É a união de grãos de pólen com o óvulo, dando origem ao ovo ou zigoto. O transporte e feito da antera para o estigma, esse transporte se chama polinização , ao atingir o estigma sofre modificações tornando o tubo polínico, que atinge o ovário.
Planta hermafrodita: apresenta flores monóclinas. Planta monóica: apresenta flores unissexuais, mas distribuídas no mesmo indivíduo. Planta dióica: apresenta flores diclínicas distribuídas em indivíduos separados. Planta polígama: apresenta flores monóclinas e diclínicas num mesmo indivíduo.
Quem é responsável pela polinização da flor hibisco?
A polinização é realizada por abelhas e/ou mamangavas, podendo ser administradas colmeias nas proximidades. O cultivo do hibisco é indicado em solos que apresentem pH entre 4,5 e 8,0, fértil, enriquecido com matéria orgânica e adubações periódicas.
Possuem estípulas. Exalam forte aroma nas noites de calor. Flores: As flores são cíclicas ou hemicíclicas, diclamídeas, com pétalas geralmente soldadas na base.
As mudas podem ser retiradas de galhos verdes ou secos e transplantadas tanto para vasos quanto para o chão. Começaremos explicando como plantar mudas de hibisco com galhos verdes. Retire um exemplar fino, com aproximadamente 25 cm, e remova todas as folhas.
A flor do arbusto pode ser utilizada para fazer sucos, geleias, vinagres e até vinho. Contudo, a parte colhida do hibisco, que é muito usada em chás com fins medicinais, na verdade, não é flor nem fruta. Trata-se de uma parte externa da flor chamada de “cálice”.
O estigma é a parte do aparelho reprodutor feminino, onde está o gameta feminino da flor. Para que ocorra a formação de sementes e frutos, é necessário que os grãos de pólen fecundem os óvulos existentes no aparelho reprodutor feminino.
Quando a planta possui flores masculinas e femininas desde o início da floração ou torna-se hermafrodita em plena floração e produz demasiadas flores masculinas, deverás retirá-las urgentemente do teu espaço de cultivo.
As flores podem ser hermafroditas e unissexuais. No caso das flores unissexuais, é necessário que o pólen seja transportado de uma flor para outra (polinização indireta), enquanto que nas flores hermafroditas os óvulos podem ser fecundados pelo pólen da mesma flor (polinização direta).
Hermafrodita verdadeiro é o indivíduo que possui os dois órgãos genitais (feminino e masculino), assim como os dois órgãos reprodutores internos (ovários e testículos) formados. Entretanto, é comum apenas um órgão sexual se desenvolver normalmente, enquanto o outro fica atrofiado.
Tanto a rega excessiva quanto a insuficiente podem estressar seu Hibisco-da-síria e impedi-lo de florescer. O solo deve ser mantido úmido, mas bem drenado. Durante períodos secos, certifique-se de regar profundamente uma vez por semana, permitindo que a água chegue às raízes.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater de Nova Petrópolis, Luciano Ilha, o plantio do hibisco deve começar entre setembro e outubro. Se atrasar, ele pode dar flores muito pequenas ou nem florescer. Antes também não é aconselhável plantar, porque a planta não gosta do inverno.
O hibisco prospera quando recebe luz solar direta. Portanto, selecione um local em seu jardim que receba pelo menos 6 horas de sol por dia. Certifique-se de que o local também tenha boa drenagem.
Rega: Devem ser regados de duas a três vezes por semana. Substrato: O mais indicado é o solo arenoso com boa drenagem e rico em composto orgânico. Pode ser utilizado casca de pinus, turfa, ou fibra de coco. Adubação: NPK 4-14-8.
A primavera é a melhor altura para os climas temperados: A poda na primavera permite que o hibisco recupere rapidamente e promove um crescimento saudável. Podar quando o tempo estiver a aquecer: Espere até que a ameaça de geada tenha passado e a temperatura permaneça consistentemente acima de zero.
Qual é o significado espiritual da flor de hibisco?
🌺 Seu significado está ligado à avidez, à sexualidade feminina e à delicadeza. Apesar de todas as flores remeterem mais à feminilidade, o hibisco possui ainda mais afinidade devido a sua suavidade e exuberância. .
As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos, podendo ser consumidas cruas em saladas ou se tornar, assim como o caule, um ótimo ingrediente para o preparo de cozidos, sopas, feijão e arroz.
Além de ser uma opção deliciosa e refrescante, quando consumido na versão gelada, o hibisco">chá de hibisco possui propriedades que podem ajudar a controlar a hipertensão.
Sua adubação é feita a cada três meses com adubo orgânico ou NPK 4-14-8. Como também é suscetível a pragas e doenças, é bom ficar de olho e checar se há manchas nas suas folhas.
Localização: Escolha um local ensolarado para a planta, onde ela possa receber pelo menos 6 horas de luz solar direta diariamente. Também pode ser cultivada em vasos e colocada em áreas ensolaradas.