Os ensinamentos de Paulo nessa epístola têm como principal foco a Segunda Vinda de Jesus Cristo, incluindo as dificuldades que os seguidores de Jesus Cristo enfrentarão antes de Seu retorno (ver 1 Tessalonicenses 3:3), a ressurreição dos cristãos na Segunda Vinda (ver 1 Tessalonicenses 4:13–14) e a vinda de Cristo (ver ...
Os ensinamentos de Paulo nessa epístola concentram-se principalmente nas questões relacionadas à Segunda Vinda de Jesus Cristo, inclusive nas tribulações que os seguidores de Jesus Cristo enfrentarão antes que Ele volte (ver 1 Tessalonicenses 3:3), na ressurreição dos cristãos por ocasião da Segunda Vinda (ver 1 ...
Viver uma vida em santidade, na certeza de que Cristo virá nos buscar. Essa provavelmente é a mensagem central trazida pelo apóstolo Paulo aos tessalonicenses. Há pelo menos uma referência, em cada capítulo da primeira carta, sobre a volta de Jesus.
Os santos de Tessalônica não entendiam alguns aspectos da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Eles temiam que os membros da Igreja em Tessalônica que haviam morrido não pudessem participar das bênçãos da Segunda Vinda.
Qual motivo da alegria de Paulo ao escrever aos Tessalonicenses?
Paulo fala da grande alegria ao saber que os cristãos de Tessalônica mantinham a fé e prosperavam nas obras de Deus. Resumo: Paulo envia Timóteo e recebe boas notícias. Aproximando-se do final da carta, Paulo fala sobre a importância de viver para Deus para se viver bem.
Paulo expressa grande apreciação aos santos de Tessalônica. Ele relembra os leitores de seu afetuoso ministério entre eles e expressa alegria por sua fidelidade. Incentiva os santos a crescerem em amor uns para com os outros e para com todas as pessoas.
Por que o apóstolo Paulo foi expulso de Tessalônica?
Alvoroçando as multidões: O mesmo aconteceu em Antioquia da Pisídia (Atos 13:45,50), em Icônio (Atos 14:2,5), em Listra (Atos 14:19) e em Tessalônica (Atos 17:5-8) Esta foi a quinta cidade de onde Paulo foi expulso por uma multidão enfurecida, agitada por líderes judeus invejosos.
Religião: Do ponto de vista religioso Tessalônica era uma típica cidade da época: divindades romanas, divindades locais, cultos mistéricos do Egito e da Ásia Menor. Portanto havia politeísmo e sincretismo. Os judeus estavam presentes, tinham sua sinagoga (1Ts 2,14-16; At 17,2) e foram ativos contra a pregação de S.
A igreja dos tessalonicenses surgiu como fruto do trabalho missionário do apóstolo Paulo em companhia de Silas e Timóteo por ocasião de sua segunda viagem missionária (At 15.36-18.23).
Foi a primeira carta que o apóstolo Paulo (com o apoio de Silas e Timóteo) redigiu aos cristãos da cidade de Tessalônica, na época pertencente a província da Macedônia no Império Romano.
Quando falamos com o nosso Deus e Pai a respeito de vocês, nunca nos esquecemos do trabalho que resulta da fé, do esforço motivado pelo amor, e da perseverança que vem da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos que Deus escolheu vocês, irmãos muito amados por Deus.
É muito provável que a comunidade, em grande parte, fosse formada por escravos, sem direitos de cidadania. Tudo leva a crer, portanto, que os membros da comunidade de Tessalônica eram pessoas empobrecidas e sofridas, vivendo na periferia, em “extrema pobreza” (2Cor 8,2).
No arrebatamento, Cristo voltará para o Seu povo. Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, enquanto aqueles que estiverem vivos ainda irão seguir de perto. Todos os crentes se reunirão com Jesus no ar para iniciar uma eternidade passada com o Senhor (1 Tessalonicenses 4:16-18).
A primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses é o escrito mais antigo dos livros do Novo Testamento. Escrita pelos idos de 51, menos de 20 anos após a morte/ressurreição/ascensão de Jesus, ela foi conservada e, mais tarde, inserida como “Escritura inspirada por Deus”, ou seja, no cânon das Escrituras Santas.
Nos séculos 16 e 17, houve uma Era de Ouro dos judeus em Tessalônica, que alcançaram um auge de desenvolvimento cultural e econômico. A fama dos rabinos de lá se espalhou por todo o mundo sefardita. Em 1908, os judeus da cidade eram nada menos do que 80 mil, a maioria da população.
As epístolas paulinas [1Ts 2.1, 2, 9 p. ex.] sugerem que Paulo ficou em Tessalônica muito mais do que três semanas. De acordo com Fp 4.16, a igreja de Filipos repetidamente lhe mandava ajuda, e a epístola aos Tessalonicenses indica que Paulo tinha podido dar extensa instrução doutrinária aos cristãos tessalonicenses.
O que Paulo pediu quando orou pelas pessoas de Tessalônica?
O Apóstolo Paulo queria fortalecer a fé dos membros da Igreja de Tessalônica. Ele ensinou-lhes a doutrina da ressurreição dos mortos na Segunda Vinda de Jesus Cristo, bem como o que fazer para prepararem-se para a Segunda Vinda.
O que estava acontecendo na igreja de Tessalônica?
O chamado Massacre de Tessalónica ou Tessalônica foi um episódio de perseguição e violência contra os não-cristãos do Império Romano ocorrido no ano de 388, e que resultou na morte de 300, 500 ou 7000 pessoas, conforme as diversas versões do acontecimento.
Para quem foi escrita a Carta aos tessalonicenses?
Timóteo encontra Paulo em Corinto. Ao receber dele a notícia de que a comunidade de Tessalônica continuava fervorosa e ativa, ele escreve esta carta para comunicar a sua alegria e estimular a perseverança da comunidade.
A Igreja de Tessalônica é chamada de igreja modelo pelo seu testemunho de conversão genuína, pelo seu serviço abnegado à obra de proclamação do evangelho, pela multiplicação de discípulos e pela esperança que depositava na segunda vinda de Cristo.
As duas epístolas fazem parte do Novo Testamento e a tradição atribui a autoria delas ao apostolo Paulo, que as escreveu no período de 50 a 52 DC. Tessalônica era a capital da província romana da Macedônia, região que hoje faz parte da Grécia.