E o Catecismo da Igreja Católica confirma: "Quando tiver terminado o único curso de nossa vida terrestre, não voltaremos mais a outras vidas terrestres. (...) Não existe 'reencarnação' depois da morte" (§ 1013).
“Todo o Evangelho é escrito à luz desta fé: Jesus ressuscitou, venceu a morte e, por esta sua vitória, também nós ressuscitaremos.” O Papa advertiu dizendo que esta fé pode obscurecer-se e tornar-se incerta, a ponto de alguns confundirem ressurreição com reencarnação.
Nós católicos, com base na Bíblia, na Tradição e no Magistério da Igreja, acreditamos de todo coração na Ressurreição. A Ressurreição é a base da nossa fé. E ao acreditarmos, de todo coração, na Ressurreição, fica descartada, a idéia da Reencarnação.
O profeta Elias e a sua reencarnação em João Batista a propósito de MT 17,10-13. "Quando a morte chega, morre a totalidade da pessoa, seu corpo e sua alma. No entanto, nesse momento, Deus, doador da vida e vencedor da morte, ressuscita ambos em um corpo glorioso e na individualidade de cada ser, sua alma.
Diz-nos, em outros termos, que o primeiro não pode possuir os atributos do segundo (João 3,6). Em João 3,8 Jesus diz-nos, em uma linguagem figurada, que o espírito reencarna onde quer, e não sabe de onde veio (ou seja, sua última encarnação), nem para onde vai (qual será a próxima).
Em algumas crenças, humanos podem reencarnar até mesmo como animais. Vista dos Monumentos de Khajuraho, um grupo de templos hindus, budistas e jainistas localizado em Madhya Pradesh, na Índia. Estas religiões estão entre as que contém a reencarnação em suas crenças.
A Igreja Católica acredita na ressurreição dos mortos e na vida após a morte. Os católicos acreditam que, após a morte, a alma passa por um período de purificação chamado de purgatório, onde aqueles que ainda têm pecados não perdoados são purificados antes de entrar no céu.
Tanto a Igreja Católica como os protestantes em geral denunciam a crença na reencarnação como herética. As Testemunhas de Jeová rejeitam a ideia de reencarnação. Ao contrário disso, as Testemunhas de Jeová creem no que a Bíblia ensina em «Há de haver uma ressurreição» (Atos 24:15).
É possível dizer que a crença na reencarnação é o ponto crucial de diferença entre a Doutrina Espírita e parte de outras religiões ao redor do mundo. Ela é capaz de explicar nossa missão na Terra, a ligação entre a vida material e espiritual e como se dá o melhoramento progressivo da humanidade.
Budismo. Os budistas também acreditam na reencarnação, seja como humano ou como a animal. Além disso, acredita-se em diferentes mundos também. A forma como cada um reencarna depende da sua conduta em vida, bem como do seu carma.
Não sabemos quantas pessoas efetivamente reencarnam, porque elas reencarnam, como e o que efetivamente reencarna.” Entre as evidências da reencarnação, estão as marcas de nascença. Elas podem indicar a causa de morte em uma vida regressa.
A posição da Igreja Católica sobre o Espiritismo é clara e consistente: é uma prática considerada incompatível com a fé cristã e potencialmente perigosa para a saúde espiritual.
A Imperatriz Teodora foi a esposa do imperador bizantino Justiniano I, que reinou entre 527 e 565 d.C. A reencarnação não era um conceito central na teologia cristã ortodoxa da época, e a Bíblia, como conhecemos hoje, já havia sido compilada e aceita pelos cristãos. O que Constantino fez com a Bíblia?
Quais são as religiões que acreditam na vida após a morte?
Os muçulmanos acreditam que a vida neste mundo é temporária e que a verdadeira vida começa após a morte. Essa crença motiva os muçulmanos a viverem de acordo com os ensinamentos do Islã e a prestarem contas de suas ações perante Deus no Dia do Juízo.
Porque os católicos não acreditam em reencarnação?
A Palavra de Deus ensina que esta é a única vida terrena decisiva, e o destino do homem é decidido irreversivelmente nesta existência. Além disso, a crença na reencarnação também nega a necessidade de salvação, já que cada um salvaria a si mesmo, em um caminho de superação individual de causa-efeito.
“Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” (1 Coríntios 15: 44). O que é semeado em fraqueza é o corpo que se decompõe na terra. E o corpo espiritual é o espírito que ressuscita em poder, por ser imortal e, pois, incorruptível.
Diversas outras passagens da Bíblia demonstram a realidade da ressurreição (Daniel 12.2; Isaías 26.19; Oséias 6.2; 1 Coríntios 15.21-22; João 5.28-29; Atos 24.15; Apocalipse 20.6). Em todos esses textos, ressuscitar significa o retorno do espírito ao seu próprio corpo (ver também 1 Coríntios 15.12-22).
Quando o Leviatã espirra, saem faíscas; os seus olhos brilham como o sol ao amanhecer. A sua boca lança chamas, e dela saltam faíscas de fogo. O seu nariz solta fumaça, como a de galhos que queimam debaixo de uma panela. O seu sopro acende o fogo, e da sua boca saem chamas.
8 Eu conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar, porque tens pouca força, e guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.