Portanto, a resposta à pergunta é que não há nenhuma evidência científica que indique que a lua cheia (ou qualquer outra fase da Lua) provoque um aumento no número de nascimentos.
Quando ocorre a mudança de fase lunar, a chance da grávida ir para a maternidade com contrações aumenta sensivelmente. Embora não haja comprovação científica, pesquisas confirmam - e muitos médicos concordam - que ocorre mesmo um número maior de nascimentos na virada da Lua, sobretudo na fase Cheia.
Uma superstição que abrange o parto é a influência de determinadas fases do ciclo lunar, mais especificamente a lua cheia(1). Em diferentes culturas e mitologias, a lua está relacionada com fertilidade, gestação e parto. Obstetras profissionais também notam aumento na demanda nos dias em que a lua é cheia.
Acredita-se que a lua nova indica um parto rápido e sem problemas. Já a lua cheia apresenta partos difíceis e com longa duração. Se o seu parto for realizado na lua minguante, provavelmente será cesariano. Supostamente o parto mais tranquilo seria o da lua crescente.
Qual a mudança de lua em que mais nascem os bebês?
Lua nova: Na lua nova os partos costumam ser mais rápidos, tranquilos e com expulsões mais naturais possíveis. Lua cheia: Na lua cheia, o número de partos inesperados e de emergência são maiores ocasionando maior número de prematuros nessa fase. Geralmente são partos mais difíceis e demorados.
MUDANÇA DE LUA NA GRAVIDEZ, INFLUENCIA DA LUA NO PARTO? | Boa Gravidez
Qual é a lua mais forte para o parto?
Na lua nova, acredita-se que os trabalhos de parto são rápidos, tranquilos e com expulsões mais naturais. Assim como na lua crescente, em que os partos seriam esperados, tranquilos e que fluem de forma natural.
Pessoalmente, não encontro relação com o início do trabalho de parto e as mudanças de fase da lua”, explica. “Mas, de qualquer forma, quando falamos de crença, é importante respeitar a opinião de indivíduo.
Uma gestação normalmente leva em média 10 fases lunares completas. Sendo assim, pesquise qual era a fase da lua durante sua última menstruação, e conte mais 9 ciclos completos (de 28 dias) a partir desta data. Com o resultado, muito provavelmente você descobrirá a semana aproximada de nascimento e o signo do seu bebê.
Numa folha de papel quadrada, desenhe 40 retângulos verticais, cada um com sete quadrados e com dois quadrados entre cada um (os 40 retângulos correspondem às 40 semanas de gravidez, que equivalem a 280 dias ou 10 meses lunares, 28 dias);
Se a concepção ocorrer durante a Lua crescente, o casal terá uma menina. Já se for na fase de Lua minguante, será um menino. Além disso, acredita-se que nascem mais meninas na transição da Lua minguante para nova e mais meninos na virada da crescente para a cheia.
Lua crescente: é uma das principais escolhas para o parto natural, pois dá forças ao corpo da gestante na medida certa. Além disso, tem a ver com o início de novos ciclos; Lua cheia: não costuma ser boa para partos devido à maior agitação do corpo e, também, à tendência de sangramentos acima do normal.
Entre as tradições que envolvem gravidez e as fases da Lua, uma das mais populares é a que diz respeito ao sexo do bebê. Acredita-se que a chance de ter uma menina é maior se a concepção ocorrer durante a fase Crescente. A possibilidade de ser menino, por sua vez, é maior na fase Minguante.
A data prevista do parto é o dia em que você completará 40 semanas (normalmente conforme calculado pelo seu médico). Esse é o parâmetro mais comumente utilizado, o primeiro dia da última menstruação.
Nos EUA acredita-se que a lua cheia seja associada com o maior número de partos. Já na Índia é a lua nova a responsável pelo aumento no número de partos. Já no Brasil costuma-se acreditar que a mudança da lua provoque, de alguma forma, um aumento no número de mulheres que entram em trabalho de parto.
A Lua Cheia, por exemplo, está associada à hipertensão e ao líquido amniótico. Nesse período, deve-se evitar estresse para que não haja complicações no parto. "Já na Lua Nova, há a crença do aumento de uma força para o centro da Terra, o que pode aumentar a pressão pélvica e as contrações.
Independentemente da origem, a tabela chinesa usa duas informações: a idade lunar da mãe (no calendário chinês) e o mês em que a concepção ocorreu. A idade lunar é calculada somando um ano à idade do registro habitual, exceto caso a mulher tenha nascido em janeiro ou fevereiro.
A sexagem fetal é um exame de sangue materno que analisa o DNA fetal presente na corrente sanguínea da mãe. Esse exame pode ser realizado a partir da 8ª semana de gestação e tem uma taxa de precisão bastante elevada, em torno de 99%.
De facto, os vários estudos retrospetivos consultados pelo Viral (como este, este e este) demonstram que a crença de que as fases da lua influenciam o trabalho de parto e de que nascem mais bebés durante a lua cheia não passa de um mito sem comprovação científica.
Assim, o parto pode acontecer de uma hora para a outra e ser bem rápido. Então, já sabe: se você está nas últimas semanas da gestação e vem uma Lua Cheia por aí, as chances de o bebezinho chegar são maiores, já que a força do astro estará com vocês.
“Os nove meses de gestação são na verdade 40 semanas”, explica a Dra.Charlsie Celestine, obstetra, ginecologista e integrante da Junta Médica do Flo. “A data provável do parto é de 40 semanas contando a partir do primeiro dia do seu último período menstrual.
Em números absolutos, os maiores valores observados de nascimentos foram na lua crescente (sexo masculino) e na lua minguante (sexo feminino), ambos com 245 nascimentos.
Pessoas nascidas durante a Lua crescente tendem a ser ativas, ambiciosas e práticas, com um forte desejo de progredir e avançar em suas vidas. Essas pessoas têm uma abordagem determinada e positiva, e geralmente são muito empreendedoras.