AS CORES DO TABERNÁCULO No Tabernáculo de Moisés as cores predominantes, além dos metais preciosos, eram: branco, azul, púrpura (roxo) e escarlate (vermelho). Essas cores estavam presentes tanto nas cortinas, tecidas e bordadas com essas quatro cores, quanto nas vestes dos sacerdotes (ÊXODO 26:31-37, 28).
Deus poderia ter feito tudo preto e branco, mas ele criou as mais lindas cores para que o mundo se tornasse mais belo, criando um elo entre Deus, a natureza e o homem.
Elas podem ser grandes aliadas nas atividades espirituais
As cores são mais do que apenas matizes visuais: elas carregam significados simbólicos, emocionais e até energéticos. Podem ser poderosas aliadas em suas práticas espirituais, dependendo de como você as utiliza.
SIGNIFICADO DAS CORES NA BÍBLIA | Ap Leandro Monks
Qual era a cor original de Jesus?
A cor da pele é uma estimativa. Taylor chegou a conclusões semelhantes sobre a fisionomia de Jesus. "Os judeus da época eram biologicamente semelhantes aos judeus iraquianos de hoje em dia. Assim, acredito que ele tinha cabelos de castanho-escuros a pretos, olhos castanhos, pele morena.
Como não há uma descrição física de Cristo na Bíblia, tampouco há espaço para dúvidas: o Jesus histórico, o homem que foi executado pelo Império Romano no século 1, era um judeu de pele escura, proveniente do Oriente Médio.
Verde: simboliza a fé, imortalidade e contemplação; primavera; o triunfo da vida sobre a morte; Verde claro: a cor do Batismo; Violeta: amor, verdade, paixão e sofrimento; Púrpura: realeza; Deus Pai; símbolo de sofrimento e persistência.
O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo. A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.
E cada dom possui uma cor específica, ao todo são sete cores para os sete dons: azul – SABEDORIA prata – ENTENDIMENTO verde – CONSELHO vermelho – FORTALEZA amarelo – CIÊNCIA azul escuro – PIEDADE roxo – TEMOR DE DEUS.
Porque a Bíblia diz em Apocalipse que a aparência de Jesus glorificado é como a de jaspe e sardônica. Jaspe e sardônio são pedras preciosas com aparência amarronzada, como as da imagem acima. Ainda na Bíblia Sagrada, o cabelo de Jesus é comparado à lã de cordeiro e seus pés à cor de bronze queimado (Apocalipse 1:15).
Por meio da análise de crânios semitas, equipe da Universidade de Manchester recriou a face de Jesus Cristo, dando traços físicos diferentes ao divulgado: olhos escuros, cabelos cacheados, barba espessa e pele bronzeada.
A maior parte dos académicos concorda que Jesus foi um judeu da Galileia, nascido por volta do início do primeiro século, e que morreu entre os anos 30 e 36 d.C. na Judeia.
Jesus é descrito na Bíblia como alto e bonito e como “bonito como uma criança”, mas os registros são contraditórios porque Jesus também é descrito como alguém sem beleza ou majestade.