A geração Z prefere comprar onlineMais de 64% prefere comprar online a ir até uma loja física e ter interação. Em comparação, mais de 66% dos consumidores com 57 ou mais anos optam pela experiência de comprar presencialmente. Entender esses hábitos de consumo pode ser vital para a sobrevivência do seu negócio.
O levantamento levou em conta as principais marcas e segmentos de interesse de compra, além de tendências de consumo para jovens no período. De acordo com o levantamento, o setor de games liderou em transações financeiras e soma um total de 48,15% dos gastos da GenZ – e as marcas preferidas foram Free Fire e Roblox.
Entre elas, o destaque fica para a sustentabilidade, que se tornou um critério importante de decisão entre pessoas dessa geração. De acordo com uma pesquisa, mais de 70% dos consumidores da geração Z estão dispostos a pagar até 10% a mais por produtos sustentáveis.
Atividades, interesses e opiniões. Por ser a geração mais diversificada até hoje, a Geração Z valoriza diferentes perspectivas e debates honestos. Eles podem ser jovens, mas pensam de forma crítica, têm interesse em cultura e querem saber como podem melhorar a si mesmos.
Resumindo, a geração Z valoriza o consumo sustentável e sua identidade. Isso faz com que eles sejam consumidores mais exigentes. Eles não querem apenas um produto, mas uma experiência e querem sentir que o valor pago é justo e valeu a pena.
Geração Z: empresas evitam contratar pessoas mais jovens | Jornal da Band
O que os jovens de hoje valorizam?
A geração atual valoriza a liberdade de horários e a capacidade de equilibrar vida pessoal e profissional. Os mais novos priorizam experiências significativas e estão constantemente em busca de oportunidades de crescimento.
Sobre seus sonhos pessoais, 55% citaram formação profissional e emprego (profissão dos sonhos, emprego ou educação/estudo), 15% querem uma casa própria, 9% desejam dinheiro, 6% querem ter uma família e 3% citaram bens de consumo como carros, motos e eletrodomésticos.
Ganhar dinheiro já não é mais a única prioridade desse grupo, mas a conciliação que deve existir em se fazer o que gosta, ter qualidade de vida e o sucesso financeiro, o que os tornam profissionais criativos, curiosos, dinâmicos, interativos e multidisciplinares.
Pragmáticos. Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais.
A geração Z, altamente conectada, busca relacionamentos que sejam significativos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Eles acreditam que a colaboração e a troca de experiências são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional, sempre buscando novas maneiras de se conectar com outras pessoas.
A geração Z quer se sentir única e especial. Eles querem comprar produtos e serviços que sejam personalizados para atender às suas necessidades e interesses. Isso significa que as marcas que oferecem opções de personalização terão mais sucesso com essa geração.
São adeptos da praticidade, responsáveis, autodidatas e extremamente realistas e lógicos. A geração Z foi socializada na era da internet e possui um domínio de tecnologias maior que as gerações anteriores. O individualismo da geração Z é vivenciado na desconstrução de rótulos e na experimentação.
As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem nativas digitais, muito familiarizadas com a internet, compartilhamento de arquivos, telefonia móvel, não apenas acessando a rede de suas casas, mas também pelo celular, estando assim extremamente conectadas.
Os principais objetos de consumo dos jovens são as roupas, bolsas, sapatos e artigos eletrônicos. O número de opções é cada vez maior com o acesso a produtos de todas as partes do mundo, através da Internet.
Os alimentos que aumentam o consumo em casa pela geração Z incluem pratos étnicos, como pratos asiáticos e hispânicos. “Essa geração cresceu em um ambiente global com colegas de classe mais diversificados do que as gerações anteriores.
Entre os principais motivos, os profissionais relatam sentirem que existe uma falta de habilidades de comunicação, de motivação e de esforço desses jovens.
"Os jovens Z levam para as organizações grandes ambições, otimismo e autoconfiança, características pouco presentes nas gerações anteriores. Eles valorizam trabalhar em empresas socialmente responsáveis e com um bom ambiente de trabalho", explica Colet.
Os jovens da geração Z não querem seguir protocolos que nortearam o trabalho como as gerações anteriores conheceram. Eles priorizam saúde mental, são comprometidos com sua própria independência, flexibilidade e têm aversão a propósitos, planos de carreiras e horários definidos.
Atrasos, dependência dos pais e tecnologia: por que empresas têm evitado contratar jovens da geração Z. A geração Z, que é geralmente definida como o grupo de nascidos entre os anos de 1995 e 2010, têm sofrido na hora de ingressar no mercado de trabalho.
No entanto, embora seja uma geração conectada e com fácil e rápido acesso às informações, alguns pontos negativos também estão presentes na geração Z, como a dificuldade para estabelecer relações sociais fora das redes, a baixa tolerância à frustração e dependência excessiva da tecnologia.
Nascida entre o final da década de 1990 e o início da década de 2000, essa geração é conhecida por ter a mente aberta, ser motivada e ter conhecimento de tecnologia. Nos ambientes de trabalho, a Geração Z tem vontade de aprender e se desenvolver profissionalmente.
Alguns dos desafios da Geração Z estão relacionados com a exigência crescente de qualificação, instabilidade econômica e um ambiente corporativo cada vez mais competitivo.
A pesquisa do Instituto Cidadania aponta que educação e emprego são os assuntos de maior interesse para os jovens. Esse dado tem uma explicação fácil: o índice de desemprego juvenil é quase o dobro do índice para pessoas com mais de 25 anos.
A Geração Z busca mais do que um simples emprego; eles procuram oportunidades que ofereçam um propósito real e estejam alinhadas com seus valores pessoais, como sustentabilidade, diversidade e inclusão.
A geração Z, também conhecida como a geração da internet, reúne pessoas nascidas entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2010. Com características distintas em relação às gerações anteriores, ela tem sido alvo de muitas empresas que buscam renovar seus times e manter-se competitivas no mercado.