Salmo 37.1–3 Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.
Trata-se de um sentimento tão destrutivo, maléfico e mesquinho, mas que infelizmente está presente nas relações entre as pessoas. Por isso, busquemos a elevação de nossa fé. Diz a palavra de Deus em Provérbios, capítulo 13, versículo 30: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos”.
* 3 Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. * 4 Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau. * 5 Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei.
A inveja vem de longe. A bíblia trata do assunto em várias passagens. Em Pv 14:30, por exemplo, diz que "a inveja é a podridão de nossos ossos." Salomão está querendo dizer que a pessoa invejosa está doente (física, emocional e espiritualmente).
“Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.” Gálatas 5:26. “Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.” Tiago 3:14.
Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.
O décimo mandamento: “não cobiçar as coisas alheias", trata justamente dessa desordem do querer. Com a inveja evidencia-se ainda um outro pecado: o da idolatria, pois o invejoso coloca-se no lugar de Deus e quer que o verdadeiro Deus esteja sujeito às suas veleidades.
A inveja (do latim invidia) 'é o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. A pessoa invejosa ignora suas próprias conquistas e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento. O invejoso ignora tudo o que possui, para cobiçar o que é do próximo.
Provérbios 14:30 “O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos”. A palavra inveja, em hebraico quinah, significa literalmente ambição desmedida. No conceito bíblico, é uma doença da alma. Salomão a chama de “podridão dos ossos”.
É que o sentimento ativa a uma área do cérebro que também está envolvida no processamento da dor física. Os cientistas chegaram à conclusão ao estimular a sensação e, ao mesmo tempo, examinar o cérebro dos participantes com ressonância magnética funcionar.
Mas quem detecta o invejoso? Por isso Salomão pergunta: “Quem pode resistir à inveja?” Do homem furioso e irascível você pode fugir, se esconder ou se defender, porque você pode vê-lo no momento do ataque.
Se desejar ao próximo um mal grave, é pecado mortal: Santo Agostinho via na inveja «o pecado diabólico por excelência» ( 274 ). «Da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pelo mal do próximo e o desgosto causado pela sua prosperidade» ( 275 ).
A consequência é ser "sugado", também do ponto de vista energético, sem que sequer se imagine a causa disso”, explica. Em vista disso, a inveja pode criar um sentimento de isolamento para quem está sendo invejado, e desenvolver inúmeros problemas emocionais, como a depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos.
O ódio é cruel e destruidor, mas a inveja é pior ainda. É melhor a crítica franca do que o amor sem franqueza. O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas, quando um inimigo abraçar você, tome cuidado!
A inveja faz com que elas tentem ser importantes aos olhos do homem. Se você luta contra essa atitude, entenda que Deus o tem no lugar onde você se encontra por uma razão. Ele tem um bom plano para a sua vida e sabe como você precisa estar preparado para esse plano. Não despreze os pequenos começos.
c) o nôus refere-se ao espírito e corresponde aos vícios da inveja e da vaidade (soberba). Demoníacos vícios que lideram – máximo-capitais – porque encabeçam e desencadeiam muitos outros formando um verdadeiro exército atrás de si (geram cerca de cinqüenta filhas).
Na Bíblia encontramos exemplos de sucesso que incomodaram, que suscitaram inveja. Podemos citar a inveja profunda de Satanás ao ver Adão no Jardim do Éden. Quando viu que tudo ali era bom e estava em paz, tramou a mais ardilosa mentira para fazer o homem pecar.
O Papa também aconselha a proteger o coração contra o “verme do ciúme” através da prática da caridade e da empatia (Homilia na Casa Santa Marta, 24/01/2020). São Tomás de Aquino compreende a inveja como um vício capital, uma tristeza pelo bem alheio, que o invejoso sente como um mal para si mesmo.
Na inveja, a falta se refere a algo que você não possui, mas que outra pessoa tem. Ambos os sentimentos são exteriorizados de forma muito semelhante: são parcialmente negados, mas aparecem indiretamente através do medo de perder, raiva, traição, insegurança, inferioridade, vingança, paranoia etc.
O mau olhado, ou o olho gordo. é considerado uma superstição, onde o olhar invejoso de outro poderia causar males, enfermidades ou até mesmo a morte. Mas essa expressão. não é encontrada na Bíblia de forma direta.
“Foi pela inveja do demónio que a morte entrou no mundo.” 2 O Catecismo da Igreja Católica afirma que a inveja é um vício capital e a define como “a tristeza que se sente perante o bem alheio e o desejo imoderado de se apropriar dele, mesmo indevidamente.”