Ela alimenta-se de pequenos animais, tais como pequenos crustáceos, pequenos peixes, moluscos e zooplâncton. No Hemisfério Sul, essa baleia alimenta-se preferencialmente de krill, que nada mais é que um conjunto de animais invertebrados que lembram camarões.
No hemisfério sul, o principal alimento das baleias jubarte (Megaptera novaeangliae), da subordem Mysticeti, é o krill – um pequeno crustáceo semelhante ao camarão.
As baleias são predadores de topo de cadeia, não são normalmente predadas por outros animais e se alimentam de uma grande variedade de espécies, controlando, assim, as populações, e evitando que a biodiversidade seja afetada.
No entanto, apesar deste parentesco evolutivo, e ao contrário dos ungulados de dedos pares, as baleias (e todos os cetáceos) são carnívoros. Isto significa que os cetáceos comem outros animais para satisfazer as suas necessidades nutricionais.
A carne de baleia foi muito popular no Japão depois da II Guerra por causa da escassez de comida. Era servida na forma de sashimis, hambúrgueres e almôndegas. Mas o consumo tem caído nas últimas três décadas. Hoje, a maioria é contra a caçada a esse animal e não percebe diferenças entre sua carne e a dos peixes.
Não. Primeiramente, a única baleia que é fisicamente capaz de engolir um humano inteiro é a cachalote, também chamada de cacharreu. Mas uma vez que ele estiver nos estômagos da baleia (elas têm 4 cavidades de estômago, como as vacas), não haverá ar, e lá é cheio de ácido gástrico.
O único predador natural do cachalote é a orca ( Orcinus orca ), um Odontoceti da família dos golfinhos. Bandos de orcas atacam, em geral, fêmeas de cachalotes com filhotes.
Sob as ondas, é possível avistar um agrupamento de orcas – predadoras gigantes e refinadas, cada uma com cerca de 8 metros de comprimento e pesando em torno de 6 toneladas. Cada uma com mandíbulas enormes, cheias de dentes. Elas estão à caça de baleias, um dos mais maiores animais que já viveram neste planeta.
Cachalote ou cacharréu (nome científico: Physeter macrocephalus) é a maior das baleias dentadas (odontocetos) e o maior predador com dentes. É o único membro vivo do gênero Physeter e uma das três espécies existentes na superfamília Physeteroidea, juntamente com o cachalote-pigmeu e o cachalote-anão do Kogia.
Eles também capturam cerca de 37 bilhões de toneladas de dióxido de carbono, o equivalente a quatro florestas da Amazônia. Excremento de baleia tem um efeito multiplicador no fitoplâncton, pois contém ferro e nitrogênio, os elementos que o fitoplâncton precisa para crescer; então, quanto mais baleias, mais oxigênio.
Esse buraco funciona como nosso nariz, ajudando elas a respirarem. Esse ar quente, ao encontrar o frio da atmosfera, condensa-se, criando uma nuvem de gotinhas de água. Para se ter uma ideia, esse 'borrifo' pode chegar até nove metros de altura, mas depende do tamanho do animal.
Assim, as dimensões corporais dos cetáceos são limitados não por fatores físicos, mas por fatores energéticos e disponibilidade de alimento. Enquanto mamíferos, os cetáceos respiram ar, tal como nós.
Nesse vídeo, podemos ver um grupo de baleias jubarte comendo. Elas se agrupam, fazem o cerco e sobem juntas para ingerir o alimento. Você sabia que só uma baleia jubarte pode comer 1,5 toneladas de peixes e crustáceos diariamente? Fonte: AkxPro.
O filhote desenvolve-se dentro do corpo da mãe, e a gestação dura de 11 a 12 meses. Os filhotes já nascem com grande tamanho e peso, apresentando cerca de 7 metros de comprimento e mais de 2 toneladas. A baleia-azul é um mamífero que já foi muito ameaçado pela caça.
Ela alimenta-se de pequenos animais, tais como pequenos crustáceos, pequenos peixes, moluscos e zooplâncton. No Hemisfério Sul, essa baleia alimenta-se preferencialmente de krill, que nada mais é que um conjunto de animais invertebrados que lembram camarões.
Quando se sentem ameaçadas, em algumas ocasiões, elas balançam as caudas e arremessam seus dejetos contra os predadores. A bióloga também explica que, quando estão sob ataque, as baleias se reúnem em uma formação circular para protegerem-se.
Tal como outros animais de níveis tróficos mais elevados da cadeia alimentar, a orca é particularmente susceptível ao envenenamento pela acumulação de bifenil policlorado (ou PCBs) no corpo.
Tubarão: o Rei dos Mares é o bate-papo realizado pela Equipe de Educação do AquaRio. de maus, os tubarões na verdade são grandes vítimas da ação dos seres humanos.
Depois que vi, em uma determinada gramática, caxarelo como masculino de baleia, fiquei com essa dúvida. O Michaelis (brasileiro) regista caxarela: «Macho da baleia quando adulto, em oposição ao madrijo, que é a fêmea. Var.: caxarelo, caxarrela, caxarrelo, caxarréu.»
Apesar de sua imponência, as baleias alimentam-se principalmente de pequenos organismos, como pequenos crustáceos chamados krill. No entanto, algumas espécies podem comer 40 milhões de krills todos os dias, aproximadamente 3,6 toneladas.
Uma orca, também chamada de baleia assassina, devorou um tubarão branco em apenas 2 minutos. A imagem foi capturada por um grupo de cientistas ao largo da costa de Mosselbaai, na África do Sul. Esta é a primeira orca da história que foi observada caçando individualmente um tubarão branco.
No grupo dos cetáceos sem dentes é que estão as baleias. Elas não têm dentes, mas possuem as famosas barbatanas (cerdas bucais) que peneiram e retêm o alimento engolido (zooplâncton e pequenos peixes e crustáceos) em grandes goladas de água na superfície.