A Bíblia diz em Isaías 35:5-6: “Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se desimpedirão. Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.”
41 Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
Para Jesus, os deficientes eram oportunidades através dos quais o poder de Deus podia ser revelado. A Bíblia diz em João 9:2-3: “Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
A cegueira era vista como um castigo divino ao pecado humano (cf. Jo 9,1-2), tanto é que na comunidade de Qumran12 as pessoas não eram admitidas. Mas, para Jesus os cegos eram acolhidos e curados no caminho: em Betsaida (8,22s); Jericó (10,46s); e o cego de nascença de Jerusalém (Jo 9,24s).
No Antigo Testamento, as relações entre doença ou deficiên- cia e vontade divina podem ser observadas em Êxodo 4, 11. Aí Deus se declara autor da deficiência, quando fala a Moisés: “Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou Eu, o Senhor?”.
3 COISAS QUE TE DEIXAM CEGO EM RELAÇÃO A DEUS (Cegueira Espiritual) - Momento com Deus
Como Jesus tratava as pessoas com deficiência?
Jesus em sua compaixão curou muitos doentes e muitas pessoas com deficiências. Muitas vezes, quebrando regras religiosas a fim de dar liberdade para alguns paralíticos e cegos, sendo, muitas vezes, perseguido pelas autoridades de sua época.
Em geral, as pessoas com deficiências físicas desenvolvem grande força espiritual justamente por terem essas deficiências. Essas pessoas têm direito a todas as bênçãos que Deus reservou para Seus filhos fiéis e obedientes.
O personagem Mateus, interpretado pelo ator Paras Patel, discípulo de Jesus e ex-cobrador de impostos é autista. Em uma entrevista a equipe de produção de The Chosen explicou por que o personagem de Mateus é retratado como autista na série.
Jesus lhe perguntou: — O que você quer que eu faça por você? E o cego respondeu: — Eu quero voltar a ver, Mestre! Então Jesus lhe disse: — Você pode ir embora agora, pois a sua fé o curou. E no mesmo instante o cego recuperou a sua visão e começou a seguir Jesus estrada fora.
O que a Bíblia fala sobre pessoas com deficiência?
O texto bíblico mais escandaloso sobre os deficientes físicos é Lv 21,18ss, em que se proíbe a pessoa com deficiência física de ter atuação direta no culto divino. Esse princípio, porém, não volta em nenhuma outra passagem — quer do Primeiro, quer do Segundo Testamento.
A situação de um cego na época de Jesus era mesmo como a situação de um leproso: eram tidos como malditos e castigados, por isso viviam afastados da sociedade e eram realmente marginalizados.
Em dois episódios distintos na Judeia, Jesus curou um cego na cidade de Jericó, e outro em Jerusalém. O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34).
Resumo: No Evangelho de João, encontramos uma narrativa, que é a Cura do Cego de Nascença (Jo 9, 6-7). Nesta narrativa, Jesus cospe na terra, faz lama com saliva, unta com esta lama os olhos do cego e manda-o lavar na piscina de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele vai lavar-se e volta de lá curado.
Jesus curando o cego perto Jericó é um dos milagres de Jesus narrado nos três evangelhos sinóticos. (Marcos 10:46–52, Mateus 20:29–34 e Lucas 18:35–43) Segundo a tradição cristã, o milagre teria ocorrido quando Jesus passava perto de Jericó, antes da paixão. Jesus curando o cego perto de Jericó. Séc.
O Salvador explicou que nem seus pais nem o homem haviam pecado. O homem era cego para que Jesus pudesse curá-lo e mostrar às pessoas o poder de Deus. Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego. Depois disse ao homem que lavasse os olhos.
Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções. Saulo abriu os olhos, mas não via nada. Ele estava cego.
Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando. Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito.
Porque Jesus curou o cego de Betsaida em duas etapas?
Jesus poderia ter curado este cego de uma vez; mas o curou em duas etapas para nos mostrar que devemos perseverar na fé e na esperança e acolher a Sua vontade em nossa vida.
Por que o cego Bartimeu chamava Jesus de filho de Davi?
A expressão “filho de Davi” usada por Bartimeu (Mc 19:47) não identifica o pai biológico de Jesus, mas o seu descendente (Mt 1:1-17; Lc 3:23-38). Este também era um título atribuído ao Messias tão esperado pela nação judaica (2Sm 7:12, 13; Is 11:1,10).
O que a Bíblia fala sobre a pessoa com deficiência?
O assunto inclusão está presente na Bíblia. Deus, que é Soberano e Criador, fez cada ser humano para o louvor da sua glória. Em Êxodo 4.11, encontramos um diálogo entre Deus e Moisés onde aprendemos que as limitações e deficiências fazem parte do plano Dele “...
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
Os deficientes serão curados. A Bíblia diz em Isaías 35:5-6: “Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se desimpedirão. Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.”