O que a Bíblia diz sobre quem não paga suas dívidas?
A Bíblia diz em Romanos 13:8: “A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.” Pague as suas contas e dívidas a tempo. A Bíblia diz em Provérbios 3:27-28: “Não negues o bem a quem de direito, estando no teu poder fazê-lo.
Fique no azul: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” - Romanos 13:8” Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha.
Então o senhor chamou o homem cuja dívida ele havia perdoado e disse: 'Servo mau! Eu perdoei sua imensa dívida porque você me implorou. Acaso não devia ter misericórdia de seu companheiro, como tive misericórdia de você?
CUIDADO COM O CALOTEIRO “Não estejas entre os que se comprometem, e entre os que ficam por fiadores de dívidas, pois se não tens com que pagar, deixarias que te tirassem até a tua cama de debaixo de ti?” (Provérbios 22:26,27).
A Bíblia diz em Romanos 13:8: “A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.” Pague as suas contas e dívidas a tempo. A Bíblia diz em Provérbios 3:27-28: “Não negues o bem a quem de direito, estando no teu poder fazê-lo.
Economia e frugalidade: A Bíblia nos ensina a evitar o desperdício e a sermos prudentes com nossas finanças. Em Provérbios 13:11, lemos: "O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais". Devemos gastar sabiamente e economizar sempre que possível.
O ímpio toma emprestado e não paga; mas o justo se compadece e dá. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
Para resolver essa situação, devemos nos organizar, acertar as contas e, além disso, recorrer à fé, por meio dos salmos para pagar dívidas. Separe um tempo do seu dia para ler estes poderosos dizeres.
Uma pessoa que deve a você, não cumpriu com a obrigação de pagar a dívida e existe a recusa em cumprir, você poderá cobrar em juízo e a outra parte (devedor) responderá por perdas e danos. Conforme art. 389 do Código Civil de 2022.
“O sábio economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa, mas o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe.” Gastar menos do que ganha é uma premissa indispensável na vida de todas as pessoas.
Como fazer um propósito com Deus para sair das dívidas?
Em nome de Jesus Cristo, filho dele, nosso salvador, rogo-lhe! Amém". "Pai Celestial que me deste o universo como herança, abre-me a fonte da riqueza infinita para que agora mesmo eu comece a pagar todas as dívidas e mergulhar na abundância sem fim.
Nessa parte da conversa, demonstre preocupação com a situação de quem deve dinheiro a você. Pergunte se alguma coisa aconteceu, se você pode ajudar de alguma forma ou se houve algum imprevisto impedindo o pagamento do valor devido. Acha que cabe um elogio? Não hesite em usar dessa artimanha também.
A preocupação com os hábitos financeiros do homem é milenar. Provérbios 11.15: “Decerto sofrerá prejuízo aquele que fica por fiador do estranho; mas o que aborrece a fiança estará seguro”. Provérbios 22.26: “Não estejas entre os que se comprometem, que ficam por fiadores de dívidas”.
Veja o que a Palavra de Deus diz: "Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá" (Provérbios 11:24,25).
Frequentemente é incompreendida esta importante advertência de Mateus 6:24, repetida em Lucas 16:13. Jesus disse: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".
Provérbios 22:26-27 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Não se comprometa a garantir a dívida de outro, nem aceite servir de fiador. Se você não tiver como pagar a dívida, até a cama em que dorme será tomada.
As Escrituras nos advertem sobre o tropeço no que diz respeito a isto. Jesus disse que o que é elevado entre os homens é abominação perante Deus (Lc 16.13-15); e Ele falava acerca da ganância dos fariseus ao fazer esta afirmação. Há pessoas que são tão apegadas ao dinheiro que fazem dele um “deus” em suas vidas.
Salmo 41: 1 Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal. 2 O Senhor o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos. 3 O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu o restaurarás da sua cama de doença.
A riqueza que é fácil de ganhar é fácil de perder; quanto mais difícil for para ganhar, mais você terá. A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o desejo realizado enche o coração de vida. Quem despreza os bons conselhos acabará mal, mas quem os segue será recompensado.
Já na esfera religiosa, a Bíblia no Antigo Testamento no livro de Deuteronômio 23,20-22, diz assim: “Não emprestes a teu irmão com juros, quer se trate de empréstimo de dinheiro, de viveres ou qualquer outra coisa sobre a qual é costume exigir um juro.