O poder da gratidão Outra pesquisa identificou que a gratidão afeta o córtex pré-frontal, a área do cérebro relacionada à tomada de decisões. Além disso, estudiosos perceberam que as pessoas que praticaram o exercício da gratidão tiveram benefícios em situações de estresse contínuo, como no caso de doenças crônicas.
Estudos apontam, por exemplo, que o sentimento de gratidão libera o neurotransmissor dopamina em nosso organismo, o que ativa o sistema de recompensa do cérebro, gerando uma grande sensação de bem-estar e prazer no corpo.
Pesquisas americanas mostraram que pessoas que praticam a gratidão se comparam menos e não têm ressentimentos ou inveja, pois se sentem completas. Além disso, são mais capazes de reconhecer e de ficarem felizes com o sucesso de amigos e parentes.
Já a professora de Psicologia, Barbara Fredrickson, aponta que, quando somos gratos, nos tornamos mais resilientes, felizes, sociáveis, saudáveis e criativos. Além disso, a gratidão nos liberta, ou pelos menos reduz, as sensações e emoções negativas, como tristeza, dor e raiva.
Pesquisadores também descobriram que a gratidão ativa a parte do cérebro responsável por liberar "substâncias químicas que causam a sensação de bem-estar", como serotonina e dopamina. Essa resposta desencadeada tem o mesmo efeito que o Prozac, um medicamento antidepressivo comum.
Saiba o que acontece no cérebro quando a gente sente gratidão
Por que a gratidão é tão poderosa?
O poder da gratidão
Outra pesquisa identificou que a gratidão afeta o córtex pré-frontal, a área do cérebro relacionada à tomada de decisões. Além disso, estudiosos perceberam que as pessoas que praticaram o exercício da gratidão tiveram benefícios em situações de estresse contínuo, como no caso de doenças crônicas.
"Você pode pensar na gratidão como algo contínuo. Há momentos específicos em que nos sentimos gratos, mas com o tempo, podemos desenvolver uma mentalidade mais disposta à gratidão." Em outras palavras, ao praticar gratidão, podemos desenvolver uma perspectiva mais fixa de maior gratidão diante da vida.
Quais os sentimentos que a gratidão traz junto a ela?
A gratidão. traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais, diz-se. que a gratidão é um sentimento muito nobre.
Ela representa um profundo sentimento de algo agradável que foi oferecido a você. Assim, quando identificada, a gratidão é genuinamente o reconhecimento de tudo o que você já recebeu e do quanto isso foi bom. Simples, forte e positiva, ela é para todos, apesar de não ser praticada por todo mundo.
É cientificamente comprovado que quando somos gratos, nossa saúde tanto física quanto mental, melhora. Mais um bom motivo para praticar esse ato todos os dias. E que tal começar com uma lista? Anote tudo o que te faz sentir grato hoje, e depois amanhã, e depois de amanhã.
Certo dia, perguntaram ao grande psicanalista suíço Sigmund Freud (1856-1939) o que é o amor. Ele respondeu: “É a gratidão que sentimos em relação às fontes de gratidão.
Celebrar nossos esforços, mesmo que nem tudo seja perfeito, contribui para uma maior satisfação com quem somos. E isso tem uma explicação neurocientífica, pois quando cultivamos uma sincera gratidão pelo que temos, nosso cérebro responde liberando substâncias químicas benéficas, como a dopamina e a serotonina.
Ensinar a gratidão é um ato de amor e respeito ao próximo e quem aprende deve passar adiante, pois ajuda a construir relacionamentos interpessoais saudáveis e cria ambientes agradáveis.
A gratidão estimula a liberação de dopamina, conhecida como o neurotransmissor do “bem-estar”, em regiões cerebrais como a área tegmental ventral (VTA) e o núcleo accumbens. Essa liberação de dopamina aumenta os sentimentos de alegria e de contentamento e incentiva expressões repetidas de gratidão.
Sempre que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumentam-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, sentimo-nos mais felizes, leves e satisfeitos, uma vez que ativamos o sistema de recompensa do cérebro.
Na prática, adotar uma atitude de gratidão pode ter efeitos tangíveis em nosso comportamento e nas nossas interações diárias. Quando agradecemos, é mais provável que outros percebam nossa apreciação e positividade, o que pode melhorar nossos relacionamentos e abrir portas para novas oportunidades.
Além de reduzir sintomas de depressão e ansiedade, a gratidão melhora o sono, fortalece o sistema imune, melhora a qualidade de vida e a sensação de felicidade. Mais do que isso, o treino da gratidão ajuda a atenuar três das grandes dores pós-modernas: a depressão, a solidão e o sentimento de vazio.
O Senhor prometeu: “E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais”.
A gratidão é um exercício simples, mas que tem capacidade para mudar a maneira como você vê e vive a viva. O ato de agradecer, quando recorrente, traz uma série de benefícios para a saúde mental e, consequentemente, para as demais áreas da vida.
O maior exemplo de gratidão encontrado na Bíblia é o exemplo de Davi. Sua vida e seus salmos expressam profunda gratidão e louvor a Deus, mesmo diante de circunstâncias adversas.
Quando geramos sentimentos de gratidão pelos nossos pensamentos, ativamos o sistema de recompensa do cérebro que é responsável pela sensação de bem-estar e prazer no nosso corpo, além de gerar persistência nas nossas ações o sistema de recompensa é a base neurológica da satisfação e da autoestima, e a gratidão exercida ...