O que a lei diz sobre contrato de fidelidade?
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (24) o Projeto de Lei 1231/20, que proíbe a cobrança de multa pela quebra de fidelidade contratual junto às prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, de TV e de internet durante reconhecido período de pandemia.É legal cobrar multa por quebra de fidelidade?
Multa por quebra de fidelidadeO valor será proporcional ao tempo restante para o término do Prazo de Permanência e não poderá exceder o valor do benefício concedido. No entanto, as operadoras não poderão cobrar multa por quebra de fidelidade nas seguintes hipóteses: alteração da lista de canais.
O que a Anatel diz sobre fidelidade?
Mas a fidelização não é obrigatória. É uma opção do consumidor, ou seja, você pode contratar o mesmo serviço sem o benefício. Se o cliente quiser cancelar o serviço ou mudar de plano antes do término da fidelização, a prestadora pode cobrar multa proporcional, que não pode ser superior ao valor do benefício recebido.Como se livrar da multa de fidelidade?
Para solicitar esse cancelamento, o cidadão deve procurar diretamente a empresa para negociar amigavelmente e, se não conseguir resolver, buscar o Procon ou a Justiça em posse do contrato de serviços, notas ou comprovantes que atestem má qualidade do serviço.MULTA DE FIDELIDADE NO CANCELAMENTO DE SERVIÇOS DE TELEFONIA | COMO CANCELAR SEM PAGAR A MULTA
Pode cobrar 20% de multa contratual?
No entanto, também há consenso sobre o limite do valor da multa. Especificamente, em casos protegidos pelo Código do Consumidor, multas contratuais abusivas são aquelas acima de 10% do valor do contrato vigente. No entanto, em outros casos, as multas podem exceder este percentual, alcançado margens de 20%, por exemplo.Sou obrigado a aceitar fidelidade?
A prestadora só pode exigir a fidelidade quando cumprir com qualidade o serviço combinado. Logo, no caso do motivo do cancelamento ser a má qualidade na prestação do serviço, o comprador tem o direito de rescindir o contrato sem pagar a multa.O que diz a resolução 632 da Anatel?
632/2014, regulamentando os direitos do consumidor nos serviços de Telecomunicações. A referida Resolução, em seu art. 52, permite às Prestadoras alterar ou extinguir Planos de Serviços de forma unilateral, devendo apenas comunicar o consumidor no prazo de 30 dias.Sou obrigado a pagar multa de cancelamento?
"Sou obrigado(a) a pagar a multa de cancelamento?" Sim, qualquer pessoa é obrigada a pagar a multa de quebra de contrato se a condição estiver descrita no documento assinado e se os valores estiverem de acordo com as normas legais estabelecidas.O que acontece se não pagar a fidelidade?
Em linhas gerais, a cobrança de multa deve ser sempre proporcional ao tempo que falta para o término da fidelização e ao valor do benefício concedido, cujos cálculos devem estar previstos em contrato. — A multa não pode ser superior a 10% do valor do serviço contratado.O que diz a Anatel sobre cancelamento?
O consumidor tem o direito de cancelar o serviço sem ter que pagar mais por isso, exceto nos casos de multas por descumprimento do prazo de fidelização. Contudo, caso a prestadora esteja descumprindo o contrato, o consumidor não é obrigado a pagar a multa de fidelização.Como fazer para não pagar multa de quebra de contrato?
É possível solicitar uma rescisão por conveniência ou com um recurso conhecido no universo jurídico como distrato bilateral. Com esse dispositivo, é permitido que ambas as partes possam rescindir o contrato por qualquer motivo, a qualquer momento, sem previsão de pagamento de multa ou cumprimento de carência.Como cancelar plano de internet sem pagar multa?
Isso é previsto no art. 57 da Resolução n.º 632/2014 da Anatel. Se para cancelar o plano de internet sem a incidência de multa o consumidor deve aguardar o período de 13 meses, saiba que esta cláusula estará contrária a legislação. Portanto, nula.Quando a multa de fidelidade é abusiva?
A multa de fidelidade não pode ser superior a 10% do valor do serviço contratado. Se for além dessa porcentagem, a cobrança pode ser considerada abusiva, o que pode gerar grandes transtornos para a empresa de internet. TOTALMENTE ABUSIVA, EXCEDE A 40 % .Qual o prazo máximo de fidelização Anatel?
A oferta poderá prever prazo de permanência, também chamado de fidelidade, de no máximo 12 (doze) meses, durante o qual o consumidor se comprometerá a permanecer vinculado a ela, em contrapartida a um benefício concedido pela prestadora.O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre quebra de contrato?
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre fidelidade?
Como podemos ver no artigo 58, § 2 da resolução 632/2014 da Anatel. Portanto, após decorridos 12 meses, via de regra a empresa não poderá cobrar multa por quebra de fidelidade, durantes os primeiros 12 meses, caso haja falha na prestação do serviço, também não poderá ser cobrada multa.Como cancelar nos sem pagar multa?
A forma mais fácil de cancelar o seu serviço é pedir a alguém da nossa equipa especializada para lhe ligar gratuitamente. Se preferir, pode ligar 931 699 000 ou 16990 e escolher a opção Desativação.É permitido contrato de fidelidade?
4 de maio de 2021Na telefonia fixa, a fidelização era proibida pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, mas passou a ser permitida no Novo Regulamento Geral de Direitos do Consumidor dos Serviços de Telecomunicações.