Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Vivo eu, que o meu juramento, que desprezou, e a minha aliança, que quebrou, isto farei recair sobre a sua cabeça. Porque desprezou o juramento, quebrando a aliança; eis que ele tinha dado a sua mão; contudo fez todas estas coisas; não escapará.
Muitas vezes, Abraão, o pai da fé, perdeu sua fé em Deus e tentou agir com as próprias forças. Assim a aliança foi quebrada inúmeras vezes por ele. Mas, quem pagou o preço dessa aliança fragmentada novamente não foi Abraão, foi Deus. Cristo morreu por nós para refazer essa aliança entre Deus e seus filhos.
Quais as consequências da quebra da aliança com Deus?
Deus não quebra aliança e não nos permite quebrá-la também. Quando alguém que está em aliança com Deus, desobedece e não aceita as condições estipuladas por esta aliança, a conseqüência é a maldição, mas Deus não quebra Sua aliança.
Quando Jesus celebrou pela primeira vez a Santa Ceia, ele disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue derramado em favor de vocês” (Lc 22.20).
A ira, a mentira, o egoísmo, o orgulho, o abuso em todas as suas dimensões, a indiferença para com as necessidades do cônjuge e o divórcio.” Este versículo não está na Bíblia. Apenas aproveitei o estilo do escritor de Provérbios (Pv 6.16-19).
ALIANÇAS ESPIRITUAIS SÃO QUEBRADAS NO MUNDO ESPIRITUAL!
O que anula um casamento segundo a Bíblia?
“O matrimônio, como sacramento, é indissolúvel. Mas a Sagrada Escritura também mostra que pode ocorrer matrimônio falso, o que significa que não foi válido, ou melhor, nunca existiu”, explica o mestre em Direito Canônico, padre Helder Salvador.
Jesus mostra que a aliança matrimonial pode ser quebrada pela infidelidade e que, neste caso, o divórcio é autorizado, mas não obrigatório. Além disso, no caso de divórcios válidos, o novo casamento é autorizado. Palavras-chaves: Divórcio e novo casamento (NT). Mateus 5.31,32.
As alianças são um selo de fidelidade. Quando o sacerdote benze as alianças, representa que Deus está se “lembrando” de seu contrato de amor para conosco. O cônjuge que é fiel ao seu companheiro está sendo fiel ao seu Criador e tornando concreto e atual o contrato amoroso de Deus com seu povo.
As alianças tornaram-se símbolo do compromisso e união entre os casais cristãos. Um outro significado interessante para a escolha do dedo anelar remonta aos chineses. Segundo eles, cada dedo da mão representa algo.
São eles: a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça ou negligência (acédia). 1867. A tradição catequética lembra também a existência de «pecados que bradam ao céu».
Em alguns círculos da igreja o divórcio é como um pecado imperdoável. Pessoas que se divorciaram são tratadas como se tivessem a peste: não podem servir na igreja e não são dignos de confiança.
A Lei Antiga, determinada por Deus para vigorar em Israel, por cerca de 1440 anos prescrevia: morte por apedrejamento em razão de determinadas transgressões daquela Lei dada por meio de Moisés. como maldito de Deus deveria se anunciar a si mesmo publicamente o leproso.
e disse: — Você quebrou a sua aliança comigo e desobedeceu aos meus mandamentos; por isso, eu vou tirar o reino de você e vou dá-lo a um dos seus oficiais.
A única maneira de restaurar a aliança quebrada era uma volta à Palavra de Deus. Não existe reforma espiritual sem a Palavra de Deus. Sem as Escrituras o povo perde o caminho, sem profecia o povo se corrompe!
Porque não se pode colocar aliança de outra pessoa?
Colocar um anel no dedo de outra pessoa significa aceitar o dom da outra como um tesouro exclusivo. Uma traição pode acontecer já que andar sem uma aliança demonstra que vocês não estão juntos.
A Bíblia tem muito a dizer sobre a importância da aliança. Ela nos lembra que a aliança é um acordo sagrado, uma promessa de fidelidade e compromisso. Em Eclesiastes 4:9-12, por exemplo, lemos sobre a importância de ter um parceiro para compartilhar a vida e enfrentar os desafios juntos.
As Escrituras indicam o casamento como uma aliança: “sendo ela (a esposa) a tua companheira e a esposa de tua aliança” (Malaquias 2,14). “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19,6).
E Jesus lhes disse: — Quem repudiar a sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela. E, se ela repudiar o seu marido e casar com outro, comete adultério”. Neste texto, diferente dos outros, não há nenhuma cláusula de exceção para o divórcio.
Qual o verdadeiro significado da aliança de casamento?
Significado da aliança de casamento: É o símbolo de amor e devoção, da concordância de um casal em amar e respeitar um ao outro. Sendo assim, sua forma circular representa que não tem começo nem fim, é constante como o amor deve ser.
Precisa aliança para casar no civil? Nada é obrigatório, mas existe sim o momento da troca das alianças no casamento civil, assim como no religioso. O Juiz de Paz faz seu discurso formal e termina com a tradicional pergunta sobre ambos realizarem o ato de livre e espontânea vontade.
Se Deus permitiu que houvesse uma separação ou divórcio, não foi porque Ele quis que isso acontecesse, mas porque não poderia forçar um cônjuge a permanecer ao lado do outro, pois Ele respeita o livre arbítrio de cada um. Este é um ponto que merece uma ponderação.
Independente dos motivos, o cristão que se casa com outra pessoa, sem que seu cônjuge anterior tenha morrido, entrará em adultério, tanto ele como ela: “Qualquer que deixa sua mulher e casa com outra adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido adultera também” (Lc 16.18).
Em meio a um casamento infeliz pode parecer que o inimigo é o cônjuge, mas Deus nos diz que o verdadeiro inimigo é Satanás, e a Bíblia nos adverte que ele está à solta para nos devorar (I Pd 5:8).