Renunciar é, acima de tudo, esvaziar a alma, a vontade, os pensamentos, os sentimentos, para que, assim, possamos nos encher dos sentimentos de Deus e para que eles estejam em nós! Por isso, trabalhemos a renúncia em cada dia de nossa vida. Renunciemos as pequenas coisas.
E esta graça nos ensina que devemos renunciar a todas as coisas que desagradam a Deus e aos desejos do mundo, e que devemos viver neste mundo de maneira prudente, justa e com devoção a Deus.
Então, renunciar a si mesmo não quer dizer anular-se ou anular a sua identidade, mas é entrar no movimento de se tornar quem de fato se é. Nascemos para ser, justamente, filhos de Deus, essa é a nossa identidade. Renunciar a si mesmo é recolher um pouco o que se é para dar espaço também para que o outro seja.
“Jesus disse a todos: 'Se alguém Me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-Me'” (Lucas 9,23). Jesus está dizendo para todos que quiserem seguir-Lo que é preciso entrar na disciplina do Evangelho.
Jesus ensina sobre a necessidade de renunciar a si mesmo
Onde está escrito na Bíblia renunciar a si mesmo?
Lucas 9:23-25 Almeida Revista e Corrigida (ARC)
E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará.
A regra é clara para quem quer seguir Jesus: RENÚNCIA e CRUZ. Ninguém é obrigado a seguir Jesus, Ele não diz que todos têm de seguí-lo, a regra é para os que querem ir com Ele, fazer parte do seu grupo. . Renunciar a si mesmo não é autonegação, automutilação e autodesprezo, como alguns de forma errada pensam.
Seus discípulos podem ter a mesma sorte do Mestre. Para ser seu fiel seguidor, Jesus propõe duas condições: renunciar a si mesmo e tomar a cruz. Renunciar a si mesmo significa abandonar toda ambição pessoal, não querer ser a referência de si próprio, exaltando-se, mas abrir-se para o projeto de Jesus.
24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; 25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por causa de mim, achá-la-á.
20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
Em nome de Jesus, pelo teu sangue derramado, Eu renuncio a todo sentimento de culpa, de medo, tormento; Renuncio a toda tendência ao fechamento; Renuncio por mim mesmo(a) e por meus antepassados. E afasto de mim a preguiça e o bloqueio, a fim de que Tu possas entrar em meu ser.
A Bíblia destaca a renúncia a si mesmo como crucial para se chegar mais perto de Deus. O livro sagrado diz coisas como “Se alguém quiser vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16:24). Esses trechos enfatizam que devemos priorizar Deus, superando nossos próprios desejos e sonhos.
'Esvaziar' significa 'tornar vazio'. Precisamos desocupar nosso interior para sermos cheios da presença do Espírito de Deus em nossas vidas. Ser humilde de espírito é ser uma pessoa que se esvazia de si mesmo.
O que significa Negue-se a si mesmo tome a sua cruz e Siga-me?
Por meio dessa declaração, o Salvador enfatizou que todos aqueles que estão dispostos a segui-Lo precisam renunciar a si mesmos e controlar seus desejos, apetites e paixões, sacrificando todas as coisas, mesmo a própria vida, se necessário, sendo totalmente submissos à vontade do Pai — assim como Ele o fez.
Abandonar a si mesmo, em propósito. Sacrificar vontades e prazeres em prol de algo maior. Renunciar, é obedecer e seguir com a cruz. “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;” Mt 16.24.
“Renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mt 16,24) Quem não renuncia a si mesmo, não pode se tornar discípulo de Jesus, pois renunciar a si mesmo implica em deixar Cristo viver em mim.
Negar-se a si mesmo quer dizer “não” às exigências do eu, isto é, fazer desaparecer o eu, destruir o eu, para que se possa ver Cristo em nós. Negar-se a si mesmo é o mesmo também que “renunciar-se a si mesmo” e às exigências do eu.
A vida de renúncia é o ato de devolver a Jesus a vida que Ele lhe concedeu. É abandonar o controle, os direitos, o poder, a direção, tudo o que você faz e diz.
23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. 24 Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Para seguir Jesus é necessária a capacidade de renunciar a si mesmo. Abrimos mão dos nossos gostinhos, das nossas vontades, do nosso bem-estar por causa do seguimento de Jesus. “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me.