O orgulho é o pecado universal, o grande vício. Sim, o orgulho é o pecado universal, o grande vício. O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). É o coração quebrantado e o espírito contrito (ver 3 Néfi 9:20; 12:19; D&C 20:37; 59:8; Salmos 34:18; Isaías 57:15; 66:2).
Qual o versículo da Bíblia que fala sobre o orgulho?
O orgulho é perigoso. A Bíblia diz em Provérbios 16:18: “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” A humildade produz honra. A Bíblia diz em Provérbios 29:23: “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.”
O cerne do orgulho é a inimizade para com Deus e para com nossos semelhantes. O orgulho é um pecado muito mal compreendido, e muitos pecam por ignorância (ver Mosias 3:11; 3 Néfi 6:18).
6 Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, porém dá graça aos humildes. 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Das profundezas do seu coração, Deus odeia o orgulho: “ Tu repreendes os orgulhosos; malditos os que se desviam dos teus mandamentos ” (Sl 119.21). “ O Senhor dos Exércitos o planejou para abater todo orgulho e vaidade e humilhar todos os que tem fama na terra ” (Is 23.9).
Para Deus, ser orgulhoso, é o mesmo que se afastar de tudo que nos liga a Ele. Isso porque, o orgulho representa a superioridade entre os irmãos, o que não demonstra em nada os ensinamentos dEle para nós. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16, 18).
O orgulhosos acredita que todos devem lhe obedecer até mesmo Deus e, por isso, se afasta do caminho que leva a Deus e cai. O outro exemplo é do jovem rico que narra o Evangelho. Acredita ser bom e fazer tudo que Deus quer, mas não é desapegado, não é livre e ao se afastar de Deus, fica triste.
O orgulho é o pior dos pecados, porque envolve uma inversão em escala real da realidade. O orgulho é ilusório, rancoroso, amargo. Na sua raiz, declara: “Eu não quero que Deus seja Deus!
As diversas formas do orgulho se manifestam de maneira sutil e nem sempre são facilmente reconhecíveis. Alguns exemplos incluem arrogância, prepotência, vaidade, teimosia, ressentimento, falta de empatia e julgamento.
Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, humilhem‑se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no devido tempo. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele cuida de vocês.
Já, o orgulho, se alimenta de um desejo mais perverso que todos os mencionados anteriormente: o desejo que alimenta o orgulho é o de superioridade. O orgulhoso deseja sentir-se superior aos demais.
O orgulho saudável está associado à autoestima, autoconfiança e uma atitude positiva. Pessoas que encontram diversas razões para estarem orgulhosas de si mesmas têm prazer na autorrealização. O sucesso delas é uma consequência direta de muito esforço pessoal, da aquisição de conhecimento e da superação de desafios.
Pessoas que são muito orgulhosas, tendem a ter uma postura de não-aceitação e muitas vezes são vistas como teimosas e cabeças-duras. Elas não dão o braço a torcer, mesmo que saibam que isso pode prejudicá-las. É muito comum perceber isso, em uma discussão de casal.
“Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda.” (Provérbios 21:19) Uma palavra de confronto e cura para seu coração. Marque nos comentários aquela mulher que também precisa ser confrontada pela palavra do Senhor.
23 A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito receberá honra. 24 O que tem parte com o ladrão odeia a sua própria alma; ouve maldições, e não o denuncia.
18 A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. 19 Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos. 20 O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado.