Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.
A zombaria é um sintoma do pecado do orgulho. E o principal sentimento por trás da zombaria é o desprezo — pensar que somos melhores do que os outros —, ou seja, não apenas discordar do que elas dizem ou fazem, mas encarar as pessoas com desprezo.
Provérbios 24:17 Se teu inimigo cai, não te alegres com isso, e não exulte teu coração se ele tropeça, Quem zomba dos pobres revela desprezo pelo Criador deles; quem se alegra com a desgraça dos outros não ficará muito tempo sem castigo.
Vivemos em uma época em que cada vez mais pessoas zombam de Jesus Cristo, de Seus ensinamentos e de Seus seguidores. Zombar significa ridicularizar, caçoar ou provocar.
“Se você tentar corrigir uma pessoa debochada, acabará sendo ofendido e odiado. Se você tentar corrigir uma pessoa perversa estará prejudicando o seu próprio nome. Por isso, não repreenda o zombador, para que ele não o odeie; repreenda o sábio, e ele o amará!
Zombar dessa forma é pecado mortal, e mais grave do que a contumélia (injúria, insulto) que é também feita às claras. Na contumélia, com efeito, o mal de outrem é pelo menos tomado a sério, enquanto que o zombador o leva em brincadeira. Dá mostras de maior desprezo e de maior desonra.
Respondeu-lhe Jesus: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. E se ele pecar contra ti sete vezes por dia e sete vezes retornar a ti, dizendo: 'Estou arrependido! ' Tu lhe perdoarás”. (Evangelhos de: Mateus, cap.
14 Dos seus caminhos se fartará o que se desvia no coração, mas o homem bom se satisfará consigo mesmo. 15 O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos. 16 O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro.
20 Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias. 21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá. 22 O desejo do homem é a sua benevolência; e o pobre é melhor do que o mentiroso.
“Até quando vocês, ingênuos, amarão a sua ingenuidade? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento? Se acatarem a minha repreensão, compartilharei com vocês os meus pensamentos íntimos e lhes revelarei os meus ensinos.
Mas Deus confunde os zombadores capacitando aquele a quem Ele chama e o coloca por cima para que aqueles que zombavam, vejam o zombado no palco da vitória, dando glórias á Deus. a)Zombaria causada pelas circunstâncias da vida.
Eu, porém, lhes digo que basta irar-se contra alguém para estar sujeito a julgamento. Quem xingar alguém de estúpido, corre o risco de ser levado ao tribunal. Quem chamar alguém de louco, corre o risco de ir para o inferno de fogo.
Deus jamais deixará impune aquele que O zomba. Segundo o texto de Gálatas 6.7, a verdade é: “… aquilo que a pessoa semear, isso também colherá.” Se alguém semear desrespeito contra Deus, receberá desrespeito dEle. Provérbios 3.34 declara: “Certamente, ele escarnece dos escarnecedores…”
Os zombadores são frequentemente mencionados no livro de Provérbios. São pessoas que fazem do que é divino, santo e verdadeiro, objeto de brincadeiras frívolas. O veredicto de Deus sobre eles é que são orgulhosos e presunçosos: “O soberbo é presumido, zombador é o seu nome, trata com indignação e soberba” (cp. 21:24).
Zombaria com Jesus é o nome utilizado para vários episódios da vida de Jesus nos Evangelhos e um tema da arte cristã. Entre as ocasiões que Jesus foi zombado estão o momento seguinte ao seu julgamento no Sinédrio e antes de sua crucificação. Estes eventos são todos parte da Paixão.