A esposa de um pastor tem um nobre chamado. Em alguns aspectos, este chamado é como o de qualquer outra mulher cristã. Deus diz em Gênesis 2:18: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” Beba dessas palavras.
Suas qualidades podem ser descritas em quatro distintivos: “respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo” (1 Tm. 3:11). A dignidade que se espera da esposa de um presbítero não é menor do que se espera de seu marido: devem ser exemplos de maturidade no Senhor, comportando-se de maneira paciente e cristã.
Ela precisa entender o chamado pastoral do esposo e acompanhá-lo. A esposa do pastor deve estar envolvida na igreja local, aconselhar com seu esposo, entender como os departamentos funcionam, e, em muitas situações, ela precisa estar na liderança de departamentos.
No século I não existia essa preocupação de ordenar uma pessoa ao pastorado como vemos hoje. O Novo Testamento não incentiva e nem proíbe a mulher à frente de um ministério porque esse tema não é tratado nas Sagradas Escrituras.
Sabemos que a obra pastoral é nobre e exige muito dos pastores, I Tm 3:1-7 descreve suas responsabilidades, mas no versículo 11 sua esposa também é citada, e isso quer dizer que há uma obra que exige de cada uma certas qualidades.
TODA ESPOSA DE PASTOR DEVE OUVIR ISSO!!! - PODCAST AMOFAMÍLIA
Qual o significado da esposa do pastor?
Conforme a visão tradicional que ainda é bastante forte na Igreja, a esposa do pastor deve organizar a sua vida orientando-se pelas necessidades do ministério do marido e, em termos ideais, assumir a sua parte na comunidade e em casa para ajudar na realização do ministério.
É um dia para agradecer ao Senhor pela vida dela, que é uma auxiliadora na caminhada, que encara as aventuras do ministério e que transmite vida por onde passa! Prepare-se para desejar um parabéns especial para as esposas de Pastor que você conhece.
8 E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas. 9 Enquanto ele ainda falava com eles, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, porque ela era pastora.
Gênesis 29:9 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Ele ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas do seu pai, pois ela era pastora.
A primeira mulher batista que foi pastor consagrado é a americana Clarissa Danforth na denominação Batista de Livre Arbítrio em 1815. Posteriormente, outras ordenações de pastoras também aconteceram em várias denominações.
A esposa do pastor também se torna útil para a igreja local quando passa a ser a “psicóloga” de seu marido, constantemente ouvindo suas dificuldades e o orientando conforme a Palavra de Deus e o que o Senhor espera de seu esposo como pastor no Reino de Deus.
A Igreja Católica não ordena mulheres para o sacerdócio, mas, nas evangélicas, esse tema está longe de ser um consenso. Uma mulher pode ser pastora em muitas denominações e, no Brasil, isso é mais comum em pequenas igrejas pentecostais.
Essa esposa ama ao seu Senhor, a Sua Igreja, mas valoriza o seu direito de escolher piedosamente onde e como deve estar envolvida. Ela não se sente obrigada a aceitar qualquer outra função que lhe seja imposta, só porque é esposa do pastor. Mesmo assim apóia de todo o coração o trabalho do marido.
“Podem mulheres serem pastoras?”. Eu diria que o Novo Testamento ensina claramente que as mulheres não devem servir como pastoras (que o Novo Testamento também chama de superintendentes ou anciãos/presbíteros).
Onde está escrito na Bíblia que Zípora era pastora?
Ela atua como pastora junto a suas seis irmãs (Ex 2,16). Também junto às irmãs, ela informa seu pai sobre o ocorrido no poço, participando de um discurso coletivo (Ex 2,19). No mais, é preciso imaginar que, junto a suas irmãs, Séfora chama Moisés para ir ao encontro de Jetro (Ex 2,20).
Usando um colarinho clerical e com as mãos postas diante de um altar na Igreja Luterana do Redentor, no coração de Jerusalém, Sally Azar se tornou a primeira mulher palestina a exercer o ofício de pastora.
Uma simples leitura deste versículo proíbe uma mulher de ensinar as Escrituras (ou seja, pregar) ou de exercer qualquer outra forma de autoridade sobre homens.
Quem foi a primeira pastora na Assembleia de Deus?
No dia 23 de abril de 2005, ao ser consagrada pastora ao lado de seu marido Jairinho, Cassiane também entrou para a história da Assembleia de Deus, como a primeira pastora da denominação centenária, quebrando um dos maiores tabus da instituição: o pastoreado feminino.
Olha, o papel da esposa do pastor é, olha só, ser esposa do pastor, não necessariamente a esposa do pastor é uma pastora. Pra algumas, isso é um peso muito grande, porque o ministério pastoral tem a ver com uma vocação, a vocação dada pelo Espírito Santo.
Pode-se ter vasos de plantas com flores, artificiais ou naturais, regadores e ferramentas de jardim, borboletas. Pode-se fazer apenas um cantinho de foto, onde o tema jardim predomine. Pode-se decorar toda a igreja ou a sala de aula das crianças, refeitório.