Ele frustra as maquinações dos astutos, para que as suas mãos não possam realizar seus projetos. Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e o conselho dos que tramam se precipita.
Uma dessas lições foi ensinada pelo Senhor nestas palavras: “Minha sabedoria é maior do que a astúcia do diabo” (Doutrina e Convênios 10:43). O Senhor quer que confiemos Nele. Se o fizermos, teremos mais compreensão, força e paz.
É uma pessoa que não se deixa enganar ou ludibriar. Quando buscamos pelos sinônimos da palavra astuto, encontramos significados como perspicaz, esperto, sagaz, ágil, escolado, diplomático e engenhoso, entre vários outros.
“Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento” (Pr 2,6). Por meio de Sua Palavra Sagrada, Ele nos encoraja nas provas atemorizantes e difíceis; e, devido a visão celestial que essa sabedoria traz, podemos ter “por motivo de toda alegria” ao passarmos por problemas (Tg 1,2).
Astúcia : Significado, Definição e Outras Informações
O que a Bíblia fala sobre um homem sábio?
Provérbios 16:21-24 NBV-P
O homem sábio se torna famoso pelo seu bom senso; quem fala com equilíbrio promove o ensino. A sabedoria é a fonte da vida para os sábios, mas o tolo será castigado pela sua própria tolice. O coração do homem sábio controla suas palavras e os seus lábios promovem a instrução.
1 Habilidade em enganar alguém, sem que a pessoa se dê conta disso, a fim de levar algum tipo de vantagem; artimanha, esperteza, lábia, manha, solércia. 2 Habilidade para não se deixar enganar; esperteza, sagacidade. 3 Ação de pessoa travessa; traquinagem, travessura. ETIMOLOGIA lat astutĭa.
1 Que é hábil em levar vantagens e não se deixa enganar; esperto, versuto. 2 Que é hábil em fazer maldades; traiçoeiro, vulpino. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Sin : astucioso . ETIMOLOGIA lat astutus.
A astúcia não costuma estar associada de maneira directa à inteligência ou à formação académica, uma vez que se entende como a habilidade de uma pessoa para agir de uma determinada forma.
O que significa essa palavra não contavam com a minha astúcia?
Quando evocado ou quando consegue resolver alguma missão, Chapolin sempre diz: “não contavam com minha astúcia!”. Essa frase pode se remeter tranquilamente à ideia européia e norte-americana do fracasso latino-americano, do ponto de vista político-econômico.
É o que Hegel denomina de “Astúcia da Razão”. A Astúcia da Razão consiste em salvaguardar a ideia, permitindo que as paixões atuem por si mesmas, experimentem perdas e danos para que nessa luta e nessa perda sempre sobressaia algo, sempre exceda algo positivo, afirmativo.
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva, e correram os rios, e sopraram os ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá. 22 O desejo do homem é a sua benevolência; e o pobre é melhor do que o mentiroso. 23 O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.
1 Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com as suas mãos. 2 O que anda na retidão teme ao Senhor, mas o que se desvia de seus caminhos o despreza. 3 Na boca do tolo está a vara da soberba, mas os lábios dos sábios os protegem.
Manipuladores possuem pouca ou quase nenhuma responsabilidade afetiva. Para eles, a tristeza, a dor e a vulnerabilidade do outro são caracterizadas como frescuras e fraquezas de personalidade. Isso acontece porque eles têm dificuldade em enxergar as outras pessoas com empatia.