“Podem mulheres serem pastoras?”. Eu diria que o Novo Testamento ensina claramente que as mulheres não devem servir como pastoras (que o Novo Testamento também chama de superintendentes ou anciãos/presbíteros).
A Igreja Católica não ordena mulheres para o sacerdócio, mas, nas evangélicas, esse tema está longe de ser um consenso. Uma mulher pode ser pastora em muitas denominações e, no Brasil, isso é mais comum em pequenas igrejas pentecostais.
Qual o versículo da Bíblia que fala que a mulher pode ser pastora?
Em 1 Timóteo 2.11,12, o apóstolo Paulo escreveu: “A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio”.
O igualitarismo diz que não há restrições bíblicas baseadas no gênero para exercer cargos na igreja, na sociedade e no lar. Essa diferença é inexistente porque todos são um em Cristo.
Homens e mulheres podem ser pastores'", ele já escreveu. Zibordi sugere a essa pessoa começar por Gênesis. "Por que o Senhor não formou primeiro a mulher e, depois, tomou uma das costelas dela para formar o homem? Porque Ele é soberano e decidiu priorizar o homem."
Uma simples leitura deste versículo proíbe uma mulher de ensinar as Escrituras (ou seja, pregar) ou de exercer qualquer outra forma de autoridade sobre homens.
8 E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas. 9 Enquanto ele ainda falava com eles, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, porque ela era pastora.
A primeira mulher batista que foi pastor consagrado é a americana Clarissa Danforth na denominação Batista de Livre Arbítrio em 1815. Posteriormente, outras ordenações de pastoras também aconteceram em várias denominações.
A ordenação de mulheres ao pastorado (bem como, ao diaconato e presbiterado) não é uma unanimidade entre as igrejas evangélicas, em algumas denominações há sérias restrições quanto ao ministério feminino, proibindo-as de exercerem cargos de liderança. É uma visão que destoa dos princípios bíblico.
Isto é evidente em Gênesis 3, pois o Senhor fala primeiro com Adão sobre o pecado do primeiro casal, e isso é confirmado por Romanos 5.12-19, onde o pecado da raça humana é atribuída a Adão e não a Eva. Em resumo, 1 Timóteo 2.12 proíbe as mulheres de ensinar ou exercer autoridade sobre os homens na igreja.
Onde está escrito na Bíblia que Zípora era pastora?
Ela atua como pastora junto a suas seis irmãs (Ex 2,16). Também junto às irmãs, ela informa seu pai sobre o ocorrido no poço, participando de um discurso coletivo (Ex 2,19). No mais, é preciso imaginar que, junto a suas irmãs, Séfora chama Moisés para ir ao encontro de Jetro (Ex 2,20).
Não existe nenhuma, absolutamente nenhuma referência ou exemplos bíblicos de que a esposa tem que ter a mesma vocação ministerial do marido. Portanto, não. A esposa do pastor não é pastora por ser uma só carne com ele. “A ESPOSA DO PASTOR TEM QUE SER CHAMADA DE PASTORA POR RESPEITO…”
Porque existem mulheres que concordam que mulheres não devem ser pastoras, e homens que consentem que mulheres possam exercer o ofício pastoral sem problema. Assim, não se trata de uma questão de machismo, mas sim, de interpretação bíblica.
A nova medida estabelece uma condição para que as igrejas se afiliem à SBC: nenhuma mulher dentro da igreja teria permissão para ter o título de pastora.
Mas o que muitos não percebem é que mulheres pastoras foram ordenadas quase duas décadas antes, em 23 de setembro de 1995, na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Sligo [Sligo Seventh-day Adventist Church, no inglês], em Maryland.
Ela foi uma líder e profetisa do povo hebreu durante o Êxodo do Egito. Em Êxodo 15:20-21, Miriam é descrita como uma cantora e dançarina, liderando outras mulheres em celebrações de adoração a Deus. Seu papel como líder espiritual a torna uma das primeiras pastoras mencionadas na Bíblia.
Maria de Nazaré, Maria Madalena, a samaritana ou a cananeia. Elas estavam lá desde o início. Apesar de desprezadas pela história, várias mulheres tiveram um papel fundamental na vida de Jesus.