Querido leitor (a), no Evangelho de Mateus 11.28-30, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma.
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.
ISAÍAS 40:29-31 BPT09DC. Ele dá forças ao cansado e enche de vigor aquele que é fraco. Até os jovens se cansam e fatigam, e os mais valentes também tropeçam. Mas os que confiam no SENHOR renovam as suas forças; lançam-se como as águias, correm sem se cansarem, andam sempre sem se fatigarem.
Ora, a Bíblia nos ensina que, logo após a queda, como parte dos resultados da rebelião de Adão e Eva, o trabalho passou a ser maldito (Gn 3.17-19). A queda faz com que aquilo que seria tranquilo e recompensador se torne árduo e frustrante.
Conforme destaca Subirá, “Deus conhece o nosso cansaço e Ele se dispõe a nos fortalecer”. Em seguida, explica que, embora tenhamos a necessidade do renovo das forças do corpo, Jesus alivia e também oferece descanso para a alma. “Nossa estrutura é limitada. Deus reconhece que o homem precisa de descanso.
Querido leitor (a), no Evangelho de Mateus 11.28-30, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma.
Ó SENHOR Deus, tem compaixão de mim, pois estou aflito! Os meus olhos estão cansados de tanto chorar; estou esgotado de corpo e alma. A tristeza acabou com as minhas forças; as lágrimas encurtam a minha vida.
O ritmo de vida que levamos diariamente tem nos conduzido a pensar que é normal vivermos ansiosos. Mas isso não é verdade. Deus não pensa assim e Ele não nos criou para sermos ansiosos, principalmente porque “o coração ansioso deprime o homem” (Pv. 12.25).
Fadiga é um fenômeno relatado desde a antiguidade. O termo é usado na Bíblia relacionando-o a sofrimento por causas físicas (trabalho excessivo) ou mentais (sentimento de culpa) (9).
3.3 O Espiritismo e a Síndrome de Burnout e a Depressão
De acordo com o espiritismo, as características da síndrome de burnout e da depressão podem ser casos de obsessão espiritual ou de evolução espiritual da pessoa. Conforme Schubert (2001, p. 130), o ser humano é um espírito imortal.
Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade. Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará? Já estou cansada do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas.
Quando os braços de Moisés ficaram cansados, Arão e Hur pegaram uma pedra e a puseram perto dele para que Moisés se sentasse. E os dois, um de cada lado, seguravam os braços de Moisés.
Cansaço espiritual está relacionado com a perda de sentido da vida, independente da religião que a pessoa siga. Entre os sintomas principais estão o medo de morrer, a desesperança, sentimentos de abandono ou até de revolta com Deus.
Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.
Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.
O cansaço espiritual tem relação com a perda de sentido da vida. Os principais sintomas são: medo de morrer, perda da esperança, sentimentos de abandono e até revolta com o que cada um chama de Deus ou força superior.
O cansaço é um sintoma físico ou mental que está diretamente relacionado ao esforço realizado ao longo do dia. É aquela sensação de desconforto que você sente quando realiza uma atividade física muito intensa ou tem um dia muito corrido no trabalho. Já a fadiga é a sensação de estar cansado o tempo todo.
Outro personagem bíblico de muita relevância e que chegou ao extremo da ansiedade, cogitando, inclusive, dar cabo à própria vida, foi Jonas, o evangelista a contragosto.
Em Mateus 6:34, Jesus diz: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã.” Preocupações excessivas com o futuro podem desencadear ansiedade. Em vez disso, a Bíblia nos encoraja a viver no presente, confiando que Deus cuidará de nossas necessidades.
O apóstolo Paulo disse em Romanos 12: 2 que somos transformados pela renovação da mente. Muitos de nós pensam que, uma vez que nossa vida seja transformada, nossa mente será renovada. Na verdade, é o contrário. Quando nascemos, a maioria de nós saiu do útero, para este mundo, de cabeça primeiro.
“Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não desfalecerão.” “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados.” “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.”