O que a Anatel fala sobre fidelidade?

632/2014 da Anatel, em seu artigo 57, nos traz que é permitido a empresa fazer um contrato de fidelidade por até 12 meses, em contrapartida deve oferecer benefícios ao consumidor. Após decorridos estes 12 meses, não é permitida a cobrança de multa por cancelamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que a lei diz sobre contrato de fidelidade?

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (24) o Projeto de Lei 1231/20, que proíbe a cobrança de multa pela quebra de fidelidade contratual junto às prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, de TV e de internet durante reconhecido período de pandemia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

É legal cobrar multa por quebra de fidelidade?

Multa por quebra de fidelidade

O valor será proporcional ao tempo restante para o término do Prazo de Permanência e não poderá exceder o valor do benefício concedido. No entanto, as operadoras não poderão cobrar multa por quebra de fidelidade nas seguintes hipóteses: alteração da lista de canais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em telesintese.com.br

O que a Anatel diz sobre fidelidade?

Mas a fidelização não é obrigatória. É uma opção do consumidor, ou seja, você pode contratar o mesmo serviço sem o benefício. Se o cliente quiser cancelar o serviço ou mudar de plano antes do término da fidelização, a prestadora pode cobrar multa proporcional, que não pode ser superior ao valor do benefício recebido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemas.anatel.gov.br

Como se livrar da multa de fidelidade?

Para solicitar esse cancelamento, o cidadão deve procurar diretamente a empresa para negociar amigavelmente e, se não conseguir resolver, buscar o Procon ou a Justiça em posse do contrato de serviços, notas ou comprovantes que atestem má qualidade do serviço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dsadvocacia.com.br

MULTA DE FIDELIDADE NO CANCELAMENTO DE SERVIÇOS DE TELEFONIA | COMO CANCELAR SEM PAGAR A MULTA

Pode cobrar 20% de multa contratual?

No entanto, também há consenso sobre o limite do valor da multa. Especificamente, em casos protegidos pelo Código do Consumidor, multas contratuais abusivas são aquelas acima de 10% do valor do contrato vigente. No entanto, em outros casos, as multas podem exceder este percentual, alcançado margens de 20%, por exemplo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em eltonfernandes.com.br

Sou obrigado a aceitar fidelidade?

A prestadora só pode exigir a fidelidade quando cumprir com qualidade o serviço combinado. Logo, no caso do motivo do cancelamento ser a má qualidade na prestação do serviço, o comprador tem o direito de rescindir o contrato sem pagar a multa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rosenbaum.adv.br

O que diz a resolução 632 da Anatel?

632/2014, regulamentando os direitos do consumidor nos serviços de Telecomunicações. A referida Resolução, em seu art. 52, permite às Prestadoras alterar ou extinguir Planos de Serviços de forma unilateral, devendo apenas comunicar o consumidor no prazo de 30 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Sou obrigado a pagar multa de cancelamento?

"Sou obrigado(a) a pagar a multa de cancelamento?" Sim, qualquer pessoa é obrigada a pagar a multa de quebra de contrato se a condição estiver descrita no documento assinado e se os valores estiverem de acordo com as normas legais estabelecidas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em assinafy.com.br

O que acontece se não pagar a fidelidade?

Em linhas gerais, a cobrança de multa deve ser sempre proporcional ao tempo que falta para o término da fidelização e ao valor do benefício concedido, cujos cálculos devem estar previstos em contrato. — A multa não pode ser superior a 10% do valor do serviço contratado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a Anatel sobre cancelamento?

O consumidor tem o direito de cancelar o serviço sem ter que pagar mais por isso, exceto nos casos de multas por descumprimento do prazo de fidelização. Contudo, caso a prestadora esteja descumprindo o contrato, o consumidor não é obrigado a pagar a multa de fidelização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Como fazer para não pagar multa de quebra de contrato?

É possível solicitar uma rescisão por conveniência ou com um recurso conhecido no universo jurídico como distrato bilateral. Com esse dispositivo, é permitido que ambas as partes possam rescindir o contrato por qualquer motivo, a qualquer momento, sem previsão de pagamento de multa ou cumprimento de carência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seudireito.proteste.org.br

Como cancelar plano de internet sem pagar multa?

