O que a LDB 9394/96 propõe sobre educação, escola e família?
Ela reconhece que a escola compartilha a responsabilidade de educar as novas gerações (crianças, adolescentes) e também os jovens e adultos com várias outras instituições da sociedade; a família, a convivência humana, o trabalho, as instituições de ensino e pesquisa, os movimentos sociais, as organizações da sociedade ...
Art. 2o A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
L9394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Quais são as duas principais leis que abordam o papel da escola e da família no contexto educacional?
12, inciso VIII, incluído pela Lei nº 10.287/2001) (BRASIL, 2013b. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
LDB NÍVEIS E MODALIDADES DE EDUCAÇÃO E ENSINO (DESATUALIZADO) - LDB 9394 96 COMPLETA Vídeo 4/12
Quais são os três princípios da LDB?
I - cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino; II - autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público; III - capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no Art. 213 da Constituição Federal.
Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida.
A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são co-responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.
Qual é a relação que existe entre escola e família?
Ambas devem trabalhar em conjunto e se apoiar mutuamente. Sem a escola, a família não consegue suprir as necessidades educacionais e, sem a família, a escola não é capaz de oferecer todo o suporte emocional e afetivo que as crianças precisam para se desenvolver.
A presença da família na escola é fundamental, uma vez que isso proporciona muitos benefícios e ainda estimula o desenvolvimento infantil. Igualmente responsáveis pela educação das crianças, tanto a escola quanto a família, ganham quando estão em sintonia.
De acordo com a Lei nº 9.394/1993, o ensino será ministrado com base em alguns princípios, tais como: I - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. II - Valorização do profissional da educação escolar. III - Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
A LDB estabelece a gestão democrática do ensino público como forma de garantir a participação da comunidade escolar na tomada de decisões. Isso significa que pais, alunos, professores e funcionários devem ter voz e vez na gestão da escola. A LDB garante o padrão de qualidade do ensino em todo o território nacional.
O que é educação especial de acordo com a LDB 9394/96?
Art. 58 . Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
A família é o primeiro grupo de socialização de um ser humano. Ela não é apenas quem sustenta, alimenta e oferece moradia, é também quem transmite valores e princípios fundamentais. Já a escola não é somente responsável pelo ensino pedagógico, mas também por um ensino que gere cidadãos críticos.
Em seu artigo 205, a Constituição afirma que a Educação é “direito de todos e dever do Estado e da família” e que será “promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”, com vistas ao “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Qual é a finalidade da educação básica segundo a lei n.o 9.394/1996, lei de diretrizes e bases da educação nacional?
A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Art.
O que diferencia a educação familiar sobre a escola?
A rigor, a educação escolar é diferente da familiar. Não há como uma substituir a outra, pois ambas são complementares. Não se pode delegar à escola parte da educação familiar, pois esta é única e exclusiva, voltada à formação do caráter e aos padrões de comportamentos familiares.
Como se dá a interação entre a escola e a família?
Escola e a família são as responsáveis pela missão de educar, socializar, ensinar valores, sentimentos de amor e solidariedade ao próximo. A responsabilidade de educar não só é do educador, mais também dos pais, que podem atuar como maior incentivador para a criança se tornar um cidadão capaz de exercer sua cidadania.
Qual é a importância da integração entre família e escola?
A relação escola e família tornam-se imprescindível, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança e adolescente.
Qual é o aspecto fundamental na relação entre escola e família?
A família é o primeiro universo que a criança tem contato, logo após é a escola, por isso ambas as instituições devem ter uma relação de confiança, pois é isso que a criança necessita para melhorar seu processo de aprendizagem.
Qual o objetivo da parceria entre família e escola?
Escola e família juntos ajudam a construir um ambiente educativo de comunicação aberta e respeitosa. Um espaço onde as emoções e sentimentos dos estudantes podem ser acolhidos. A equipe pedagógica da escola pode disponibilizar recursos de apoio e aconselhamento para estudantes e suas famílias.
Por que a escola e a família devem trabalhar juntas na educação das crianças?
Família e escola atuam juntas na formação das crianças e dos jovens, pois proporcionam o suporte e o incentivo necessários para que eles se desenvolvam de forma integral e alcancem todo o potencial que possuem.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
De acordo com o ECA, todas as crianças e adolescentes devem ter as mesmas condições para o acesso e permanência na escola. Ele também garante o acesso à escola pública e gratuita, próxima da residência do aluno, assim como a disponibilidade de vagas na mesma instituição de ensino para os irmãos do estudante.