Entre os judeus, e de modo geralno oriente, sempre foi atribuída grande importância à barba, como sinal de excelsa civilidade – e para o homem não havia maior ofensa do que tratá-la alguém com indignidade. Tocar-lhe alguém com a mão, mostrando desprezo, era grande insulto (1 Cr 19.4 – 2 Sm 10.4,5 – 20.9).
Muitos homens crentes não têm barba (por escolha). Além disso, vale a pena mencionar que alguns homens não podem manter a barba devido a suas ocupações (como trabalhar com alimentos, produtos químicos etc.). A maioria dos homens citados na Bíblia tinha barba, até mesmo Jesus.
Tradicionalmente, os judeus ao longo dos tempos usam barbas, a fim de não chegar nem perto de destruir as partes proibidas de suas barbas. Isso também acontece na Europa Oriental, onde a grande maioria dos judeus deixavam crescer completamente a barba até meados do século XIX.
Fisiologicamente, a função da barba é de aquecer e proteger o rosto mecanicamente, filtrar o ar da respiração, além de funcionar como dimorfismo sexual entre seres humanos.
Na civilização romana a barba integrava um importante ritual de passagem. Todos os rapazes, antes de alcançarem a puberdade, não poderiam cortar nenhum fio de cabelo ou barba. Quando atingiam o momento de passagem entre a infância e a juventude, raspavam todos os pêlos do corpo e os ofereciam aos deuses.
Muitos ultra-ortodoxos judeus deixam a barba crescer por uma interpretação rabínica do livro Levítico, em 19.27, que estabelece: "Não cortarás categoricamente as extremidades de vossas cabeças, nem danificarás a ponta de tua barba".
Barba na Bíblia é honra, na Assembleia de Deus, em alguns casos se torna pecado, o que não é legal. Isso não tira de maneira alguma. o mérito da Assembleia de Deus, que é uma brilhante igreja, a maior igreja evangélica que temos no Brasil né, liderando assim.
Nos tempos bíblicos, um homem de respeito deveria ostentar uma longa barba. Esse pelo menos era o costume da região de Canaã. e os Hebreus, como bons semitas, também adotaram este procedimento. Sendo assim, não havia nada mais.
Eu sou o Senhor vosso Deus. 26 Não comereis coisa alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis. 27 Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba. 28 Pelos mortos não fareis incisões na vossa carne, nem fareis marca alguma sobre vós.
Talvez a barba seja o símbolo de poder e virilidade mais arraigado no imaginário da humanidade. No Egito Antigo, os membros mais abastados da sociedade cultivavam os pelos faciais para demonstrar sua superioridade. Na Grécia, os cidadãos também andavam sempre barbudos.
Maimônides ensina que a razão da Torá proibir a destruição da barba é porque raspar era uma prática dos antigos adoradores de ídolos. Além disso, a Cabalá atribui grande importância à barba, ensinando que os "13 bloqueios" da barba são representados pelos 13 atributos de misericórdia de D'us .
Embora muitos pensem que a barba seja algo para reforçar a masculinidade, na verdade é uma forma de mostrar que o homem se preocupa com sua imagem, que está satisfeito com seu visual, ao mesmo tempo em que se arruma para ser a sua melhor versão.
Aparar a barba com frequência tem algumas boas vantagens: uma que os pelos com o tamanho mais uniforme dão uma aparência mais compacta para a barba. E uma barba mais compacta parece estar mais cheia sempre. Outra que você mantém a simetria do rosto.
Geralmente ele é produzido em maior quantidade no corpo do homem, por isso a maioria dos homens tem barba. Mas alguns homens possuem poucos ou pouquíssimos pelos no rosto e algumas mulheres produzem testosterona em maior quantidade e por isso tem mais pelos na face, dependendo da quantidade de testosterona produzida.
Os homens começaram a raspar o rosto pelo menos desde a época dos sumérios e os egípcios, que usavam lâminas de barbear feitas de cobre ou bronze. Eles também foram associados muitas vezes ao poder: para parecer mais respeitável, o faraó Hatshepsut usou uma barba artificial quando governou o Egito.
Faça a barba na direção do crescimento dos fios. Em seguida, use a lâmina para aparar o comprimento dos fios. Para finalizar, faça a barba no sentido contrário ao crescimento dos fios.