A água oxigenada, também chamada de peróxido de hidrogênio, age liberando lentamente oxigênio no local, combatendo as bactérias e outros microrganismos presentes no local. A ação desse produto é rápida e, se usada corretamente e na concentração correta, não é corrosiva e nem tóxica.
A água oxigenada, também conhecida como peróxido de hidrogênio, entre outras funções, tem efeito antisséptico e desinfetante. Com a fórmula H2O2, quando entra em contato com a pele, inicia uma reação de oxidação, que é capaz de matar germes e outros microrganismos que podem contaminar áreas lesionadas.
Porque não se usa mais água oxigenada em ferimentos?
Apesar de ter como benefício eliminar os microorganismos por oxidação, ela também elimina células saudáveis da ferida, prejudicando a cicatrização. A água oxigenada prejudica a formação das fibras de colágeno importantes na cicatrização da ferida, além de roubar elétrons da proteína que recupera a pele.
Capaz de matar bactérias e desinfectar feridas leves, a água oxigenada atua de maneira eficaz sem ser tão agressiva quanto outros antissépticos comuns. Isso a torna ideal para pessoas com pele sensível, que podem se irritar facilmente com produtos mais fortes.
A ingestão de soluções diluídas do composto pode causar vômitos, leve irritação gastrointestinal e distensão gástrica. A ingestão de soluções contendo concentrações entre 10-20% produz sintomas similares, no entanto, os tecidos expostos podem também sofrer queimaduras.
A água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio, é um produto que abre a escama dos fios, permitindo que o pigmento da coloração ou do pó descolorante penetre e mude a cor dos cabelos. Quanto maior o número do volume expresso na embalagem, maior a concentração de peróxido de hidrogênio na sua formulação.
Porque a água oxigenada faz espuma quando coloca no machucado?
A água oxigenada - peróxido de hidrogênio - reage quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava "sobrando". É essa liberação que faz o líquido borbulhar - restando, então, apenas, água comum.
Se a água oxigenada é aplicada na pele, dependendo da concentração e da quantidade, pode haver desde uma leve irritação até mesmo queimaduras, o que pode resultar em ulceração no local e marcas.
Com ação germicida, esta solução é capaz de matar micro-organismos que causam doenças e infecções no organismo. Sendo assim, a água oxigenada é indicada para desinfetar feridas com segurança, praticidade e eficácia.
Uma curiosidade bacana é que a batata e bactérias do tipo estafilococos também contêm a enzima catalase. Portanto, se a água oxigenada entrar em com algum deles ela irá efervescer também.
A água oxigenada (10 volumes) é uma ótima aliada na remoção de manchas de sangue, tanto que ainda estão frescas ou quando já secaram. Só é preciso tomar cuidado, pois esse produto pode manchar tecidos escuros ou coloridos.
Quanto maior o volume da OX, maior será a concentração de peróxido de hidrogênio em sua composição. Resumidamente, quanto maior a volumetria, maior será o grau de clareamento. A Água Oxigenada está disponível nos volumes 10, 20, 30 e 40.
É muito conhecida como antisséptico. Mas não é indicada para uso em machucados ou cuidados com a pele, porque ela pode levar a complicações perigosas e retardar o tempo de cicatrização de feridas. Ou seja, ela não é feita para substituir, em hipótese alguma, medicamentos utilizados para este tratamento.
O ideal é beber 2 litros de água por dia, ou até mais, dependendo das necessidades e atividades físicas da pessoa. Manter uma alimentação equilibrada, longe de alimentos pesados e gordurosos, pois estes contaminam o sangue (consumir frutas, verduras, hortaliças frescas, grãos, castanhas, açúcar mascavo, limão).
É amplamente utilizado para diversos fins e o seu uso é considerado ecológico, já que se decompõe em água e oxigênio molecular (O2). A decomposição do H2O2 é exotérmica, ou seja, libera calor para o meio.
O H2O2 já foi usado como antisséptico em machucados e lesões superficiais. Mas hoje em dia não é recomendada para este fim. Alguns estudos demonstraram que a água oxigenada pode ser prejudicial aos fibroblastos, células que o organismo necessita para promover a cura de feridas.
Contato com os olhos: Irritação imensa, lacrimejamento, vermelhidão dos olhos e edema das pálpebras, risco de lesões graves ou permanentes nos olhos. Ingestão: Se a vítima estiver consciente lavar a boca e dar água fresca para beber.
O que acontece se passar água oxigenada volume 10 no rosto?
Embora alguns acreditem que a água oxigenada pode ajudar a clarear manchas ou tratar espinhas, ela pode causar irritação e ressecamento excessivo, de acordo com um estudo publicado no Journal of Dermatological Science.
à liberação de gás oxigênio na reação de decomposição da substância, que é tóxico para bactérias aeróbicas, causadoras de infecção, e também para as células danificadas pela lesão.
Seja em transformações mais radicais ou mais sutis, o uso da água oxigenada é imprescindível, pois ela é responsável por abrir a cutícula do fio, permitindo que o pigmento de coloração fixe no cabelo. Ademais, ela também é responsável por ajudar na despigmentação do fio nos procedimentos de descoloração.
A Água Oxigenada Catarinense 10 Volumes é ideal para realizar a assepsia da pele. Utilizada como antisséptico, ela faz a limpeza de machucados e feridas. Por isso, é indicada para a hora de fazer curativos e evitar infecções. Também ajuda a eliminar bactérias e sujeiras que prejudicam a cicatrização.
Isso não apenas exige que os frascos sejam mantidos bem fechados, como faz a água oxigenada reagir quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava “sobrando”. É essa liberação que faz o líquido borbulhar – restando, então, apenas água comum.
Por que a água oxigenada borbulha em feridas? Certamente, você já viu que quando se coloca a água oxigenada borbulha quando você coloca em cortes. Ainda segundo o Chemicals, isso ocorre pois o componente químico quebra em contato com uma enzima do seu sangue chamada catalase.
A característica do peróxido de hidrogênio, de provocar a fácil oxidação de compostos orgânicos, o tornam um potente desinfetante, pois destrói através da oxidação (queima) , bactérias, fungos, algas e até larvas e insetos; e dependendo da concentração e dosagem pode danificar até as raízes e as folhas das plantas.