O que a BNCC diz sobre o brincar?

A BNCC afirma que o ato de brincar durante a infância promove a interação da criança com o seu cotidiano, proporcionando aprendizagens e potenciais para o seu desenvolvimento (BRASIL, 2018). Ao brincar diariamente, a criança amplia e diversifica seu acesso à cultura e conhecimentos (BRASIL, 2018).
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O que a BNCC fala sobre a brincadeira?

A BNCC orienta que as instituições proporcionem ambientes que favoreçam o brincar de maneira intencional, criando espaços propícios para atividades lúdicas que promovam a aprendizagem de forma prazerosa.
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O que diz a BNCC sobre o brincar como um dos 6 direitos de aprendizagem?

O brincar é um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento presentes na proposta da BNCC da etapa da Educação Infantil, bem como a brincadeira e as interações são propostos como eixos que devem ser considerados nas práticas pedagógicas.
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O que a BNCC diz sobre a ludicidade?

36). Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.
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O que a LDB diz sobre brincar?

Art. 3º É dever do Estado, da família e da sociedade proteger, preservar e garantir o direito ao brincar a todas as crianças. Parágrafo único. Considera-se criança, para os fins desta Lei, a pessoa com até 12 (doze) anos de idade incompletos.
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A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR NA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O que diz o ECA sobre brincar?

Os dois exemplos, mais do que uma falta de oportunidade, são uma violação de um direito garantido a todas as crianças, o de brincar. O Artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, diz que a criança e o adolescente têm direito de "brincar, praticar esportes e divertir-se".
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Qual Lei garante o direito de brincar?

Estatuto da Criança e do Adolescente - LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.
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O que Vygotsky fala sobre o brincar?

Vygotsky (1998) afirma que não é possível ignorar que a criança satisfaz algumas necessidades por meio da atividade do brincar. As pequenas tendem a satisfazer seus desejos imediatamente, e o intervalo entre desejar e realizar, de fato, é bem curto.
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Qual o objetivo de brincar?

O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.
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Qual o código da BNCC para brincadeiras livres?

A habilidade EI03CG02 consiste em: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
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O que a BNCC diz sobre a Educação Infantil?

A BNCC (2018) também orienta sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, estabelecendo estratégias de acolhimento e adaptação para os docentes e para as crianças, a fim de que a nova etapa seja construída sobre o que os educandos sabem e são capazes de fazer, de modo que as aprendizagens sejam ...
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Como garantir o direito de brincar na Educação Infantil?

Confira outras dicas da psicóloga e mestre em Educação, Fernanda Flores:
  1. 1 – Conheça os materiais de sua escola.
  2. 2 – Proponha brincadeiras com contexto.
  3. 3 – Observe as brincadeiras.
  4. 4 – Olhe para o repertório da turma.
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Quais são os 5 princípios básicos da Educação Infantil?

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
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Qual a concepção do brincar?

Concepções do Brincar

O brincar é da natureza própria da infância, as crianças já nascem gostando de brincar, porque a brincadeira é a forma dela expressar sua linguagem, seu comportamento, sua representação de mundo. O brincar é uma forma dela imitar o mundo adulto.
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O que Paulo Fochi fala sobre o brincar?

Brincar é ser brincante. É deixar que o jogo ou a brincadeira ajam sobre o participante e o transformem, pois, como afirma Paulo Fochi (2015.
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Qual a habilidade da BNCC para jogos e brincadeiras?

A habilidade EF12EF03 consiste em: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
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O que Piaget diz sobre o brincar?

Na perspectiva de Piaget (1978), o jogo é uma condição vital para o desenvolvimento da criança, inicialmente egocêntrico e espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações individuais são fundamentais. Através do jogo a criança assimila e se apropria daquilo que percebe na realidade.
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Porque brincar é importante?

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.
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Qual é o papel docente em relação ao brincar?

Partindo desse conceito, salientamos que a tarefa do professor é “proporcionar situações de brincar livre e dirigido que tentem atender às necessidades de aprendizagem das crianças e, neste papel, o professor poderia ser chamado de um iniciador ou mediador da aprendizagem” (MOYLES, 2002, p. 37).
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O que diz Paulo Freire sobre o brincar?

Paulo Freire (1921-1997) foi alfabetizado pelos pais em casa. Em uma relação de aprender a ler o mundo e as palavras ao mesmo tempo, o nome dos pássaros e das árvores do quintal ditavam o conteúdo das aulas.
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Como se define o brincar?

O processo de brincar é fantasiar, inventar, elaborar, conhecer, criar, transformar, provar, desfazer e imaginar. A criança recolhe de sua vida os argumentos da brincadeira por meio de impressões e emoções que vivenciam das experiências que aprende e das histórias que ouve.
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O que diz Kishimoto sobre o brincar?

de Kishimoto

A brincadeira deve ser uma atividade essencial e integrada em uma proposta de ensino, que incorpora o lúdico como eixo do trabalho infantil.
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O que o ECA diz sobre o brincar?

A legislação brasileira reconhece explicitamente o direito de brincar, tanto na Constituição Federal (1988), artigo 227, quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), artigos 4º e 16, mas ainda não oferece as condições para que esse direito seja exercido plenamente por todas as crianças.
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Por que brincar é um direito?

Isso porque, além de ser uma atividade lúdica, o brincar é um meio pelo qual as crianças fazem experiências: brincando elas experimentam, testam hipóteses e confirmam teorias. “O brincar é um espaço de livre imaginação, onde pode encontrar nova formas de se reacionar com o mundo e com o outro. É a linguagem da criança.
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Qual é a idade para parar de brincar?

Renato Romani, professor do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte (Cemaf), da Universidade Federal de São Paulo, diz que até os 6 anos o melhor é deixar a criança brincar livremente.
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