E Jesus disse aos discípulos: — Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.
Jesus nos diz hoje que quem quiser segui-lo deve estar disposto renunciar os seus interesses e aprender a viver uma vida mais solidária. A solidariedade é uma das características dos seguidores de Jesus.
Ser um seguidor de Cristo significa nos esforçarmos para que nossas ações, nossa conduta e nossa vida estejam em conformidade com o padrão do Salvador. Significa adquirir virtudes. Significa ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.
Sigamos a Jesus com todo o nosso amor e de todo coração. “Jesus disse a todos: 'Se alguém Me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-Me'” (Lucas 9,23). Jesus está dizendo para todos que quiserem seguir-Lo que é preciso entrar na disciplina do Evangelho.
SAIBA O QUE JESUS ESPERA E EXIGE DE NÓS (SEUS SEGUIDORES) - Momento com Deus
O que está escrito em Provérbios 28 13?
13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e as deixa alcançará misericórdia. 14 Bem-aventurado o homem que continuamente teme, mas o que endurece o seu coração virá a cair no mal. 15 Como leão bramante, e urso faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança, pois é a Cristo, o Senhor, a quem vocês servem.
— Vocês ouviram o que foi dito: “Olho por olho, dente por dente.” Eu, porém, lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça-lhe também a face esquerda. Se alguém quer processar você e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
O seguidor quase sempre murmura e reclama; o discípulo obedece e nega a si mesmo. O seguidor reclama que o visitem; o discípulo visita. O seguidor vale por que soma; o discípulo vale porque multiplica. O seguidor sonha com a igreja ideal; o discípulo se entrega para fazer a igreja real.
Ser um seguidor de Cristo é esforçarmo-nos ao máximo para conformar as nossas ações, conduta e vida à do Salvador. No meu estudo pessoal das escrituras, fiquei impressionado com a conversão de Saulo de Tarso, que mais tarde ficou conhecido como Paulo, tal como descrito na Bíblia.
Que exemplo Jesus deixou aos seus seguidores quanto a ensinar e pregar?
Aos seus seguidores, Jesus oferecia normas práticas da vida que, por vezes, eram mais duras de cumprir que a própria lei judaica. Ele ensinava às pessoas a amarem a Deus e aos seus semelhantes com toda a força de seus corações e de suas mentes.
A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.
15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; 16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; 17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Ele veio instaurar o reino de Deus, o qual requer uma nova roupagem no pensar, no falar e no agir. Com efeito, nesta passagem Ele nos ensina que não nos adianta tapar buracos nem colocar emendas no nosso modo de pensar e de agir usando apenas alguns preceitos do Seu Evangelho.
Lc 5,34-35: Jesus respondeu: “Voces acham que é possível fazer os amigos do noivo jejuarem, enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias em que o noivo será tirado do meio deles> Nesses dias, então, eles vão jejuar”. Percebemos que o conflito gira em torno da prática do jejum.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, 24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
Mas a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura. Também é pacífica, sempre amável e disposta a ceder a outros. É cheia de misericórdia e é o fruto de boas obras.