Considerando novamente a admoestação do Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças…” (1 Tessalonicenses 5:18), devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.
Na Bíblia, Gratidão é a qualidade de reconhecer e valorizar as dádivas recebidas. A vida, a saúde, a família, os talentos, as capacidades, os amigos, a fé, enfim, tudo que temos e somos, nos foi dado. A Palavra de Deus incentiva-nos sempre a ser agradecidos ao Senhor.
Salmo 136. "Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Senhor dos Senhores; porque a sua benignidade dura para sempre.
Ter um coração grato é virtude apreciada por Jesus. Isso fica claro ao lermos a passagem do Evangelho de Lucas, capítulo 17, versículos 11 a 19. Na ocasião, o Salvador curou dez leprosos. Após o ato milagroso, apenas um homem samaritano voltou para agradecer.
5 Versículos de Gratidão a Deus Que Vão Mudar Sua Atitude
Quem foi o homem mais grato na Bíblia?
1 Tessalonicenses 5: 18 Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Jó era um homem íntegro, fiel, e temente a Deus. Ele era extremamente rico e próspero, porém amava a Deus, era honesto e fugia do mal.
Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente.
O Senhor nos deu o mandamento: “Agradecerás ao Senhor teu Deus em todas as coisas” (D&C 59:7). Devemos externar gratidão a Deus pelas muitas bênçãos que nos concede. Também devemos ser gratos aos pais, professores, amigos e outros que nos ajudarem de uma forma ou de outra (ver também Salmos 100:3–4).
Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Ser grato é reconhecer o que também não enxergamos. Vai além de dizer um “obrigado(a)” para quem te estendeu a mão ou te fez o bem.
Estudos norte-americanos da área da psicologia positiva descobriram que a expressão da gratidão gerou maiores taxas de felicidade e menos dores físicas. Outra pesquisa identificou que a gratidão afeta o córtex pré-frontal, a área do cérebro relacionada à tomada de decisões.
Além disso, a gratidão nos liberta ou, pelo menos, reduz sensações e emoções negativas, como tristeza, dor e raiva. Quais os benefícios da gratidão? Pesquisas realizadas pelo professor da Universidade da Califórnia, Robert Emmons, comprovaram que pessoas que expressam mais gratidão têm emoções mais positivas.
Foi naquele dia que, pela primeira vez, Davi encarregou Asafe e os seus parentes de louvarem ao SENHOR com salmos de gratidão: “Deem graças ao SENHOR e invoquem o seu nome! Divulguem entre as nações o que ele tem feito!
Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.
Ela representa um profundo sentimento de algo agradável que foi oferecido a você. Assim, quando identificada, a gratidão é genuinamente o reconhecimento de tudo o que você já recebeu e do quanto isso foi bom. Simples, forte e positiva, ela é para todos, apesar de não ser praticada por todo mundo.
A prática da gratidão também tem sido associada à melhora da função renal, redução da pressão arterial e níveis de hormônio do estresse. Isso porque as pessoas gratas tendem a dar mais valor à saúde, o que as leva a cuidar mais de si mesmas.