Mateus 5:22 Almeida Revista e Corrigida (ARC) Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.
Chamar alguém de 'louco', na maioria das vezes, tem um tom pejorativo e desrespeitoso. Para falar a verdade, atitudes como essa só acentuam o preconceito sobre a possibilidade de se ter uma doença mental.
o epíteto de louco aplica-se nas Sagradas Escrituras: (1) a um indivíduo privado da sua razão (At 26.24 – 1 Co 14.23) – (2) à pessoa que esteja pervertida e dominada pelas suas paixões (At 26.11) – também àquele cuja mente está confusa e desorientada, sendo tão grande a sua perturbação que ele procede de um modo ...
Por causa de Cristo nós somos loucos, mas vocês são sábios por estarem unidos com ele. Nós somos fracos, e vocês são fortes; vocês são respeitados, e nós somos desprezados. Até agora temos passado fome e sede.
O QUE SIGNIFICA CHAMAR ALGUÉM DE LOUCO NA BÍBLIA | CONTEXTO BÍBLICO
O que a Bíblia diz sobre loucos?
Não respondas ao louco segundo a sua loucura, para que não te faças semelhante a ele. Responde ao louco segundo a sua loucura, para que ele não seja sábio aos seus olhos. Os pés decepa, e o dano bebe quem envia mensageiros por intermédio dum tolo.
Um juiz de 1. ª instância e um juiz desembargador concordaram que um homem que durante uma discussão chama "maluco" a um vizinho deve ser condenado pelo crime de injúria. O caso subiu agora à Relação, onde se discutiu se "maluco" é um termo manifestamente ofensivo da honra e da dignidade humana.
O que significa a palavra doido no mundo espiritual?
Nesse sentido, ser ""louco"" na Bíblia é ser imprudente e agir sem discernimento. Além disso, a palavra ""louco"" também pode ser associada àqueles que rejeitam a Deus e seus ensinamentos. Em Salmos 14:1, encontramos: ""Diz o insensato no seu coração: Não há Deus"".
Onde está escrito na Bíblia que não pode chamar ninguém de doido?
“Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu de Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno”. [Mateus 5.22 – arc].
23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa ali a tua oferta diante do altar, e vai-te; primeiro. reconcilia-te com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.
Jesus acreditava sinceramente que era o Filho de Deus, contudo Ele estava enganado, a ponto de estar disposto a morrer por isto. Isto colocaria Jesus na categoria de louco.
Apesar dos avanços científicos, ainda usamos popularmente o termo “loucura”, em especial quando queremos ridicularizar ou menosprezar o outro. Dizemos coisas como “cê tá louco!” quando nos topamos com uma situação difícil de aceitar. Entre as mulheres, no entanto, o termo adquire uma conotação mais pejorativa.
Há muito tempo atrás se estabeleceu um preconceito entorno da psiquiatria, que dizia que esse tipo de profissional apenas tratava pessoas loucas. Essa afirmação está toda errada, primeiramente porque “louco” é um termo pejorativo e totalmente em desuso para se referir a distúrbios mentais.
Via de regra, sim, é crime de injúria. Mas temos que fazer algumas observações, e a primeira delas diz respeito aos efeitos desse xingamento. Para que exista o crime, é fundamental que a vítima tenha a sua dignidade ou decoro ofendidos. Assim, aquelas brincadeiras entre amigos não interessam ao Direito Penal.
A calúnia e a difamação são crimes contra a honra objetiva, ou seja, afetam a reputação do indivíduo diante à sociedade. Já a injúria atinge a honra subjetiva – em outros termos, o sentimento de respeito pessoal, é o que explica o juiz auxiliar da Vice-Presidência, Ely Jorge Trindade.
35 Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha. 17 Os loucos, por causa da sua transgressão, e por causa das suas iniqüidades, são aflitos. 8 Atendei, ó brutais dentre o povo; e vós, loucos, quando sereis sábios? 8 Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro.
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós; 15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.