O que especialistas falam sobre as redes sociais?
Psicólogos, psiquiatras e especialistas do Vale do Silício alertam que o uso das redes sociais pode ser viciante e suas consequências, as mesmas de qualquer outra dependência: ansiedade, dependência, irritabilidade, falta de autocontrole...O que as redes sociais fazem com o cérebro?
As redes sociais e os aplicativos de celular foram projetados para estimular a liberação de dopamina, criando uma busca constante por recompensa e gratificação. "No contexto das redes sociais e da tecnologia, a dopamina também desempenha um papel importante.O que os filósofos dizem sobre as redes sociais?
“As redes sociais não ensinam a dialogar porque e muito fácil evitar a controvérsia.” Também em entrevista ao El País, Bauman disse que as plataformas de interação social reprimem as habilidades sociais. “E tão fácil adicionar e deletar amigos que as habilidades sociais não são necessárias neste ambiente.”O que a internet faz com o cérebro?
Tecnicamente, a superexposição a estímulos constantes na internet afeta a maioria dos circuitos corticais e a camada externa da área cinzenta do cérebro, o que inclui os lobos frontal, parietal e temporal. O resultado disso é que ocorre um reforço nos circuitos cerebrais que controlam as habilidades tecnológicas.COMO AS REDES SOCIAIS PREJUDICAM SEU CÉREBRO (E Como Evitar!)
O que a internet fez com nossos cérebros?
Regiões cerebrais associadas à atenção, à memória e às habilidades sociais estão sendo alteradas por conta do uso das redes.O que o Instagram faz com o cérebro?
O scanner cerebral mostrou quais regiões cerebrais são ativadas durante a postagem, a curtida e quando se é curtido. Quando a pessoa tem uma foto curtida, ativa-se o sistema de recompensa, que fica ativo geralmente ao se alimentar, beber, em situações envolvendo dinheiro ou ao consumir drogas.O quê Bauman fala sobre as redes sociais?
“Preferimos investir nossas esperanças em 'redes' em vez de parcerias, esperando que em uma rede sempre haja celulares disponíveis para enviar e receber mensagens de lealdade", aponta ele.O quê Zygmunt Bauman fala sobre a internet?
O filósofo defende que vivemos com cada vez menos paciência, pela quantidade de informação que recebemos ao mesmo tempo. E, quando não temos isso, o resultado é a irritação. — Se demoramos mais de um minuto para acessar a internet quando ligamos o computador, ficamos furiosos. Um minuto só!O que há por trás das redes sociais?
A psicologia por trás dos algoritmos. Redes sociais são grandes fontes de dopamina não só porque a conexão com nossos amigos é divertida. Elas foram projetadas para sentirmos prazer, para que cada usuário fique imerso por horas naquela “realidade”.Como as redes sociais afetam a mente?
Saúde mental e transtornos“As redes sociais muitas vezes promovem uma cultura de comparação, onde as pessoas podem se sentir pressionadas a comparar suas vidas e conquistas com as dos outros. Isso pode levar à baixa autoestima, sentimentos de inadequação e ansiedade em relação à imagem e status social”, conta Soares.