A Lua simboliza nosso inconsciente assim como o domínio do espiritual e da ancestralidade. Desse modo, o significado da lua reflete na nossa energia, nas nossas emoções, intuição e nosso lado feminino. Sua luz penetra a escuridão do nosso inconsciente.
Um estudo recente publicado por cientistas da Suíça, afirma que as diferentes fases da lua – cada uma com uma energia diferente – pode afetar verdadeiramente o nosso bem-estar, o nosso humor e até mesmo as nossas noites de sono. A Lua cheia pode diminuir até 30% da atividade cerebral ligada ao sono profundo.
Há relatos anedóticos de que a lua cheia pode afetar o sono, o humor e até mesmo a menstruação. Algumas pessoas dizem que dormem pior durante a lua cheia, sentindo-se mais agitadas ou inquietas. Outros relatam um aumento nos níveis de energia e criatividade.
Devido à gravidade, a Lua causa uma série de efeitos em nosso planeta. Apesar de a gravidade lunar ser mais fraca do que aquela da Terra, ela é intensa o suficiente para determinar a duração dos dias por aqui, as estações do ano, marés e mais.
Há algumas evidências de que as pessoas dormem menos durante essa fase lunar. Desde tempos imemoriais, há pessoas em todo o mundo que acreditam que a Lua cheia pode alterar o corpo e a mente, por exemplo, tornando-nos mais violentos e erráticos.
A influência da LUA na TERRA e nas pessoas (LUA CHEIA) - Sérgio Sacani do Space Today | Cortadela
Porque a Lua cheia me afeta?
Na fase cheia, a Lua atinge o ápice do seu brilho e da sua luz; entenda como o período pode afetar suas emoções. Satélite da Terra, a Lua rege nossas águas externas e também internas. Isso significa que, além de afetar as marés, suas mudanças influenciam as emoções, o humor e a disposição.
A boa notícia é que a Lua Cheia oferece um poderoso impulso energético, capaz de mover as energias ao nosso redor e dentro de nós. Esse é o momento ideal para realizar um ritual de transformação, direcionando suas intenções e manifestando o que você deseja.
Um dos mitos mais difundidos é o de que a Lua Cheia influencia o comportamento humano, deixando as pessoas mais agitadas ou propensas a agir de forma irracional. No entanto, estudos científicos mostram que não existem evidências que suportem esta crença.
17 de setembro de 2024: Lua Cheia da Colheita. 17 de outubro de 2024: Lua Cheia do Caçador. 15 de novembro de 2024: Lua Cheia do Castor. 15 de dezembro de 2024: Lua Cheia Fria.
Acredita-se há séculos que certos comportamentos como a agressividade e a instabilidade emocional são potencializados durante a lua cheia. A partir disso, surge o termo lunático (pessoa que sofre de loucura em intervalos), que vem da palavra latina que significa “lunar”.
É inegável a influência que a Lua tem sobre toda o sistema vivo da terra e, sendo assim, sobre a humanidade, homens e mulheres. A Lua influencia o desenvolvimento e o crescimento das plantas, o movimento das marés e dos fluidos corporais, o ciclo menstrual, a concepção, geração e nascimento do todos os seres vivos.
Desse modo, o significado da lua reflete na nossa energia, nas nossas emoções, intuição e nosso lado feminino. Sua luz penetra a escuridão do nosso inconsciente. Por isso, quando a conexão com esse astro permite que alcancemos as profundezas de nossa alma.
A Lua define-se em relação ao Sol e este em relação à Lua, já que ambos simbolizam respetivamente as polaridades feminina e masculina. Aparentemente, a sua importância é secundária em relação ao Sol, mas na verdade a Lua é tão fundamental como o Sol porque rege a água, fonte de fertilidade e de vida.
Neste sábado (12), a fase da Lua hoje é Crescente, com 64% visível. Faltam 5 dias para a próxima fase, que será a Lua Cheia. Confira o calendário completo das fases da Lua para o mês de outubro e saiba mais sobre como cada fase influencia nosso dia a dia.
A fase Cheia é a mais brilhante e mais destacada, já que se torna possível observar o corpo celeste em sua totalidade, iluminando o céu noturno. Nesta época, como a Lua está novamente entre a Terra e o Sol, as marés estão altas novamente.
O período sinódico da Lua é em média 29,53 dias, variando entre 29,3 e 29,8 dias. As causas dessas variações, além das já referidas acima, são diversas (mais adiante retomaremos essa questão).
Antes da iluminação artificial, a lua cheia era uma importante fonte de luz noturna. Um estudo de 2021 afirma que durante grande parte da história humana, as pessoas foram mais ativas à noite durante a lua cheia e podem ter sincronizado as suas atividades e níveis de energia com as fases da lua.
Um artigo científico recente diz que a Lua parece afetar a qualidade do sono: em média, nas noites de Lua cheia, as pessoas tenderiam a demorar mais para adormecer, uma vez apagadas as luzes; dormiriam pior; e o período de sono duraria 20 minutos a menos que em outras fases lunares.
De qualquer maneira, o consenso científico atual é de que a Lua não impacta de maneira perceptível nosso organismo, ainda que o ciclo lunar influencie ativamente certos fatores ambientais capazes de afetar nosso sono e nosso humor.
Esse fenômeno astrológico marca um período de mudanças emocionais e renovação de energias. Afinal, a Lua cheia rege nossas emoções e um eclipse potencializa ainda mais essa movimentação.
Gi Crizel, a terapeuta e estudiosa dos ciclos lunares, explica que a Lua Cheia está profundamente conectada às nossas emoções e à nossa espiritualidade. Por isso, é um momento poderoso para conectar-se com o ciclo lunar e aproveitar sua energia em sua plenitude.