Em biologia, um género ou gênero (do termo latino genus, plural genera) é uma unidade de taxonomia (um táxon) utilizada na classificação científica e agrupamento de organismos vivos/fósseis para agrupar um conjunto de espécies que partilham um conjunto muito alargado de características morfológicas e funcionais, um ...
A Biologia já tem definido o que é gênero e sexo. O modismo de confundir as duas coisas só está criando confusão na cabeça das pessoas. Quem fez o segundo grau sabe que gênero, quando se trata de Ser Humano, é a classificação "Homo" na espécie "Homo Sapiens". Sexo, vem bem depois disso, que é masculino ou feminino.
Os estudos da área defendem que o sexo é biológico, o gênero é social. O fato de uma pessoa ter nascido com genitais masculinos não significa, por exemplo, que ela se reconhecerá como homem e nem que se comportará de acordo com a forma que a sociedade espera que um homem se comporte.
Há dois tipos de gênero, masculino e feminino, somente? O gênero está ou não associado a fatores ambientais? O gênero é uma característica individual? Faz parte do corpo?
Gênero é uma construção social sobre os papéis e comportamentos atribuídos a cada sexo e aprendidos por meio da socialização. Identidade de gênero é a experiência interna, individual e profundamente sentida que cada pessoa tem em relação ao gênero, que pode, ou não, corresponder ao sexo do nascimento.
SEXUALIDADE: SEXO, GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO
O que é gênero biologicamente?
Em termos simples, o sexo biológico diz respeito às características biológicas que a pessoa tem ao nascer. Podem incluir cromossomos, genitália, composição hormonal, entre outros. Em um primeiro momento, isso infere que a pessoa pode nascer macho, fêmea ou intersexual (NEUTROIS.COM, [201-?]).
Em biologia, gênero (do latim genus, plural genera) é uma unidade de taxonomia (um taxon) usada na classificação científica e agrupamento de organismos vivos/fósseis para agrupar um conjunto de espécies que partilham um conjunto muito amplo de características morfológicas e funcionais, um genoma com elevadíssimo grau ...
Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.
A maioria das pessoas recebe o gênero masculino ou feminino, e é isso que geralmente aparece na certidão de nascimento. Os fatores que determinam o nosso sexo designado no nascimento começam logo após a fertilização: Cada espermatozoide tem um cromossomo X ou Y. Todos os óvulos têm um cromossomo X.
FOUCAULT2 afirmava que nas sociedades ocidentais, durante séculos, se ligou o sexo à busca da verdade, sobretudo a partir do cristianismo. A confissão, o exame da consciência, foi o modo decolocar a sexualidade no centro da existência.
Para as ciências sociais e humanas, o conceito de gênero se refere à construção social do sexo anatômico. (...) gênero significa que homens e mulheres são produtos da realidade social e não decorrência da anatomia de seus corpos.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...
Em suma, o gênero é uma construção social, mas a biologia é fundamental tanto para sua construção, quanto para sua identidade. A evidência disponível mostra que não há nada anti-biológico em ter identidade de gênero distinta do sexo de nascimento.
Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.
Apesar de ser uma prática desencorajada pelas normas sistemáticas, existem cerca de 5 000 vocábulos que são utilizados para denominar géneros ou outros taxa que se repetem em reinos diversos.
Todos os substantivos podem, invariavelmente, ser classificados em masculinos e femininos dentro da língua portuguesa. Em geral, temos por regra que todos os substantivos masculinos são caracterizados pela desinência “o”, enquanto os substantivos femininos são classificados pela desinência “a”.
Existem diversos tipos de identidade de gênero, como cisgênero, transgênero, não-binário, gênero neutro, bigênero, entre outros. A identidade de gênero é a forma como uma pessoa se identifica internamente em termos de masculinidade, feminilidade, uma combinação de ambos ou algo completamente diferente.
O conceito de gênero faz uma distinção entre o dimorfismo sexual da espécie humana e a caracterização de masculino e feminino que acompanham, nas culturas, a presença de dois sexos na natureza, ou seja, há machos e fêmeas na espécie humana, mas a qualidade de ser homem e ser mulher é condição realizada pela cultura.
Identidade de gênero diz respeito à experiência interna e individual relacionada ao gênero com o qual a pessoa se identifica. A identidade de gênero não está necessariamente relacionada com características biológicas tipicamente atribuídas aos sexos masculino e feminino.
É uma forma de organização e hierarquização do mundo e dos diferentes segmentos sociais com base nas diferenças percebidas entre os sexos, está relacionado a objetos,atividades e lugares que se frequenta e parte do princípio de que os comportamentos de homens e mulheres são socialmente construídos a partir da relação ...
Ordem (latim: ordo, plural ordines) é um taxon de alto nível hierárquico utilizado no sistema de classificação científica dos seres vivos para agrupar famílias constituídas por espécies que apresentam entre si um elevado grau de semelhança morfofuncional.
Diferente do que usamos hoje, um gênero poderia referir-se a qualquer agrupamento, e uma espécie a membros desse agrupamento. Então, por exemplo, a ordem Chiroptera poderia ser um gênero, e as famílias Phyllostomidae e Vespertilionidae espécies dentro desse gênero, segundo a definição de Aristóteles.