O que a NR fala sobre ar-condicionado?
A NR-17 trata das questões fisiológicas e psicológicas dos funcionários, estabelecendo parâmetros aos quais as empresas devem atender. Sobre as condições ambientais, a NR-17 estipula que a temperatura deve ser mantida entre 20ºC e 23ºC, velocidade do ar em 0,75 m/s e umidade relativa mínima de 40%.O que diz a NR17 sobre ar-condicionado?
De acordo com a norma vigente, os ambientes de trabalho devem atender ao disposto no item 17.8.4.2 da NR 17 em relação à temperatura, velocidade do ar e umidade com a finalidade de proporcionar conforto térmico nas situações de trabalho.Sou obrigado a trabalhar sem ar-condicionado?
O conforto térmico, ao contrário do que muitas empresas pensam, não é opcional. Há legislação regulando de forma expressa o assunto, vejamos: CLT – Art. 176 – Os locais de trabalho deverão ter ventilação natural, compatível com o serviço realizado.É obrigatório ter ar-condicionado na empresa?
A Legislação Trabalhista não evidencia a obrigatoriedade de o empregador instalar aparelhos de ar-condicionado nos locais de trabalho, todavia, o parágrafo único, do art. 176, da CLT, dispõe que o empregador é obrigado a adotar a ventilação artificial sempre que a natural não preencha as condições de conforto térmico.Deve-se pagar adicional de periculosidade para o seu instalador CLT ?
O que a CLT fala sobre ar-condicionado?
Os artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ressaltam a responsabilidade da empresa de promover condições adequadas, incluindo segurança, conforto e bem-estar. Nesse sentido, o artigo 176 diz que “os locais de trabalho deverão ter ventilação natural, compatível com o serviço realizado.O que diz o artigo 176 da CLT?
Art . 176 - Os locais de trabalho deverão ter ventilação natural, compatível com o serviço realizado. Parágrafo único - A ventilação artificial será obrigatória sempre que a natural não preencha as condições de conforto térmico.Qual a lei do ar-condicionado?
Todos os edifícios, públicos ou privados, serão obrigados a fazer a manutenção de seus sistemas de ar condicionado. É o que determina a Lei 13.589/18, sancionada na quinta-feira (4) e publicada na sexta (5) no Diário Oficial da União. A lei já está valendo para novas instalações de ar condicionado.O que é conforto térmico diante da CLT?
Segundo a norma 55 da American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers (ASHRAE), o conforto térmico pode ser definido como “A condição da mente que expressa satisfação com o ambiente térmico”.Quantos graus não pode trabalhar?
Segundo a legislação trabalhista, não há uma temperatura específica estipulada como padrão para todos os ambientes de trabalho. No entanto, a Norma Regulamentadora 17 (NR-17), do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece que as condições ambientais de trabalho devem proporcionar conforto térmico aos trabalhadores.Qual assunto a NR 32 aborda sobre o ar-condicionado?
A NR 32 ao tratar do sistema de climatização, exige que sejam efetuadas as manutenções preventivas e corretivas deste com a finalidade de preservar a integridade e eficiência de todos os seus componentes, o que significa que devem estar em perfeito funcionamento.É verdade que se fizer menos de 10 graus o trabalhador pode faltar?
De acordo com o projeto, para cada 1 hora e 40 minutos de trabalho contínuo em temperaturas abaixo de 0°C, o trabalhador terá direito a 20 minutos de descanso em um ambiente com temperatura ambiente.Qual a temperatura do ar-condicionado no trabalho?
O que nem todo mundo sabe é que há uma norma específica para orientar sobre a temperatura. A NR 17.5 aborda as condições do ambiente de trabalho em geral e no que diz respeito à climatização, indica que as temperaturas sejam mantidas entre 20 e 23ºC nos escritórios.O que diz a NR 17 sobre ar-condicionado?
Como acabamos de ver no trecho extraído da NR 17, a umidade do ar não deve ficar abaixo dos 40%. Para evitar que isso ocorra, climatizadores devem ser instalados.Qual a norma de instalação de ar-condicionado?
NBR15848 de 03/2024 - Sistemas de condicionamento de ar e ventilação — Procedimentos e requisitos relativos às atividades de construção, reformas, operação e manutenção das instalações que afetam a qualidade do ar interno.Quanto tempo um trabalhador pode ficar exposto ao calor?
O limite de exposição ocupacional ao calor é estabelecido com base no IBUTG médio ponderado (IBUTG) e na taxa metabólica média ponderada (M). Este é um limite horário e, portanto, deve ser respeitado em qualquer período de 60 minutos corridos ao longo da jornada de trabalho.O que a CLT diz sobre calor?
O que diz a legislaçãoPor exemplo, trabalhadores que exercem suas atividades sentados e com esforços leves com as mãos podem estar expostos a até aproximadamente 32ºC no ambiente de trabalho. Outras atividades possuem limites inferiores.