É, portanto, uma expressão do folclore urbano. Diferencia-se das outras formas de rumba por suas características de ritmo mais lento, com movimentos suaves, que simbolizam antigos ritos sexuais, uma representação dançada da relação amorosa. É também um canto à fecundidade.
Rumba é a mais lenta das cinco danças de salão latino-americanas de competição (Paso Doble, Samba, Chá-chá-chá e Jive). Já foi uma dança de fertilidade e hoje continua a ser um jogo de sedução entre homem e mulher. Se a música é a expressão dos nossos sentimentos, a Rumba conta uma bela história de amor.
Rumba é uma dança cubana em compasso binário e de ritmo complexo que influenciou e foi incorporado ao flamenco. No flamenco, caracteriza-se por um estilo mais suave e descontraente, de certa forma alegre e de caráter menos misterioso do que os outros palos flamencos, como seria o caso da bulería, por exemplo.
A dança, em sentido geral, caracteriza-se pela arte de mover o corpo e assume papel fundamental nos dias de hoje, enquanto forma de expressão torna-se praticamente indispensável para vivermos presentes, críticos e participantes em sociedade.
Uma pessoa dançando pode demonstrar um misto de sentimentos: desejos, alegrias, prazeres, gratidão, respeito, temor, poder. Traçando um conjunto de movimentos que se desenvolvem no espaço e num tempo determinado, configurada por um ritmo e capaz de expressar tanto simples como fortes emoções.
Ela permite que o indivíduo tenha consciência corporal e saiba como o seu corpo se relaciona com o espaço. Assim, ele pode desenvolver coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, por exemplo. Essas competências são importantes para realizar diferentes atividades do dia a dia.
São muitos os benefícios que a dança traz, por exemplo: ajuda na melhora da coordenação motora, na resistência, na postura, melhora a circulação de sangue, frequência cardíaca e respiratória, aumenta a resistência do corpo, o equilíbrio e a flexibilidade, auxilia na concentração e na memória, queima calorias, além de ...
A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.
Que tipo de mensagem pode ser transmitida pela dança?
Ela molda a cultura e as tradições e muitas vezes é usada para transmitir mensagens políticas ou sociais, fortalecer coesão social e sendo comunitário. A dança desempenha papel importante na preservação das culturas e tradições.
Nasceu nas plantações de cana-de-açúcar e nas senzalas em Cuba. E, apesar de viajar até os grandes salões de baile na Europa, sua essência se conserva no sangue dos cubanos, que, quando caminham, quase dançam a rumba.
Não só uma das expressões artísticas mais legítimas do povo cubano, mas um dos traços mais fortes do caráter e da forma de ser dessa nação tão singular. A rumba não é uma simples herança musical ou cultural. É uma legítima expressão da forma de ser do cubano e de todos os caribenhos.
Atualmente, a rumba caracteriza-se pela sua dança de pares, em que os bailarinos salientam os movimentos da pélvis e da anca. O seu ritmo é levado a cabo em meio compasso de 4 x4. No que toca à sua expansão, hoje pode-se reconhecer diferentes tipos de rumba.
De origem colombiana a zumba ou “rumba” que para os colombianos significa “Festa” é uma modalidade a qual combina diversos ritmos de danças latinas para você não ficar parado.
- Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira. - Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país.
A dança gera significados ao reforçar, desarticular ou recriar alguns dos nossos gestos, ações corporais, interações com objetos e relações entre os corpos no espaço. Ao serem compartilhadas, estas significações afetam e constituem a nossa visão de mundo. Relacionamo-nos com o mundo a cada instante.
Além da atividade física, a dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e proporciona interações leves e divertidas, melhorando a saúde mental, a autoestima e quadros de ansiedade.
A dança proporciona aos alunos um desempenho na criatividade, musicalidade, socialização, capacidades motoras, coordenação, flexibilidade, psicológico, postura, atitudes, gestos e ações cotidianas, autoestima, superação da timidez, objetiva ainda melhorar o comportamento da criança, resgatar valores culturais, além do ...
A dança frequentemente revela nossas emoções e reações motoras (movimentos) à música. Esse fenômeno é universal, existe na maioria das sociedades e culturas humanas. Arrastamento e corporificação desempenham um papel crucial na dança.
Ela se apresenta como uma poderosa forma de expressão artística, capaz de contar histórias, despertar emoções e transmitir mensagens profundas. Além disso, a dança exerce um papel crucial na abordagem de questões sociais, tornando-se uma poderosa ferramenta para a reflexão e transformação da sociedade.
A dança traz muitos benefícios, dentre eles o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico.
A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço e melhora na sua integração social.
A arte da dança é uma maneira divertida de expressar nossos sentimentos e movimentar o corpo. Além disso, a dança é compreendida como uma linguagem que utiliza movimento corporal, espaço e tempo para expressar sentimentos e representar culturas, enfatizando a beleza, harmonia e equilíbrio dos movimentos.
A dança é exercida com a finalidade artística, recreativa ou ainda para fins esportivos, como é o caso da ginástica rítmica. Essa atividade pode ser praticada por pessoas de todos os gênero, desde crianças, adultos ou até idosos.