O que a LDB fala sobre educação do campo?

A LDB 9394/96, de inspiração liberal, apontou para a educação do campo uma natureza própria, na qual, a vida do campo se fizesse presente em sua diversidade cultural e estabeleceu o respeito às regionalidades e formas de trabalho presente no campo, pois os indivíduos vivem em meio à cotidianidade do presente, cuja ...
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O que a LDB fala sobre a educação no campo?

O projeto de lei estabelece que as escolas rurais devem elaborar projetos de ensino que considerem as realidades específicas do campo. O texto também prevê a possibilidade de organização escolar própria, inclusive com a adequação do calendário acadêmico ao ciclo de produção e ao clima de cada região.
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Quais marcos legais fundamentam a educação do campo?

A legislação que fundamenta a Educação do Campo se apoia em dispositivos regulamentados pela Constituição Federal de 1988 e também a prevista na Lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, mais especificadamente nos artigos 23, 26 e 28.
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O que diz o artigo 28 da LDB?

28 faz referên- cia direta à educação no meio rural, indicando que “na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região” Ainda nesse art.
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O que diz a BNCC sobre a educação do campo?

A Educação do Campo, como um direito conquistado pela luta do povo campesino, é política pública que não coaduna com os preceitos institucionais burocráticos e estatais que implementam a BNCC como orientadora das práticas pedagógicas para o ensino, visto que as condições de ensino-aprendizagem estabelecidas são ...
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Diretrizes Nacionais para Educação Especial - Resolução CNE/CEB nº 2/2001

Quais são os 5 princípios da educação do campo?

São eles: (i) o papel da escola enquanto formadora de sujeitos, articulada a um projeto de emancipação humana; (ii) a valorização dos diferentes saberes no processo educativo; (iii) os espaços e tempos de formação dos sujeitos da aprendizagem; (iv) o lugar da escola vinculado à realidade dos sujeitos; (v) a educação ...
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O que diz Paulo Freire sobre educação no campo?

É fundamental que a educação destinada ao meio rural não seja um distanciamento do campo, mas sim a melhoria das condições de vida; luta por um projeto de educação associado a um sistema agrícola que não mate a dignidade do ser humano; defesa e imposição de escola fundamentada na Educação Popular e na Pedagogia do ...
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Como funciona a educação do campo?

A educação do campo é uma modalidade de ensino que ocorre em espaços rurais e é voltada para populações identificadas como agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas e seringueiros.
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O que diz o artigo 77 da LDB?

O poder público deve fomentar o desenvolvimento científico, a pesquisa e a inovação e a capacitação tecnológicas, voltados à melhoria da qualidade de vida e ao trabalho da pessoa com deficiência e sua inclusão social.
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O que foi atualizado na LDB em 2024?

Publicada nova alteração na LDB – Lei nº 14.952, de 06 de agosto de 2024. Publicada Lei que estabelece regime escolar especial para atendimento a educando impossibilitado de frequentar aulas em razão de tratamento de saúde ou condição de saúde que impossibilite o acesso à instituição de ensino.
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Qual é a diferença entre educação do campo e educação no campo?

“A Educação do Campo se origina dos movimentos sociais, das lutas dos trabalhadores do campo. Diferente da Educação Rural, que é um projeto do sistema capitalista, para manter a hegemonia da Educação numa perspectiva dualista, que é de classe do campo que se reverbera por meio do agronegócio”, contextualiza.
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Quais são as especificidades da educação do campo?

Na especificidade do campo é esta lógica que leva a se considerar um programa como o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego ), por exemplo, como o máximo de formação a que um trabalhador do campo (que saiba se colocar no seu lugar!) pode aspirar.
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Qual é a proposta da educação do campo?

As propostas da Educação do Campo

Pedagogia da alternância, ou seja, o respeito ao calendário produtivo local: adequação e organização das atividades escolares e educativas ao planejamento dos produtores locais, buscando promover experiências práticas e teóricas de aprendizagem.
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Quais são os marcos legais da educação do campo?

Um marco na consolidação da educação do Campo é a instituição do Decreto nº 7.352 de 4 de novembro de 2010, que dispõe sobre a Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação Page 6 6 na Reforma Agrária – PRONERA.
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Qual é o principal objetivo da educação do campo?

Objetivo: Elevar a escolaridade de jovens e adultos em consonância a um projeto de desenvolvimento sustentável do campo a partir da organização e expansão da oferta da modalidade educação de jovens e adultos, anos iniciais e finais do ensino fundamental de forma integrada à qualificação profissional e ensino médio.
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Qual a concepção de educação do campo?

2 A EDUCAÇÃO DO CAMPO

É um espaço de possibilidades políticas, formação crítica, resistência, mística, identidades, histórias e produção das condições de existência social. Assim, cabe à educação do campo, o papel de fomentar reflexões que acumulem forças e produção de saberes.
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O que diz o artigo 32 da LDB atual?

“Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, inicia-se no ano em que a criança completar 6 (seis) anos de idade, e tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (...)”
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O que diz o artigo 57 da LDB?

Compete à Congregação da Unidade Universitária fazer cumprir o dispositivo da Lei de Diretrizes e Bases que obriga o professor ao mínimo de oito horas-aula semanais. Para isso ela deverá contar com a atuação dos colegiados da Unidade (Conselhos de Curso, Conselhos de Departamento, Comissão de Ensino).
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O que diz o artigo 44 da LDB?

44 da Lei 9.394/96, são regulamentados nos termos da presente Resolução. Parágrafo único. Os cursos seqüenciais por campos de saber estarão abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino e sejam portadores de certificados de nível médio. Art.
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Qual a lei que rege a educação do campo?

Art. 11 O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), executado nos termos do art. 33-A da Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009 integra a política de educação do campo.
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O que é educação do campo artigo?

A educação do campo está se forjando e ganhando espaços no debate educacional, legal e científico. Essa construção coletiva tem a inserção, por vezes efetuada pelos movimentos sociais, mas, de maneira geral, pelos sujeitos do campo. Dessa forma, a educação do campo ocupa espaço de debate educacional em nível nacional.
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Quem são os sujeitos da educação do campo?

A história da Educação do Campo no Brasil envolve diversos sujeitos que atuaram e atuam nas várias dimensões da vida: política, social, cultural, estética, ética, científica – se configurando como um movimento de busca por reconhecimento e valorização dos seus saberes.
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Qual é a origem da educação do campo?

A educação do campo se formou perpassando por modelos de exclusões e silenciamento. As lutas e reivindicações travadas pelos movimentos sociais campesinos afirmam a necessidade de políticas públicas educacionais que validem o repertório de vida e de conhecimento dos recantos rurícolas.
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O que é ser educador do campo?

é ser um educador atuando no âmbito da educação do campo. Possibilita também compreender como os Movimentos Sociais e Organizações Populares do Campo atribuem sentido ao educador, ao campo e ao educador do campo.
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Qual é a importância da educação no campo?

Ultimamente a educação e escola do campo, assumem um importante papel para o desenvolvimento das comunidades rurais, pois é através de sua ação-construção educativa que as comunidades escolares do campo buscam Page 2 uma maior integração social, cultural e econômica além de ser um veículo difusor de conhecimentos e ...
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