E como as abelhas fazem a polinização? Ao pousar de flor em flor, elas usam os muitos pelos que possuem em seu corpo para coletar o seu pólen, o qual elas transportam depois para outras flores. Isso torna esses insetos importantes polinizadores.
Graças ao seu trabalho de coleta de pólen e néctar, voando de flor em flor, as abelhas polinizam as flores e promovem a sua reprodução cruzada. Além de permitir a reprodução das plantas, esse trabalho também resulta na produção de frutos de melhor qualidade e maior número de sementes.
Quando uma abelha visita uma flor em busca de néctar, grãos de pólen desprendem-se da super- fície da antera e aderem a cerdas da superfície do corpo do inseto, especialmente das pernas.
Mirtáceas e abelhas têm uma relação de mutualismo, ou seja, as duas espécies se beneficiam da polinização. Enquanto as abelhas coletam o pólen das flores para alimentar suas larvas, o deslocamento dos insetos promove a reprodução das árvores. O gameta masculino da planta fica dentro do grão de pólen.
Entretanto, ter abelhas por perto é extremamente benéfico para a agricultura, pois elas são responsáveis pela polinização de plantas e, com isso, podem aumentar a produtividade, como no caso do açaí, melhorar a formação de frutos, como no caso do morango, e deixar os jardins mais floridos.
As abelhas são responsáveis pela polinização de plantas e são amplamente reconhecidas como as mais importantes para essa função em escala global”, explica Carolina Matos, ecóloga do Centro de Agroecologia e Serviços Ambientais (DSA/CATI).
Pequenas espécies floridas, como a cosmos, a flor-do-guarujá e a lantana, também costumam atrair abelhas, borboletas, joaninhas etc. Plantas aromáticas como a lavanda e a mirra também são ótimas opções.
Já as abelhas e os beija-flores têm um tipo a mais de célula, que capta a luz ultravioleta (UV). Isso permite que eles vejam um espectro de cores maior, que inclui o UV.
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
Uma abelha visita em média entre 50 e 1.000 flores por dia. Apenas as operárias (fêmeas) trabalham. A única missão dos machos (zangões) é fecundar a rainha.
Ao pousar de flor em flor, elas usam os muitos pelos que possuem em seu corpo para coletar o seu pólen, o qual elas transportam depois para outras flores. Isso torna esses insetos importantes polinizadores.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
O zangão é a abelha do sexo masculino. Eles não têm ferrão ou outro tipo de ferramenta de defesa. Não coletam alimentos ou defendem o ninho, portanto sua única função é fecundar a rainha. A regra é que todos os zangões nascem de ovos não fertilizados, ou seja, não têm pai.
A dança das abelhas é um tipo singular de comunicação. Elas usam seu gingado para avisar as companheiras de colmeia sobre a localização das melhores flores, com mais néctar.
Assim como os seres humanos, as flores herdam sua aparência pelos genes. Pigmentos nascem nessas plantas, produzindo uma gama de cores através do espectro. O mesmo químico, carotenóide, que produz o pigmento em tomates e cenouras também produz as cores amarelo, vermelho, laranja em certas flores.
Aproximadamente 90% das espécies de plantas do mundo dependem de animais para algum grau de polinização, sendo que nas regiões tropicais esse percentual pode chegar a 94%. A maioria dos polinizadores são insetos, incluindo abelhas, moscas, borboletas, mariposas, vespas, besouro, formigas, e tripes.
O pólen está presente nas flores, e é o gameta masculino da planta. É coletado pelas abelhas que o enriquece com suas enzimas e o transporta até a colmeia, onde é depositado. O pólen está presente nas flores, e é o gameta masculino da planta.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.
Invisíveis para os seres humanos, os campos elétricos florais são estímulos percebidos por um sentido especial das abelhas que elas também usam para reconhecer e identificar as flores. Em 2013, um estudo conduzido por Daniel Robert, biólogo da Universidade de Bristol, Inglaterra, e publicado pela Science (vol.
A espatódea (Sphatodea campanulata, Bignoniaceae) é uma planta de origem africana, que foi introduzida no Brasil como árvore ornamental. Possui flores com formato de tulipa, de coloração amarelo-avermelhado, sendo conhecida como tulipeiro do Gabão.
Invista em manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. 2- Plante árvores de pequeno porte: as abelhas preferem árvores de pequeno porte, como goiabeira, jabuticabeira e pitangueira. Já das árvores de porte grande são preferíveis as de abacate e lichia.