O Salvador respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. [Mateus 22:37–39] Seremos capazes de fazer isso?
O amor próprio, aos olhos de Deus é altruísta, disposto a dar e a receber. Jamais deve ser egoísta! Por tanto, ame-se! Você é especial para Deus e amado por Ele.
(Mateus 10:31) Mas a Bíblia diz que devemos colocar o amor próprio no devido lugar e não ficar pensando só em nós mesmos. O nosso amor próprio está baseado no valor que Deus nos dá. A Bíblia diz em Salmos 8:3-5: “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que firmaste.
Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo o que é bom. No ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia e irrepreensível, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós.
1Timóteo 4:16 NAA. Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem.
Significado de amar o próximo como a ti mesmo (estudo bíblico) | # 245
O que significa amar a si mesmo?
Amor-próprio é o apreço nutrido por si mesmo. É a aceitação das qualidades, defeitos, conquistas, fracassos, escolhas e experiências de vida em sua plenitude. Quem se ama compreende que é imperfeito e pode errar, além de estar disposto a melhorar sem interferência do orgulho.
Onde está escrito na Bíblia "Tem cuidado de ti mesmo"?
1Timóteo 4:16 ARA. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.
O apostolo Paulo diz; “Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne antes a alimenta e sustenta como também o Senhor à igreja” Ef. 5. 29. Amar a si mesmo é o primeiro cuidado que devemos cultivar em nossa vida.
Porque nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos.
Pratique o autocuidado: Cuide de si mesmo física e emocionalmente. Isso inclui dormir o suficiente, alimentar-se com dignidade, praticar exercícios físicos e encontrar atividades que tragam alegria e relaxamento. Ao cuidar de si mesmo, você envia uma mensagem de amor e valorização para si mesmo.
Então, o que é amor próprio? Amor próprio é a consideração que temos por nosso próprio bem estar e felicidade. É cuidar de si mesmo com a mesma dedicação e gentileza que oferecemos aos outros. Significa valorizar-se, respeitar suas próprias necessidades e não se sacrificar excessivamente pelo bem dos outros.
3 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.
Negar-se a si mesmo quer dizer “não” às exigências do eu, isto é, fazer desaparecer o eu, destruir o eu, para que se possa ver Cristo em nós. Negar-se a si mesmo é o mesmo também que “renunciar-se a si mesmo” e às exigências do eu.
Renunciar é, acima de tudo, esvaziar a alma, a vontade, os pensamentos, os sentimentos, para que, assim, possamos nos encher dos sentimentos de Deus e para que eles estejam em nós! Por isso, trabalhemos a renúncia em cada dia de nossa vida. Renunciemos as pequenas coisas.
Paulo definiu a autonegação nas seguintes palavras: “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.19,20).
Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe e, no caminho, perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam: “João Batista; outros, Elias; outros, ainda, um dos profetas”. “E vós”, perguntou ele, “quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo”.
Cuidar de si mesmo significa estar atento aos seus deveres, seus dons, seu privilégio de atingir as profundezas da promessa de Deus. Paulo termina o versículo 16 dizendo qual é o resultado na vida do pastor que “cuida de si mesmo”; “porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes”.
Deus e nosso autocuidado estão intrinsecamente ligados. Cuidar de nós mesmos é um ato de gratidão e reverência a Deus, que nos deu a vida. O corpo é tão importante, que o Senhor o chama de templo de Deus (ver I Coríntios 3:16–17; 6:19–20).
Mas se alguém não cuida dos seus parentes, especialmente daqueles que são da sua própria casa, ele tem negado a fé e é pior do que aquele que não acredita em Cristo.