O que a BNCC fala sobre o brincar?

A BNCC afirma que o ato de brincar durante a infância promove a interação da criança com o seu cotidiano, proporcionando aprendizagens e potenciais para o seu desenvolvimento (BRASIL, 2018). Ao brincar diariamente, a criança amplia e diversifica seu acesso à cultura e conhecimentos (BRASIL, 2018).
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O que diz a BNCC em relação ao brincar?

A BNCC orienta que as instituições proporcionem ambientes que favoreçam o brincar de maneira intencional, criando espaços propícios para atividades lúdicas que promovam a aprendizagem de forma prazerosa.
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O que diz a BNCC sobre o brincar como um dos 6 direitos de aprendizagem?

O brincar é um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento presentes na proposta da BNCC da etapa da Educação Infantil, bem como a brincadeira e as interações são propostos como eixos que devem ser considerados nas práticas pedagógicas.
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O que a BNCC fala sobre jogos e brincadeiras?

A especialista retoma que a BNCC considera a interação e a brincadeira eixos estruturantes do currículo na Educação Infantil. “Ou seja, estão intimamente ligados à forma como a criança aprende. Logo, o professor deve criar condições para que a criança interaja e brinque”, explica a especialista do Avante.
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O que diz a BNCC sobre o lúdico?

36). Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.
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O direito de Brincar - BNCC

Qual o objetivo de brincar?

O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.
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O que Vygotsky fala sobre o brincar?

Vygotsky (1998) afirma que não é possível ignorar que a criança satisfaz algumas necessidades por meio da atividade do brincar. As pequenas tendem a satisfazer seus desejos imediatamente, e o intervalo entre desejar e realizar, de fato, é bem curto.
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Qual o código da BNCC para brincadeiras?

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
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O que Paulo Fochi fala sobre o brincar?

Brincar é ser brincante. É deixar que o jogo ou a brincadeira ajam sobre o participante e o transformem, pois, como afirma Paulo Fochi (2015.
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O que Paulo Freire fala sobre o brincar na Educação Infantil?

A brincadeira não pode ser entendida como um espaço/tempo único, exclusivo, no conjunto das atividades da criança e sim, deve permear todos os momentos de aprendizagem.
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Por que a brincadeira é um direito da criança?

A brincadeira é um elemento saudável, inclusive da saúde mental das crianças e adolescentes.” A coordenadora da secretaria executiva da ONG Aliança pela Infância, Leticia Zero, complementa que, ao brincar, a criança aprende a lidar com frustações, tolerância e diversidade. “O brincar é a expressão mais genuína”, diz.
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O que a BNCC fala sobre a Educação Infantil?

A BNCC reconhece que as creches e pré-escolas devem acolher as vivências e os conhecimentos da criança e articulá-los em suas propostas pedagógicas; reconhece também que a instituição de Educação Infantil tem o objetivo de expandir e consolidar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades, ofertando uma ...
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Quais são os 5 campos de experiência na BNCC?

5° campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
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O que o ECA diz sobre o direito de brincar?

No artigo 16º, inciso III, do referido Estatuto, que trata mais especificamente do direito à liberdade, o texto é bem claro e prevê que o mencionado direito abrange os conceitos de brincar, de se divertir e de praticar esportes. Estatuto da Criança e do Adolescente - LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.
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Qual a concepção do brincar?

Concepções do Brincar

O brincar é da natureza própria da infância, as crianças já nascem gostando de brincar, porque a brincadeira é a forma dela expressar sua linguagem, seu comportamento, sua representação de mundo. O brincar é uma forma dela imitar o mundo adulto.
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Quais autores falam sobre o brincar na Educação Infantil?

Vários autores tais como Vygotsky (1984, cit. por Dallabona & Mendes, 2004); Moyles (2002) & Mauriras – Bousquet (1986, cit. por Silva, 2003) sublinham que o momento de brincar ou jogar é fundamental, tanto para o desenvolvimento integral como para a aprendizagem das crianças.
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O que é brincar segundo Piaget?

Para Jean Piaget (1) brincar é desenvolvimento e aprendizagem. É a partir da ação que a criança desenvolve sobre o meio físico e social, e que se constroem as estruturas de pensamento.
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O que Jean Piaget fala sobre o brincar na educação infantil?

Piaget demonstrou que as atividades lúdicas conscientizam, sensibilizam e socializam, destacando a importância de aplicá-las nas diferentes fases da aprendizagem escolar. Na perspectiva Vygotsky, o brinquedo tem intrínseca relação com o desenvolvimento infantil, especialmente na idade pré-escolar.
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O que é brincar heurístico Paulo Fochi?

“Essa brincadeira, que potencializa a ação espontânea da criança, abre um espaço para exploração de objetos diferentes de brinquedos industrializados assim como para a criação de combinações entre eles” (FOCHI, 2015, p.
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O que diz a BNCC Base Nacional Comum Curricular sobre jogos e brincadeiras?

A BNCC afirma que o ato de brincar durante a infância promove a interação da criança com o seu cotidiano, proporcionando aprendizagens e potenciais para o seu desenvolvimento (BRASIL, 2018).
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Quais são as 5 habilidades da BNCC?

Para que isso ocorra, o documento prevê o desenvolvimento de cinco competências:
  • autoconsciência;
  • autogestão;
  • consciência social;
  • habilidade de relacionamento;
  • tomada de decisão responsável.
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Qual é a habilidade da BNCC para jogos?

A habilidade EF12EF03 consiste em: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
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O que diz Kishimoto sobre o brincar?

de Kishimoto

A brincadeira deve ser uma atividade essencial e integrada em uma proposta de ensino, que incorpora o lúdico como eixo do trabalho infantil.
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O que é jogo para Piaget?

(PIAGET, 1978, p. 208). Nesses termos, podemos inferir que o jogo na teoria piagetiana constitui-se como uma atividade que agrega sincronicamente - prazer, autotelismo, liberdade, motivação intensa e relaxamento do esforço adaptativo.
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O que é a brincadeira para Vigotski?

De acordo com Vygotsky (1998), um dos principais representantes dessa visão, o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e/ou adultos.
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