Qual é o significado da árvore de Natal para os evangélicos?
A crença é de que Martinho Lutero foi o precursor das árvores iluminadas. Ele estaria caminhando para casa em uma noite de inverno estrelada, quando notou que o brilho das estrelas refletia nos pinheiros, o que fazia uma bela visão.
O evangelizador cortou a árvore diante do olhar atônito dos habitantes locais e, depois de ler o Evangelho, ofereceu-lhes um carvalho, uma árvore da paz que “representa a vida eterna porque as suas folhas são sempre verdes” e porque a sua copa “aponta para o céu": seria este o nosso atual pinheiro de Natal.
Qual o significado das bolas de Natal para os evangélicos?
Não há árvore sem bolas
Inicialmente, São Bonifácio decorou esta árvore com maçãs, que representavam tentações. Porém, hoje as esferas aludem aos dons que Deus deu à humanidade, segundo a fé cristã; por exemplo, sabedoria, compreensão, piedade e força, entre outros.
CRISTÃO PODE MONTAR ÁRVORE DE NATAL EM CASA, NO TRABALHO OU IGREJA ? Pastor Josué Gonçalves Responde
O que a Bíblia fala sobre o Natal?
O nascimento de Cristo é contado na Bíblia
Como todas as estalagens estavam ocupadas, José e Maria ficaram em um estábulo. Maria deu à luz a Jesus “e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura” (ver Lucas 2:7). Um anjo apareceu aos pastores nas proximidades declarando “boas novas de grande alegria”.
Há ainda pessoas condenam a árvore de Natal porque dizem que é idolatria, mas nenhum crente em Jesus monta uma árvore de Natal em sua casa para louvar ídolos. Para um cristão maduro a árvore de Natal é o que é, apenas um símbolo natalino.
Segundo a história, São Bonifácio encontrou alguns germânicos realizando sacrifícios em um carvalho. Para convertê-los, São Bonifácio derrubou a árvore e mostrou às pessoas que nada havia acontecido com ele. Assim, aproveitou a oportunidade para convertê-las ao cristianismo.
O pisca-pisca da árvore de natal já é um item indispensável na decoração natalina. Um símbolo para a alegria e felicidade das comemorações do final do ano, o pisca-pisca traz para a decoração um toque diferente e efeitos que as decorações clássicas não tem como competir.
O advento, para os cristãos, significa o tempo de preparação para o nascimento de Jesus Cristo. No Brasil, segundo a tradição cristã, a árvore de Natal deve ser montada quatro semanas antes da data, no chamado primeiro domingo do Advento.
Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante à que se faz nos atuais dias. Essa tradição passou aos povos Germânicos, que colocavam presentes para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin.
Então, como a gente viu, não existe nenhuma razão bíblica legítima para não celebrar o Natal em dezembro, ou para não montar uma árvore de Natal, nem para não colocar decoração de Natal na sua casa.
De forma geral, a árvore da vida é um símbolo sagrado, cujo significado perpassa pela fecundidade e imortalidade. Está associada à criação do universo, representando a ligação entre vários planos, como a terra, o céu e também o submundo.
As coloridas bolas de Natal, colocadas nas pontas dos galhos dos pinheiros ou árvores artificiais, representam os frutos da vida humana e seus desejos, tais como amor, esperança, perdão e alegria. De formas e tamanhos diferentes, os enfeites também representam os gestos concretos de amor entre irmãos da Terra.
“Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!” Jeremias 17:8.
O que significa árvore de Natal na Bíblia evangélica?
A “Árvore de Natal” é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido.
Tanto a Letônia quanto a Estônia afirmam ter sido o local de origem da primeira árvore de Natal. A Letônia remonta a 1510 as tradições da árvore de Natal, quando uma associação de mercadores denominada Irmandade dos Cabeças Negras carregou uma árvore pela cidade, decorou-a e, por fim, queimou-a.
Não, a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu e nem sugere pistas de quando isso pode ter acontecido. Toda a polêmica sobre essa data existe exatamente pelo fato da Bíblia não mencionar nada dela.
“Para nós, evangélicos, significa a vinda de Deus para esse mundo de forma física, como salvador. E existe também a questão de esperança para as pessoas, em que Deus enviou o seu filho para esse mundo para dizer o quanto Ele se importa conosco e nos ama”, afirma.
O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, a data é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo. Esperança e tempo de renovação fazem parte do espírito natalino. O Natal traz, não só para os cristãos, mas para muita gente, um desejo de fechamento e início de ciclos.
Deus condena a adoração de deuses pagãos. “A Bíblia não ordena às pessoas a comemorarem o nascimento de Cristo com um feriado religioso. O dia 25 de dezembro é uma data que tem sido observada durante séculos como um feriado pagão em homenagem ao deus do sol.
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.