O que a LDB fala sobre brincadeiras na Educação Infantil?
A Declaração Universal dos Direitos da Criança prevê em seu princípio VII, que “a criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras. Os quais deverão estar dirigidos para educação, sociedade, e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício desse direito”.O que diz a LDB sobre o direito de brincar?
Brincar e se divertir são direitos fundamentais de crianças e adolescentes. No artigo 16º, inciso III, do referido Estatuto, que trata mais especificamente do direito à liberdade, o texto é bem claro e prevê que o mencionado direito abrange os conceitos de brincar, de se divertir e de praticar esportes.O que o ECA fala sobre o brincar na Educação Infantil?
Os dois exemplos, mais do que uma falta de oportunidade, são uma violação de um direito garantido a todas as crianças, o de brincar. O Artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, diz que a criança e o adolescente têm direito de "brincar, praticar esportes e divertir-se".Quais legislações abordam o brincar na Educação Infantil?
O direito da criança à brincadeira e ao brincar está garantido em vários documentos e leis como a Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Constituição da República Federativa do Brasil, a Convenção sobre os direitos da criança, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei de Diretrizes e Bases da educação ...A EDUCAÇÃO INFANTIL na BNCC
Qual lei garante o direito de brincar?
L14826. Institui a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias intersetoriais de prevenção à violência contra crianças; e altera a Lei nº 14.344, de 24 de maio de 2022.O que diz a nova LDB sobre a educação infantil?
Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.O que a BNCC fala sobre o brincar?
A proposta da BNCC da Educação Infantil trata o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que pautam os Campos de Experiências.Como efetivar o direito de brincar na educação infantil?
Confira outras dicas da psicóloga e mestre em Educação, Fernanda Flores:
- 1 – Conheça os materiais de sua escola.
- 2 – Proponha brincadeiras com contexto.
- 3 – Observe as brincadeiras.
- 4 – Olhe para o repertório da turma.
Por que brincar é um direito fundamental à infância?
BRINCAR, para a criança, é a mais clara expressão de sua realidade, pois é por meio dessa ação que ela desenvolve seu raciocínio lógico, suas habilidades, seus pensamentos e sua criatividade. Além disso, também usa o brincar para se comunicar, se entender e se desenvolver.Pode proibir uma criança de brincar?
A Constituição Federal/88, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069/1990, buscam resguardar às crianças o direito ao lazer, brincar, dentre outros. Sendo assim, o Regimento Interno do Condomínio jamais poderá proibir tal prática, podendo apenas impor limites a ela.Qual a importância do brincar na educação infantil?
É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais. O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.O que diz o artigo 32 da LDB atual?
“Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, inicia-se no ano em que a criança completar 6 (seis) anos de idade, e tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (...)”O que Paulo Freire fala sobre brincar na educação infantil?
A brincadeira não pode ser entendida como um espaço/tempo único, exclusivo, no conjunto das atividades da criança e sim, deve permear todos os momentos de aprendizagem.O que diz Vygotsky sobre o brincar na educação infantil?
Vygotsky (1998) considera que isto deveria ser invertido, uma vez que a imaginação, nas crianças em idade da educação infantil e nos adolescentes, é o brinquedo sem ação. Desta forma, fica claro que o prazer que estas vivenciam é controlado por motivações diferentes das experimentadas por um bebê ao chupar sua chupeta.Qual o objetivo de brincar livremente na educação infantil?
Quando falamos de desenvolvimento infantil, a importância do brincar livre se destaca porque estimula, de forma integral, os aspectos social, emocional, físico e intelectual. Brincar livre significa potencializar toda a estrutura de formação da criança, permitindo um crescimento mais saudável.O que o ECA diz sobre o brincar?
A legislação brasileira reconhece explicitamente o direito de brincar, tanto na Constituição Federal (1988), artigo 227, quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), artigos 4º e 16, mas ainda não oferece as condições para que esse direito seja exercido plenamente por todas as crianças.O que diz a lei sobre o direito de brincar?
A Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1959 e fortalecida pela Convenção dos Direitos da Criança de 1989, enfatiza: “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse ...Qual o código da BNCC para brincadeiras livres?
A habilidade EI03CG02 consiste em: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.O que Paulo Fochi fala sobre o brincar?
Brincar é ser brincante. É deixar que o jogo ou a brincadeira ajam sobre o participante e o transformem, pois, como afirma Paulo Fochi (2015.O que é brincar heurístico?
Resumo. O brincar heurístico é uma abordagem pedagógica criada no Reino Unido, na qual a criança tem a liberdade de tempo e escolha para brincar com elementos da natureza, ou materiais de uso cotidiano, para estimular o imaginário e desenvolvimento em sua totalidade.Quais autores falam sobre o brincar na Educação Infantil?
Vários autores tais como Vygotsky (1984, cit. por Dallabona & Mendes, 2004); Moyles (2002) & Mauriras – Bousquet (1986, cit. por Silva, 2003) sublinham que o momento de brincar ou jogar é fundamental, tanto para o desenvolvimento integral como para a aprendizagem das crianças.O que foi atualizado na LDB em 2024?
Publicada nova alteração na LDB – Lei nº 14.952, de 06 de agosto de 2024. Publicada Lei que estabelece regime escolar especial para atendimento a educando impossibilitado de frequentar aulas em razão de tratamento de saúde ou condição de saúde que impossibilite o acesso à instituição de ensino.O que diz o artigo 42 da LDB?
Art. 42. As escolas técnicas e profissionais, além dos cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade.Quais são os pontos mais importantes da LDB?
Veja quais são eles:
- I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
- II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
- III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
- IV – respeito à liberdade e apreço à tolerância;