Mateus 15:8. Jesus também poderia dizer: “Esse povo faz muita obras, mas a intenção esta totalmente errada.” Que a sua intenção esteja certa para o Deus que te vê em secreto, que vê a intenção do coração seja o galardoador da sua Vida.
Literalmente, esta palavra significa "direção". Apenas focando as nossas palavras na direção correta, para um objetivo exaltado, enchemos a nossa oração de intenção e significado. É muito fácil fazer isso! A maneira de adquirir esta direção é ter uma compreensão profunda das palavras que recitamos.
Boas intenções nos ajudam a chegar no objetivo, do jeito certo e fazendo a coisa certa. Corrijo o ditado, porque você só afeta o mundo por meio de suas ações, suas intenções. São suas, internas, elas não modificam a realidade. Agora quando você age, quando toma uma ação, isso pode mudar a realidade de maneira objetiva.
A Bíblia existe para que possamos compreender, temer, respeitar e amar a Deus sobre todas as coisas. Assim, ela se denomina como a Sagrada Escritura: “E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo.
12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.”
Seu significado carrega uma ideia de propósito, desejo, aspiração. Intenção é, portanto, um substantivo feminino sinônimo de disposição. Tem como origem a palavra em latim intentio. Geralmente, palavras latinas com a terminação –tio tendem a sofrer evolução para a terminação –ção.
Viver com real intenção significa compreender o “porquê” — a motivação por trás de nossas ações. Sócrates disse: “A vida irrefletida não vale a pena ser vivida”. Por isso pondere como você utiliza seu tempo e pergunte-se sempre: “Por quê?” Isso vai ajudá-lo a desenvolver a capacidade de ver além do momento presente.
Salmo de Davi. 1 A ti, Senhor, elevo a minha alma. 2 Deus meu, em ti confio, não seja eu envergonhado, nem exultem sobre mim os meus inimigos. 3 Como, na verdade, não serão envergonhados os que esperam em ti; envergonhados serão os que procedem traiçoeiramente sem causa.
23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.
21 O que segue a justiça e a benevolência achará a vida, a justiça e a honra. 22 À cidade dos fortes sobe o sábio, e derruba a força da sua confiança. 23 O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. 24 O soberbo e presumido, zombador é seu nome; age com indignação e soberba.
A palavra Intenção refere-se a um pensamento, um intento, um propósito. Já intensão refere-se a um aumento de tensão, de intensidade, de força ou de energia. Vamos observar o uso dos dois substantivos: Intenção: Mariana tem intenção de estudar para formar-se psicóloga.
A intenção de fazer algo é importantíssima para que esse algo se realize. No entanto, ela deve ser entendida apenas como um ponto de partida, ou seja, como um fator motivacional inicial. Passado esse momento, é preciso colocar essa intenção no papel e planejar as ações necessárias para que ela ganhe vida.
“intenção” serve para expressarmos a nossa vontade atual, uma disposição emergente e imediata; 3. “propósito” nos remete ao desejo, intenção e sentido com olho no futuro, para o que está por vir.
INTENÇÃO é um substantivo, sendo algo que se pretende fazer, um objetivo que queira alcançar ou um plano que deseja fazer!! Já uma PROMESSA é uma declaração realizada por uma pessoa, de que algo será feito ou não.
É a meta do bem que se espera da ação praticada. Não se limita à direção de nossas ações singulares, mas pode orientar para um mesmo objetivo ações múltiplas; pode orientar toda vida para o fim último.
21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá. 22 O desejo do homem é a sua benevolência; e o pobre é melhor do que o mentiroso. 23 O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.
12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for posto à prova, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. 13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Veja o que diz Mateus 6:33. Viver o propósito não é ser reconhecido ou notado, mas é fazer com que pessoas sejam abençoadas através daquilo que eu faço. O propósito nunca é um fim em si mesmo, mas ele sempre vai ativar a vida de alguém.