A informação é responsável por diversas coisas na sociedade como religião, cultura, ciência, política, economia e muitos outros. A informação é uma das maiores formas de obtenção de conhecimento, através de dados e a tecnologia. Por conta dela, temos mais facilidade de aprendizado e tempo disponível.
Informação é um conjunto de dados organizados, que possam constituir referências sobre um determinado fato ou fenômeno. Por meio dela, resolvemos problemas e tomamos decisões, pois o seu uso racional é a base do conhecimento.
As informações são os dados devidamente tratados e analisados, produzindo conhecimento relevante. Ao contrário dos elementos brutos do tópico anterior, elas têm significados práticos e podem ser utilizadas para reforçar o processo de tomada de decisão.
Para que serve uma informação na vida das pessoas?
A informação permite que nos relacionemos melhor com tudo o que está a nossa volta. Sem informação, ficamos presos a nosso dia a dia e diminuem nossas chances de trocar ideias com as pessoas e com o mundo.
A informação é responsável por diversas coisas na sociedade como religião, cultura, ciência, política, economia e muitos outros. A informação é uma das maiores formas de obtenção de conhecimento, através de dados e a tecnologia. Por conta dela, temos mais facilidade de aprendizado e tempo disponível.
Informação significa, no nível humano, o conceito, não o processo de pensamento em si. Para que um conceito seja informação, duas condições são necessárias, a saber: deve ser uma entidade lingüística e deve ser unívoco.
A informação é a ordenação e organização dos dados de forma a transmitir significado e compreensão dentro de um determinado contexto. Seria o conjunto ou consolidação dos dados de forma a fundamentar o conhecimento.
O termo 'informação' é descrito como os dados estruturados, organizados e processados, apresentados dentro do contexto, o que o torna relevante e útil para a pessoa que o deseja.
1 Ato ou efeito de informar(-se). 2 Conjunto de conhecimentos acumulados sobre certo tema por meio de pesquisa ou instrução. 3 Explicação ou esclarecimento de um conhecimento, produto ou juízo; comunicação.
O uso da informação é visto como uma ajuda que o indivíduo deseja obter da informação para continuar em sua trajetória de vida. A partir do momento em que a busca consegue produzir informações satisfatórias, o indivíduo apresenta sentimento de confiança.
Dessa forma, o facilidade no acesso busca fundamentar uma boa gestão, baseada em dados e informações confiáveis. Isso fortalece as instituições que asseguram a democracia. Aliás, cidadãos bem informados têm mais possibilidades de conhecer e ter contato com serviços essenciais, como saúde, educação e assistência social.
Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado às noções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução, conhecimento, significado, estímulo, padrão, percepção e representação de conhecimento.
Os processos de informação começaram na pré-história, com desenhos em cavernas, chamados pictogramas, usados para trocar mensagens, ideias e desejos. O princípio da escrita, porém, ocorre apenas na Mesopotâmia, por volta de 4.000 a.C., com a escrita cuneiforme em placas de argila cozida.
Quando a informação inclui contexto, reflexão, síntese ou análise, ela pode se tornar Conhecimento, que é uma informação valiosa. É mais difícil de se encontrar estruturada e é bem mais difícil de ser processada por uma máquina. Frequentemente é um conceito tácito.
Para ser entendida a informação precisa ser ordenada, estruturada ou contida de alguma forma. (McGarry in FURGERI, 2006); Pode ser representada por qualquer sinal, signo, símbolo ou linguagem; Homem sempre sentiu necessidade de se comunicar, portanto sempre usou de representação daquilo que quis transmitir.
A informação serve para divulgação/compartilhamento e assimilação de conhecimentos, emoções e intensões. A capacidade de processar informações e transmiti-la entre os seus semelhantes é o que distingue o homem dos outros seres habitantes da Terra.
A Ciência da Informação é um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional voltadas para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação.
Depois de fazer uma estimativa de 60 dispositivos de memória, tanto digitais quanto analógicos - o que inclui livros, revistas, fotos, discos de vinil e papelada em geral - os pesquisadores calcularam que a humanidade é capaz de armazenar pelo menos 295 exabytes de dados.