As propriedades da água do mar contribuem para desintoxicação e limpeza da pele, que ajudam a eliminar toxinas e células mortas e conquistar um efeito bonito e sadio. Também reequilibra o pH, oxigena e nutre a pele, prevenindo o envelhecimento precoce.
A água do mar é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o que a torna uma excelente opção para combater diversas doenças de pele, como acne, psoríase e eczema.
O contacto com a água do mar é, sobretudo, um 'elixir' de saúde para a sua pele. Desde o alívio dos sintomas associados à dermatite, diminuindo a dor e a inflamação na pele, às propriedades antisséticas da água salgada para sarar feridas.
Além de melhorar nossa imunidade, a água salgada ajuda também na melhor cicatrização de feridas. Os sais minerais presentes na água têm efeito antibiótico, ajudando no alívio e cicatrização de vários casos de doenças cutâneas, desde simples feridas ou inflamações, até algumas as mais sérias como dermatites.
A água salgada ajuda também na cicatrização de feridas. Os sais minerais presentes na água, como o iodo e o cloreto de sódio, têm efeito antisséptico e cicatrizante, contribuindo com a cura de ferimentos e machucados.
Porém, ir à praia pode ser também bastante benéfico para a nossa pele. Os minerais encontrados na água do mar, como zinco, sódio e potássio, entre outros, ajudam na regeneração celular da pele, além de melhorar a hidratação.
Além do problema da desidratação, a alta concentração de magnésio presente na água do mar pode provocar irritação nas paredes do intestino, desencadeando casos de diarreia. Vale destacar que, se esse problema for bastante intenso, pode provocar também a desidratação.
Devido à sua composição em magnésio, que tem uma ação relaxante, a água do mar ajuda a aliviar a tensão muscular, o estresse e a ansiedade. Assim, uma forma de diminuir o estresse e promover a sensação de bem estar é através da prática de exercícios ou de atividades no mar, como o nado, por exemplo.
A água do mar tem uma composição diferente da que se encontra em lagos, lagoas ou rios (de água doce). Ela possui zinco, cloreto de sódio e magnésio, iodo, potássio, cálcio e oligoelementos que a transformam em uma grande “amiga” para a nossa pele e nosso corpo em geral.
Como um esfoliante natural, ele limpa os poros e reduz a oleosidade. Para o rosto, faça uma misturinha com sal fino e água. Em seguida, enxágue com bastante água fria. Cuidado só com os olhos e se você tiver algum machucado.
Para reduzir a aparência de covinhas da pele é preciso manter-se hidratado. Quanto mais água se toma, melhor ficam a textura e a elasticidade da pele. Isso porque ela ajuda o organismo a eliminar as impurezas, além de facilitar a evacuação e melhorar a circulação sanguínea.
Benefícios da água do mar para o cabelo: tratamento da caspa e queda de cabelo. Assim como outras partes do corpo, o couro cabeludo também pode se beneficiar das propriedades da água rica em sais.
Durante os dias mais quentes, nossa pele acaba sentindo a diferença de temperatura, seja pelos raios solares ou pelo aparecimento de oleosidade, vermelhidão e acne na pele do rosto. A boa notícia é que esse combo não precisa marcar os seus dias de praia.
A aglomeração de pessoas, o calor, o lixo e as fezes espalhadas, o despejo de esgoto e até a própria areia podem ser os fatores responsáveis pelo surgimento de vários problemas de saúde, conhecidos como as “doenças de praia”.
Isso pode acontecer porque seu corpo trabalha mais quando fica exposto ao sol. O corpo precisa se proteger dos raios UV que danificam a pele e manter a temperatura de 36,5ºC para que tudo funcione corretamente.
Na água do mar, de fato, existe uma concentração considerável de sais minerais. E isso, devido a um mecanismo físico chamado osmose, favorece a eliminação, através da pele, dos líquidos que haviam acumulado nos tecidos.
Não só faz mal, como mata. O problema é a quantidade exagerada de sais, principalmente cloreto de sódio (o sal de cozinha), que existe na água do mar. Apenas 0,9% do nosso sangue é composto por sais, enquanto na água do mar a concentração é de 4%.
Ele modera o clima da Terra e desempenha importante papel nos ciclos hídrico, do carbono e do nitrogênio. Embora tenha sido canal para viagens e explorações desde a pré-história, seu estudo científico contemporâneo, a oceanografia, data da expedição Challenger britânica, durante a década de 1870.
Um estudo recente realizado pela Universidade de Alicante, na Espanha, constatou que a água do mar reforça o sistema imunológico do corpo. Além do cloreto de sódio, outras diversas substâncias presentes na água salgada desenvolvem um funcionamento melhor das células.
Um fim de semana na praia costuma estar ligado a momentos de descanso e diversão, mas eles também podem ser benéficos para a sua saúde. Estudos e pesquisadores apontam que o contato com o litoral pode ajudar a controlar o estresse e melhorar a saúde do seu cérebro.