Equilíbrio emocional, proatividade e muito conhecimento: essas são algumas das qualidades profissionais que toda grande empresa exige de seus funcionários. Não é para menos, até porque os avanços tecnológicos revolucionaram os modos de produção e as rotinas organizacionais em diversas áreas de atuação.
Enquanto inserido ao mercado de trabalho, as qualidades mais esperadas são: facilidade de adaptação, agilidade de resposta, resiliência (capacidade de aprender com erros), proatividade, automotivação, foco e capacidade de trabalhar em equipe.
E o que as empresas buscam? A maioria das empresas buscam profissionais que geram resultados e que sejam inovadores, que pensem em otimizar a qualidade e agilidade das atividades assim como capacidade de liderança e, principalmente, o trabalho em equipe.
Além das habilidades técnicas, as empresas também procuram candidatos com habilidades interpessoais, como a capacidade de trabalhar em equipe, liderança e comunicação eficaz.
Empresas buscam recrutar profissionais que acreditem ter futuro em sua organização. A maioria das facetas de um líder são aprendidas e, portanto, as organizações mais eficientes tentam moldar colaboradores pró-ativos e dinâmicos.
Milionária joga dinheiro para testar a honestidade dos funcionários.
O que uma empresa busca no funcionário?
Equilíbrio emocional, proatividade e muito conhecimento: essas são algumas das qualidades profissionais que toda grande empresa exige de seus funcionários. Não é para menos, até porque os avanços tecnológicos revolucionaram os modos de produção e as rotinas organizacionais em diversas áreas de atuação.
Fatores avaliados por recrutadores em processos seletivos
No geral, os 3 fatores que os tomadores de decisão das empresas mais consideram na hora de contratar atualmente são: a experiência prévia do candidato, o fit cultural e a indicação.
A sua resposta deve destacar os seus pontos fortes. Fale sobre os seus cursos, experiências na área, interesses profissionais e outras informações que julgar importante. Em resumo, mostre que é a pessoa ideal para as exigências da vaga.
Merecem destaque, ainda: a liderança, senso de justiça e equidade, a transparência, o respeito, o reconhecimento, o aprendizado profissional, a possibilidade de desenvolvimento na carreira, estímulos para que se motive permanentemente, o “feedback” sobre o seu desempenho.
Respeito e confiança são aspectos mais valorizados pelos colaboradores. A falta deles pode trazer um alto nível de desengajamento e desmotivação. A maioria dos colaboradores deseja ter o controle de seu trabalho. Eles querem ser capazes de decidir quando, onde e como as tarefas serão feitas.
A empresa depende do trabalho de todos os seus colaboradores para alcançar seus resultados. Por isso, busca profissionais que, além de entregarem as suas tarefas no prazo, têm consciência de que precisam ir além. Ele ajuda a sua equipe a alcançar os seus objetivos, resolve problemas e facilita processos.
O candidato pode, por exemplo falar sobre suas conquistas passadas, sua paixão pelo trabalho, as suas melhores características na rotina do escritório. "Demonstre suas habilidades de forma clara e concisa, destaque suas experiências relevantes, mostre entusiasmo pela oportunidade.
Motivação: Finalmente, você pode responder à pergunta “por que devemos te contratar?” destacando sua motivação e entusiasmo pelo cargo ou empresa. Isso pode incluir sua paixão pela área de atuação, interesse no setor ou desejo de fazer a diferença na empresa.
8) O que o diferencia de outros candidatos? Quando os entrevistadores fazem essa pergunta, eles querem saber o que o diferencia de outros candidatos. Para esta pergunta, você deve se concentrar em seus pontos fortes e realizações que fazem você se destacar em sua carreira.
Ética, comprometimento, flexibilidade, autoconfiança, iniciativa e proatividade, são algumas das habilidades mais desejadas em um perfil de colaborador ideal.
Os empregadores querem que seus funcionários tenham foco em fazer com que as coisas aconteçam independentemente dos desafios que apareçam no caminho, afinal, qualquer empresa é movida a resultados.