Qual a função do espironolactona para o coração?
A espironolactona é usada para tratar insuficiência cardíaca, pressão alta (hipertensão) ou hipocalemia (baixos níveis de potássio no sangue).Como a espironolactona é útil na insuficiência cardíaca?
Em pacientes com ICFEp, a espironolactona reduz a hospitalização por IC e provavelmente reduz a mortalidade cardiovascular (1). Assim, deve-se utilizar antagonistas da aldosterona em pacientes com ICFEp, particularmente se houver sobrecarrega de volume e/ou tiverem história de hospitalização por insuficiência cardíaca.O que a espironolactona faz no corpo?
Espironolactona é um medicamento diurético, indicado para diminuir a pressão alta (hipertensão) e para tratar sintomas e doenças que necessitem de uma eliminação maior de líquidos por meio da urina.Qual o principal efeito adverso da espironolactona?
Reações adversas: Informar ao médico o aparecimento de reações, tais como náuseas, sonolência, tontura, cansaço, dor de cabeça, dor nos seios, mal estar, urticária, febre, confusão mental, impotência, distúrbios menstruais. Informe seu médico o aparecimento de reações diferentes ou desagradáveis.ESPIRONOLACTONA (Aldactone): para que serve e como tomar
Qual o risco de tomar espironolactona?
Há casos relatados de hiperpotassemia (aumento dos níveis sanguíneos de potássio) grave em pacientes que fazem uso de diuréticos poupadores de potássio, incluindo espironolactona e inibidores da ECA (como captopril e enalapril). A hiperpotassemia pode ser fatal.O que evitar tomando espironolactona?
Espironolactona é contraindicado a pacientes com:Doença de Addison; Hipercalemia; Hipersensibilidade conhecida à Espironolactona; Uso concomitante de eplerenona.
Quando suspender espironolactona?
Em geral, orienta-se a suspensão de espironolactona ou de diuréticos perdedores de potássio 4 semanas antes do rastreio.Qual é a contra indicação do espironolactona?
A espironolactona é contraindicada a pacientes que apresentam hipersensibilidade à espironolactona ou a qualquer componente da fórmula; a pacientes com insuficiência renal aguda (diminuição aguda da função dos rins), diminuição significativa da função renal, anúria (perda da capacidade de urinar), hiperpotassemia ( ...Onde age a espironolactona?
A espironolactona se liga aos receptores da aldosterona nos rins, ocupando esse espaço e impedindo que a aldosterona possa exercer seus efeitos. Ao bloquear os efeitos da aldosterona, a espironolactona, a curto prazo, ajuda a reduzir a pressão arterial e a diminuir a quantidade de líquido retidos no corpo.Quanto tempo eu posso tomar espironolactona?
O tratamento com a espironolactona deve ser mantido por no mínimo duas semanas de forma a garantir uma resposta adequada ao tratamento. No caso de ser necessário ajustar a dose da espironolactona, deve-se fazer somente conforme orientação médica.Qual o remédio para fortalecer o coração?
Os remédios para insuficiência cardíaca, como captopril, losartana ou furosemida, ajudam a melhorar a dilatação dos vasos, aumentam o fluxo sanguíneo, removem o excesso de líquidos do organismo, evitando que se acumulem nas veias e dificultem o batimento cardíaco.Qual o melhor remédio para coração fraco?
Os diuréticos de alça, como furosemida, torsemida ou bumetanida, são os diuréticos mais comumente usados para a insuficiência cardíaca. Esses diuréticos normalmente são tomados por via oral em longo prazo, mas, em caso de emergência, eles são muito eficazes quando administrados por via intravenosa.Porquê usar espironolactona na insuficiência cardíaca?
Tendo em mãos estes dados, pode-se afirmar que a espironolactona atua diretamente no músculo cardíaco, apresentando um potencial cardioprotetor porque atua reduzindo o tempo de repolarização do ECG por facilitar correntes de potássio e melhora o relaxamento diastólico.Quem tem arritmia cardíaca pode tomar espironolactona?
Não é contraindicado, porém deve se atentar aos valores de potássio antes do início da medicação e durante o tratamento.O que é espironolactona faz dormir?
A espironolactona (Leia-se aldactone), pode causar sonolência. Esse efeito colateral não é comum, porém quando presente, geralmente é justificado por uma dose elevada para o paciente ou que foi iniciada de forma rápida.É seguro tomar espironolactona?
Sim, ela é considerada uma medicação segura a longa prazo para mulheres, porém pode levar ao surgimento de efeitos colaterais. Alguns dos efeitos colaterais mais frequentes são: aumento da frequência urinária, dor de cabeça, náusea, dor no estômago e fadiga.Porque não tomar espironolactona?
Efeitos colaterais da espironolactonaNa esfera dos hormônios sexuais, a espironolactona pode causar redução do desejo sexual, disfunção erétil, dor e aumento das mamas (ginecomastia) em homens. Nas mulheres, pode causar também redução da libido sexual, irregularidade menstrual, dor e aumento das mamas.