O que a artrite reumatoide pode causar no coração?
Coração. De maneira geral, a artrite reumatoide pode afetar os músculos do coração e a parte externa do órgão, conhecida como pericárdio, resultando em uma dor forte no peito.
Qual é a manifestação cardíaca mais comum nos pacientes com artrite reumatoide?
CARACTERÍSTICAS DA DOENÇA DA CORONÁRIA NA ARTRITE REUMATÓIDE
A manifestação clínica mais comum nos pacientes com doença arterial coronária é a angina do peito, caracterizada pela presença de dor precordial, opressiva ou em queimação, geralmente relacionada ao esforço físico(103).
Um estudo feito na Dinamarca constatou que mulheres com menos de 50 anos, que sofrem de artrite reumatoide (doença que leva a inflamações das articulações e tecidos circundantes, de origem autoimune), têm mais probabilidade de sofrer infarto do que as que não têm a doença.
Sem dúvidas, as articulações são o princípio ao alvo, especialmente as pequenas articulações de mãos, punhos e pés. No entanto, pacientes com doença mais grave podem sofrer danos em outros tecidos, especialmente pulmões, olhos, nervos e pele.
7 coisas que VOCÊ precisa SABER sobre ARTRITE REUMATÓIDE
O que é artrite no coração?
De maneira geral, a artrite reumatoide pode afetar os músculos do coração e a parte externa do órgão, conhecida como pericárdio, resultando em uma dor forte no peito.
Qual a expectativa de vida de uma pessoa com artrite reumatoide?
De acordo com essa pesquisa, a média da idade de morte dos paciente portadores da doença foi de 76,7 anos, entre os anos de 1986 a 1998, e de 86,7 anos entre 2002 a 2012.
Pode ser diagnosticada clinicamente pelo sopro cardíaco, pelo aumento da freqüência dos batimentos do coração e pelas queixas de cansaço e batedeira aos esforços. “Trata-se da manifestação mais importante. Pode deixar sequelas nas válvulas, que não conseguem mais abrir ou fechar direito.
Ela poderá precisar de repouso e usará medicamentos para amenizar os sintomas (que podem incluir antibióticos, anti-inflamatórios, diuréticos, entre outros). Muitas vezes, quando a lesão na valva cardíaca é importante, o internamento é necessário e prolongado.
Qual a parte do corpo que o reumatismo mais ataca?
No entanto, doenças autoimunes (em que o sistema imunológico ataca o próprio corpo) e infecciosas também podem acometer os tendões, ocasionando as tendinites. Os sítios onde mais frequentemente ocorrem as tendinites são os ombros, punhos, cotovelos, quadris e joelhos.
Artrite Reumatoide contribui para doença cardiovascular, aponta estudo. 27/09/2012 – Pessoas portadoras da doença que atinge as articulações do corpo, conhecida como Artrite Reumatoide, têm mais chance de sofrer infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A presença de comorbidades nos pacientes com artrite reumatóide é importante pois podem aumentar ainda mais a chance de um infarto do miocárdio, com conseqüente aumento da mortalidade, caso estas doenças concomitantes não sejam reconhecidas e tratadas de forma adequada.
Uma das complicações comuns da febre reumática é o dano à válvula mitral do coração. Quais são as causas da cardiopatia reumática? Qualquer pessoa pode ter febre reumática aguda, mas ela ocorre com mais frequência em crianças de 5 a 15 anos de idade.
Quem tem artrite reumatoide pode ter problema de coração?
A artrite reumatoide é uma patologia crônica e autoimune que causa a inflamação de articulações das mãos, punhos, cotovelos, ombros, joelhos, quadris, pés e tornozelos. Além disso, a AR provoca inflamação em órgãos, como olhos, pele, pulmões, rins e coração, causando maior probabilidade para o risco cardiovascular.
As articulações inflamadas provocam rigidez matinal, fadiga e com a progressão da doença, há destruição da cartilagem articular e os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidade para a realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional.
O infarto está entre as doenças do coração mais conhecidas e mais fatais. O infarto do miocárdio é um ataque cardíaco, que acontece quando o fluxo de sangue nesse músculo cardíaco – o miocárdio – é interrompido por um período prolongado. A ausência de fluxo no miocárdio pode causar dano ou mesmo a morte do tecido.
A miocardite é uma doença que se caracteriza pela inflamação do músculo do coração. Ela se manifesta com maior prevalência entre os homens e, apesar de poder se curar sozinha, é considerada uma das principais causas de morte súbita em pessoas com menos de 40 anos.
As lesões contundentes no coração podem ser causadas por acidente com veículo a motor, uma queda de altura ou, menos frequentemente, por um golpe direto.
O que é doença cardíaca reumática? De acordo com Dra. Ana Catarina, a doença reumática cardíaca é “uma enfermidade mediada por anticorpos em que o próprio organismo ataca as válvulas do coração e/ou o músculo cardíaco”.
Os sintomas de cardiopatia grave vão depender do grau de incapacidade do coração. Os sintomas podem ser: -Dificuldade para respirar; -Dores no peito; -Sinais e sintomas de baixo fluxo de sangue para o cérebro; -Cansaço após grandes esforços; -Palpitações cardíacas.
A endocardite é uma doença inflamatória no endocárdio (membrana que reveste o interior do coração e as suas válvulas), que pode ser infecciosa ou não, de acordo com a sua causa. Muitas vezes, ela é provocada por bactérias, fungos e vírus que se espalham pela corrente sanguínea até atingir as estruturas cardíacas.
Quais os sintomas mais graves da artrite reumatoide?
Dor intensa e inchaço (edema) na articulação; Dor em mais de uma articulação (normalmente mais de três); Acometimento das mão e pés, principalmente se os dois lados ao mesmo tempo (simétrico);
O que pacientes com artrite reumatoide não devem fazer?
Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença. Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.
Artrite reumatoide é grave? A artrite reumatoide é uma doença crônica, que necessita de tratamento contínuo. Se não diagnosticada e tratada adequadamente, pode levar a deformidades articulares, dor crônica e incapacidade.