis meses mais jovem que João Batista, o que faz ter o nascimento de Cristo ocorrido em setembro seguinte, ou seja, no outono do ano 7 a.C. A primitiva tradição cristã registrava que Jesus nasceu um dia depois de um Sabbath judeu, isto é, em um domingo.
A festa de Natal, que possivelmente pode ser celebrada como o nascimento de Jesus, é Tabernáculo que, no calendário bíblico, é celebrada em Setembro ou Outubro, de acordo com o calendário bíblico lunar (Zacarias 15:1-15). Existem algumas tradições que celebram o Natal de Jesus em ocasiões diferentes.
Não é possível afirmar com certeza que Jesus nasceu em 25 de dezembro. De acordo com Fernando Ripoli e Marcelo Carneiro, professores da Universidade Metodista de São Paulo, é importante destacar que essa data não corresponde ao nascimento real de Jesus, e a Bíblia não faz nenhuma menção específica ao dia.
A data do 25 de dezembro como dia do nascimento de Jesus foi fixada pela Igreja Católica em 525 para coincidir com as festas pagãs do Oriente e de Roma. Segundo alguns historiadores, foi o Papa João I quem oficializou a comemoração, embora alguns digam que ela já existia desde os tempos do Imperador Constantino.
A Bíblia não proíbe nem defende a árvore de Natal. 🌲 O importante é ter em mente que: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
Segundo os evangelhos canônicos de Lucas e Mateus, Jesus Cristo nasceu em Belém, cidade palestina localizada a 10 km de Jerusalém, na parte central da Cisjordânia.
Mas tanto um quanto outro associam o nascimento de Jesus com a época de Herodes, o Grande e, por isso, a maior parte dos estudiosos geralmente assume uma data para o nascimento entre 6 e 4 a.C.