Isso é previsto no art. 57 da Resolução n.º 632/2014 da Anatel. Se para cancelar o plano de internet sem a incidência de multa o consumidor deve aguardar o período de 13 meses, saiba que esta cláusula estará contrária a legislação. Portanto, nula.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em minhaconexao.com.br

Quando a multa de fidelidade é abusiva?

A multa de fidelidade não pode ser superior a 10% do valor do serviço contratado. Se for além dessa porcentagem, a cobrança pode ser considerada abusiva, o que pode gerar grandes transtornos para a empresa de internet. TOTALMENTE ABUSIVA, EXCEDE A 40 % .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em reclameaqui.com.br

Qual o prazo máximo de fidelização Anatel?

A oferta poderá prever prazo de permanência, também chamado de fidelidade, de no máximo 12 (doze) meses, durante o qual o consumidor se comprometerá a permanecer vinculado a ela, em contrapartida a um benefício concedido pela prestadora.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre quebra de contrato?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre fidelidade?

Como podemos ver no artigo 58, § 2 da resolução 632/2014 da Anatel. Portanto, após decorridos 12 meses, via de regra a empresa não poderá cobrar multa por quebra de fidelidade, durantes os primeiros 12 meses, caso haja falha na prestação do serviço, também não poderá ser cobrada multa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como cancelar nos sem pagar multa?

A forma mais fácil de cancelar o seu serviço é pedir a alguém da nossa equipa especializada para lhe ligar gratuitamente. Se preferir, pode ligar 931 699 000 ou 16990 e escolher a opção Desativação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nos.pt

É permitido contrato de fidelidade?

4 de maio de 2021

Na telefonia fixa, a fidelização era proibida pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, mas passou a ser permitida no Novo Regulamento Geral de Direitos do Consumidor dos Serviços de Telecomunicações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meloadvogados.com.br

O que diz a lei 9472 da Anatel?

Lei nº 9.472, de 16 de Julho de 1997 (Lei Geral de Telecomunicações - LGT): É de responsabilidade da Anatel é licenciar o conjunto dos equipamentos ou aparelhos componentes da estação de telecomunicações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Está na resolução 632 da Anatel art. 46?

“Art. 46. Todas as ofertas, inclusive de caráter promocional, devem estar disponíveis para contratação por todos os interessados, inclusive já Consumidores da Prestadora, sem distinção fundada na data de adesão ou qualquer outra forma de discriminação dentro da área geográfica da oferta.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em silvavitor.com.br

É permitida fidelidade de 24 meses?

CONTRATO COM CLÁUSULA DE FIDELIDADE ESTIPULADA EM 24 MESES, QUE NÃO PODE SER CONSIDERADA ABUSIVA. APLICA-SE AO CASO O ART. 59, DA RESOLUÇÃO 632/2014 DA ANATEL, QUE DISPÕE QUE OS PRAZOS DE FIDELIDADE NOS CONTRATOS CORPORATIVOS, SÃO DE LIVRE NEGOCIAÇÃO.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a operadora não pode cobrar fidelidade?

Operadora de telefonia não pode exigir fidelidade com prazo superior a 12 meses. É ilegal o contrato de comodato de telefone celular em que a operadora exige do consumidor prazo de permanência superior a 12 meses.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer para não pagar multa por quebra de contrato?

Para que o consumidor solicite este cancelamento recomenda-se que ele procure de forma amigável a empresa, ou o prestador de serviços, e se na forma amigável não for possível resolver a situação, que o consumidor procure o Procon, ou a justiça por meio de um processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Sou obrigado a pagar multa por cancelar internet?

Sim. A operadora pode cobrar multa de rescisão, que deve ser proporcional ao tempo restante da fidelização e ao valor do benefício oferecido. Mas se a desistência for solicitada pelo fato da prestadora ter descumprido obrigação contratual ou legal, então a multa não poderá ser cobrada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.mt.gov.br